Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/11/2022 06h27

Foto: Divulgação 

Beleza negra, empoderamento e inclusão

Em celebração ao Novembro Preto, mês dedicado a trazer à luz da sociedade o assunto da Consciência Negra, o Shopping Bela Vista, juntamente com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Movimento Marcha do Empoderamento Crespo, vai promover, nesta quarta-feira (23), uma programação especial com foco na beleza negra, empoderamento e inclusão.

Ao longo do dia, serão diversas atividades gratuitas e abertas ao público, como o talk show com o tema Estética Negra, o desfile do Projeto Jovens Periféricos, a Oficina de Trancistas, com Iandra Dórea, e a Oficina de Turbantes, com Negra Lu.

As primeiras ações do dia serão as oficinas de Trancistas, com Iandra Dórea, e de Turbantes, com Negra Lu.  As duas atividades acontecerão na Bel Cosméticos, localizada no piso L1 - Asa Sul, das 14h às 17h. Em seguida, terá início o desfile comandado pelo Projeto Jovens Periféricos, que acontecerá na Praça de Alimentação (piso L2) a partir das 18h.

E o dia se encerrará com um animado Talk Show no palco da Praça de Alimentação, das 18h às 20h, com o tema: Estética Negra e os convidados Naira Gomes, Líder da Marcha do Empoderamento Crespo; Renata Deiró, Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA e Coordenadora de Inclusão e Diversidade da OAB; Capitã Thais Trindade, NAFRO, Escritora, Palestrante e Professora; e Pedro Martins, Locutor e Diretor e Produtor da NORDESTeuSOU. 

Laboratório Rumpilezzinho

O programa socioeducativo Rumpilezzinho, do Instituto Rumpilezz, localizado em Salvador, está com inscrições abertas para o curso online "Laboratório Rumpilezzinho - uma metodologia de Letieres Leite'. São 30 bolsas de estudos e os interessados podem se inscrever até 30 de novembro. O curso é indicado para pessoas a partir de 15 anos e não é preciso ter iniciação musical para participar.

O processo seletivo das bolsas acontecerá exclusivamente por meio do formulário disponível no site e nas redes sociais do Rumpilezzinho. Serão duas etapas: análise, a partir dos critérios sócio identitários, e questão aberta discursiva onde o candidato responderá de que maneira o curso pode colaborar com a sua vida pessoal e profissional.

O curso terá cerca de 150 horas e tem formação musical com base no Método Universo Percussivo Baiano (UPB), um sistema de ensino e aprendizado de música, com método de composição, arranjo e regência com perspectiva de educação musical antirracista e afro-centrada.

50 anos de carreira de Bonnie Tyler

A diva pop galesa Bonnie Tyler se apresenta pela primeira vez na capital baiana, com uma turnê inédita em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Será no domingo (27), às 19h, na Concha Acústica do TCA. Ingressos à venda nas unidades da Bravo Burguer & Beer ou através do site do Ingresso Nacional.

Dona de uma voz marcante, Bonnie Tyler ficou famosa por músicas como Its a Heartache, Making Love, Holding Out For a Hero, Lost in France, e, principalmente, Total Eclipse of the Heart, um dos maiores hits da década de 80, que já soma mais de 830 milhões de views no YouTube.

Bonnie foi a primeira cantora galesa a conquistar um primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e, aqui no Brasil, chegou a fazer uma parceria com o cantor Fábio Jr., em 1987, na música "Sem Limites Pra Sonhar".

Teatro Gamboa

A programação do Teatro Gamboa, em Salvador, será marcada pela versatilidade e diversidade entre esta quarta-feira (23) e 27 de novembro. O start acontece com a ocupação Gamboa Abissal, uma roda de conversa inspirada na hashtag lançada pelo selo Abissal, #TransFormaçãoDePúblico. O projeto visa provocar a reflexão nos agentes culturais e no público sobre a importância de assistir novos artistas, produtos e projetos lançados no mercado e a sustentabilidade desse processo. O acesso é gratuito, a partir das 19h, com retirada antecipada do convite neste link.

XIV Curso de Capacitação para PCD’s

Santa Casa da Bahia abriu inscrições para o XIV Curso de Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência (PCD’s), que será realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, no Hospital Santa Izabel (HSI), no bairro de Nazaré, em Salvador.

O curso tem carga horária de 12 horas, voltado para a capacitação de profissionais nas áreas administrativas, com aulas teóricas e práticas de informática. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de novembro, através deste link: https://forms.gle/TB2LbHTJHupHjsGv8. Os documentos necessários para inscrição são currículo e laudo atualizado atestando a deficiência.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 2203-9676 (WhatsApp) e 2203-9882.

Operação Guardiões da Infância

A Polícia Federal cumpriu, na terça-feira (22), 21 mandados de prisão, motivados por condenações de crimes relacionados ao abuso sexual infantil no país. 

Batizadas de Operação Guardiões da Infância, as ações tiveram início em agosto, com cumprimento de mandados de prisão de criminosos que já constavam do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mas ainda estavam em liberdade. 

Mais de 100 foragidos foram detidos nos 26 estados e no Distrito Federal desde o início das ações. As prisões seguem em andamento.

"O objetivo da operação é retirar do convívio social indivíduos que já haviam sido investigados, processados criminalmente e condenados, dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos", informou a Polícia Federal, em nota.

Acrescenta que o combate ao abuso sexual infantil é uma prioridade com um trabalho amplo e complexo, tendo uma unidade especializada no tema, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil.