Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/11/2022 06h30

Foto: Divulgação 

Expressões reforçam racismo e devem ser evitadas

Especialistas alertam para a necessidade de se repensar o uso de termos e expressões que reforçam o racismo. Há casos em que essas palavras são reproduzidas sem que as pessoas tenham o conhecimento histórico da origem delas.

Para conscientizar sobre o tema, a Defensoria Pública da Bahia lançou o Dicionário de Expressões (Anti) Racistas, no ano passado.

A cartilha cita expressões como “a coisa tá preta”, em que a cor preta ou negra é usada em uma conotação negativa, e propõe a substituição para “a situação está difícil”.

Outro exemplo de expressão considerada racista é “cabelo ruim” para designar cabelo crespo ou cacheado. A publicação também aponta as expressões “mercado negro, magia negra, humor negro e ovelha negra” – em que a palavra ‘negro’ representa algo pejorativo, prejudicial, ilegal. Como alternativa, propõe-se o uso de mercado clandestino, lista proibida e humor ácido. 

Há outras palavras menos óbvias, como “boçal”, descrita na cartilha como “referência aos escravizados que não sabiam falar a língua portuguesa”. Essa desqualificação também é uma das formas de racismo que, segundo o linguista e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia Gabriel Nascimento, persiste nos dias atuais.

63 mil idosos são salvos

A vacinação contra a covid-19 no Brasil salvou a vida de até 63 mil idosos de janeiro a agosto de 2021, indica estudo de pesquisadores do Observatório Covid-19 BR. Além disso, até 178 mil hospitalizações de pessoas com idade acima de 60 anos foram evitadas com as vacinas.

A análise estima ainda que outras 47 mil vidas poderiam ter sido salvas e 104 mil hospitalizações evitadas se a imunização tivesse ocorrido em um cenário de maior celeridade.

A pesquisa foi publicada em artigo do periódico The Lancet Regional Health Americas. 

O primeiro autor do artigo é o pesquisador do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O trabalho também teve participação de cientistas da Fiocruz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do ABC (Ufabc) e da Universidade de São Paulo (USP).

Horário especial do INSS

Nos dias em que a seleção brasileira estiver em campo, as agências do INSS terão horário especial de funcionamento. A depender do horário da partida, as agências poderão fechar mais cedo ou até mesmo não abrir para atendimento. Saiba como vai funcionar: Jogo às 12h (meio-dia): agências fechadas; jogo às 13h: atendimento até as 11h, horário de Brasília; jogo às 16h: atendimento até as 14h, horário de Brasília.

A Central 135 também terá um esquema especial nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida e será retornado 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a Central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.

Pelo número 135, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter informações de pagamento. As ligações são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Pelo celular, o custo é o de uma ligação local. O Meu INSS também seguirá disponível tanto na internet quanto no aplicativo de celular. 

Mega Leilão do Santander

O Santander Brasil, em parceria com a Mega Leilões, realizará no dia 25 de novembro, a partir das 14h, um feirão de imóveis especial de Black Friday, em que colocará à venda 170 imóveis em todo Brasil. O evento será conduzido por Fernando Cerello, leiloeiro oficial, no site da empresa. 

As oportunidades incluem casas, apartamentos, terrenos, lotes comerciais e rurais nos estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. 

Os imóveis residenciais que estiverem ocupados nas capitais terão o Mega Benefício, ou seja, a desocupação será por conta do leiloeiro ou haverá reembolso de até R$5.000,00 com ITBI, escritura e registro. O pagamento do valor de arremate poderá ser à vista (sem desconto), com possibilidade de usar o FGTS (para imóveis desocupados) como entrada e financiar o restante do lance em até 420 parcelas, com taxa de 9.49% ao ano + TR.

Para participar do feirão de imóveis do Santander é necessário fazer um cadastro no site da Mega Leilões, ler atentamente o edital e se habilitar para o respectivo leilão. 

Proteção da pele

Em um país reconhecido pelas altas temperaturas e pela atmosfera solar durante todo o ano, a proteção da pele ainda não faz parte da rotina diária dos brasileiros. Atento a esse comportamento, o Boticário expande sua atuação em categorias de cuidados e lança marca focada em proteção solar – BOTI. SUN, que chega ao mercado para democratizar o acesso à proteção de qualidade.

Pensando nisso, o Boticário espalhou totens – similares aos de álcool em gel, que já fazem parte do dia a dia do brasileiro – com protetor solar BOTI. SUN em shoppings de três capitais brasileiras: São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre. O intuito da ação é incentivar a aplicação e a reaplicação do produto.

A ação, idealizada pela agência PROS, responde à principal premissa de BOTI. SUN: o sol é para todos, e a proteção solar também deve ser.

Navegador Aleixo Belov

Nove meses e 20 mil milhas depois da sua partida de Salvador, o navegador Aleixo Belov retorna ao seu porto de origem trazendo na bagagem a conquista de atravessar, em um barco, a temida Passagem Noroeste. A expedição teve como objetivo cruzar os oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico. Para celebrar esse importante e inédito feito, a Bahia Marina recebe até 21 de dezembro, uma exposição itinerante sobre Belov.

Além de imagens que contam um pouco da história de Belov durante suas aventuras pelos cinco continentes, a mostra reúne objetos trazidos pelo navegador em viagens. A visitação é gratuita.

Parque Nacional da Serra da Bodoquena

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu consulta pública sobre a concessão do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, unidade de conservação situada na borda sudoeste do Complexo do Pantanal, no estado de Mato Grosso do Sul. Interessados poderão encaminhar sugestões até 17 de fevereiro do próximo ano.

O projeto preliminar colocado para consulta foi desenvolvido com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Todos os demais documentos estão disponíveis na página do ICMBio. Uma audiência pública para debater a proposta com atores envolvidos e interessados ainda será agendada.   

A área do Parque Nacional Serra da Bodoquena abrange 76 mil hectares de uma zona de transição de cerrado e mata atlântica e se espalha pelos municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim.

Produtos da agricultura familiar

Os produtos da agricultura familiar, comercializados no Armazém da Caatinga de Juazeiro, estarão disponíveis também na internet. Nesta terça-feira (22), será lançada a loja virtual, que disponibilizará, inicialmente, uma média de 150 produtos diferentes para a entrega em todo o Brasil. 

A ideia é aumentar o número de itens e assegurar que mais alimentos saiam da propriedade dos agricultores e das agricultoras familiares e cheguem às mesas de muitos lares brasileiros. Na semana de lançamento, a loja ofertará promoções e frete grátis. Para quem mora nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) as entregas serão feitas por meio de delivery.

O lançamento da loja virtual conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A ação tem também a parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).