Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

24/11/2022 06h33

Foto: Divulgação 

1ª Expo Pretas Colabore

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19/11) e o Dia da Consciência Negra (20/11) serão celebrados pelo Sebrae em Salvador com um evento inédito em seu calendário: a 1ª Expo Pretas Colabore. Por meio do Programa Sebrae Delas, em parceria com a IN PACTO – Incubadora de Negócios Sociais do Colabore, a entidade vai promover o encontro, no dia 26 desse mês, a partir das 9h, na Agência Sebraelab, no Espaço Colabore. 

O objetivo é gerar negócios, ampliar o alcance de novos mercados, além de fomentar a sustentabilidade e independência financeira de empresas lideradas por mulheres negras de Salvador e região metropolitana. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas através do link bit.ly/expopretas2022

Além da exposição de produtos e serviços de 20 afroempreendedoras que comercializam artigos de moda, gastronomia, artesanato e de outros segmentos, o encontro contará ainda com palestras, oficinas e mentorias gratuitas com conteúdo que visa apoiar com inovação, tecnologia e sustentabilidade a gestão dos negócios de mulheres negras empresárias. 

Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual

O Ministério da Saúde lançou a portaria que institui incentivo financeiro para o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A iniciativa assegura a oferta e a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para cerca de 4 milhões de adolescentes e mulheres em 3,5 mil municípios brasileiros no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2022, serão investidos R$ 23,4 milhões para os últimos dois meses do ano. Já para 2023, a meta é investir R$ 140,4 milhões e para 2024, o repasse também será de R$ 140,4 milhões levando em conta o número de beneficiadas.

O programa inclui 3,5 milhões de estudantes de baixa renda, matriculadas nos níveis de ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissional, em escolas pactuadas na adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE).

Favelas em São Paulo

Cerca de 9,4% da população da cidade de São Paulo vivem em favelas, segundo o Mapa da Desigualdade de 2022, lançado pela Rede Nossa São Paulo. O percentual chega a 32,7% no distrito da Vila Andrade, zona sul paulistana, e a 25,1% na Brasilândia, na zona norte. Entre os 96 distritos que compõe a capital paulista, apenas dez não têm famílias morando em assentamentos informais, sem infraestrutura e segurança jurídica. 

Além da habitação, o levantamento compara diversos aspectos da qualidade de vida entre os diferentes bairros da cidade. O tempo de deslocamento no transporte público nos horários de pico da manhã variou de 73 minutos para os moradores de Marsilac, no extremo sul da capital, até 25 minutos, para as pessoas que vivem em Pinheiros, na zona oeste da cidade. 

Mundo Animal 

Após se consolidar em Salvador, a rede de lanchonetes temáticas Mundo Animal vai colocar a Bahia mais uma vez na sua rota de expansão. Isto porque, depois de inaugurar no final de outubro uma nova unidade no Litoral Norte, em Lauro de Freitas, a marca já está contando os dias para a abertura de outro restaurante, dessa vez, em Feira de Santana.

Com o início da operação nesta quinta-feira (24), a loja no município representa um investimento de R$ 1,7 milhões e está com 40 vagas abertas em áreas como recepcionista, operador de caixa, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, auxiliar de copa, recreacionista, chapista e atendente de lanchonete. 

A M&A  é a holding franqueadora da marca Mundo Animal, que também é responsável pelo processo seletivo. Para as vagas disponíveis na unidade de Feira de Santana, os interessados deverão enviar o currículo para o e-mail [email protected]

Funcionários da Latam

A Latam Airlines contratou 1.100 novos funcionários para atender aos sete milhões de passageiros que devem voar pela companhia durante a alta temporada de verão no Brasil, entre dezembro e janeiro, quando estão programados 3.200 voos extras.

Os novos contratados representam a maior parte do volume previsto para o ano, justamente por conta desta demanda adicional. Elas estão focadas nas áreas operacionais, como aeroportos, cargas, manutenção e tripulação.

Além disso, novas tecnologias para os clientes e procedimentos diferenciados na operação receberam investidos para, segundo a Latam, oferecer uma experiência ainda melhor e mitigar possíveis contingências nessa época com demanda tão alta por viagens.

Desde 2021, a companhia inaugurou operações em dez destinos no país. Para 2023, está prevista a estreia de voos para Passo Fundo (PFB), no Rio Grande do Sul.

Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil

O Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025. A projeção é do estudo “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O trabalho estima que as regiões Sul e Sudeste vão concentrar cerca de 70% da incidência da doença e aborda 21 tipos de câncer mais incidentes no País. São dois a mais do que na publicação anterior. Na edição deste ano, o Inca contabilizou os cânceres de pâncreas e de fígado.

O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma. Tem 31,3% do total de casos. É seguido pelo de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

O estudo aponta ainda que o câncer de próstata predomina em homens em todas as regiões do País. Totaliza 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio (2023 a 2025). Ficará atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Nas regiões de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os tumores malignos de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição. Já nas de menor IDH, o câncer de estômago é o segundo ou o terceiro mais frequente na população masculina.

Dr Mep

Em um país onde existem mais pets do que crianças, os serviços com foco nos amigos de patas crescem a cada dia. Para atender os animais, nasceu a Dr Mep, criada exclusivamente por mulheres, em parceria com a Capri Venture. A startup é a primeira no mundo a desenvolver tecnologias para o atendimento remoto de pets.

O sistema utiliza alta tecnologia para fazer a conexão entre uma base de profissionais e os tutores. A intenção é encurtar caminhos para os diagnósticos, valorizar o tempo dos agentes envolvidos no atendimento e trazer conforto para os pacientes.

Da mesma forma que acontece com as pessoas, muitas vezes os animais precisam de um atendimento imediato ou de uma consulta sem precisar sair de casa. A maioria sabe como pode ser difícil tirar um felino ou uma ave de onde se sentem protegidos, por exemplo.

Outro ponto importante do sistema é o acesso a profissionais especializados. Em poucos meses de atuação, a Dr Mep já conta com mais de 300 veterinários parceiros, inclusive em áreas pouco trabalhadas com os pets, como cardiologia, dermatologia e endocrinologia.

A Dr Mep atua tanto no B2B quanto no B2C, com foco em expandir as parcerias a hospitais, clínicas, convênios médicos, entre outros. A oferta vai desde soluções de telemonitoramento de animais com necessidades específicas até aqueles saudáveis, mas que a família precisa se ausentar em situações pontuais.

Dicas digitais para lojistas e clientes na Black Friday

A semana da Black Friday finalmente chegou. E com ela algumas questões que estão fora do dia a dia dos lojistas e dos consumidores.

Pensando em um melhor aproveitamento da Black Friday, por lojistas e clientes, Denis Strum, diretor da Infra.Digital da Infracommerce, empresa que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar os canais de vendas de indústrias e varejo na América Latina, separou algumas dicas:

Para lojistas

1 – Avalie o aumento de visitas - Fique ligado no tráfego no seu canal. Um aumento fora do comum pode ser causado por bots ou até ataques hacker para testar a vulnerabilidade da plataforma.

2 – Cuidado com descontos agressivos - Não pense apenas no curto prazo. Margem e custo de aquisição são fatores que acabamos esquecendo quando resolvemos dar desconto. Faça a conta de até quanto você pode dar de promoção durante a Black Friday para não acabar dando desconto do dinheiro que você não tem. Corra e faça a sua matemática. Ainda dá tempo.

3 – De olho no estoque - Deixe ativo em seu e-commerce apenas aquilo que tenha no estoque. O estrago para a marca vai ser muito maior com o não cumprimento prazos e uma frustração do cliente. É o famoso barato que sai caro.

4 – Segmente -  Quando for investir em campanha de conversão, encontre uma maneira de dividir e segmentar sua base. Em rentabilidade, recompra, comportamento de navegação, dados demográficos… Isso vai trazer um retorno de investimento garantido, além de eficiência no custo de aquisição.

Para consumidores

1 – Desconfie de preços muito baixos - Não se deixe enganar por preços muito fora da curva, principalmente das lojas em que nunca comprou antes. Existem muitos golpes, com grande tendência a produtos de ticket médio alto como videogames e televisores.

2 – Muito cuidado com as letras pequenas -  No impulso que temos na Black Friday muitas vezes não lemos ou damos a importância necessária a algumas regras. Muitos lojistas usam esse período, por exemplo, para impedir que a compra com desconto tenha a troca do produto.

3 – Preste atenção no prazo de entrega - Sabemos que é um período de crescimento grande do número de vendas. As transportadoras acabam aumentando bastante o prazo de entrega. Preste atenção para saber se o seu produto vai chegar na data necessária. Seja antes do Natal, antes de um aniversário ou apenas para suprir a ansiedade da compra.