Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/11/2022 06h33

Foto: Transalvador - Divulgação 

Nova sinalização em Salvador

Uma das vias de maior fluxo de veículos de Salvador, a Avenida Luís Viana Filho, mais conhecida como Paralela, ganhou um reforço inovador na sinalização. A Superintendência de Trânsito de Salvador pintou o trecho final da via, no sentido Centro, de diferentes cores e números.   

No local, próximo à antiga Grande Bahia, há uma confluência de fluxos veiculares. Para facilitar o tráfego, cada faixa de circulação está pintada com cor e número específicos conforme indicados pelas placas.   

No caso da Paralela, o trecho onde está localizada a sinalização permite que os veículos sigam para locais como BR-324, shoppings, avenidas Garibaldi e Tancredo Neves e bairros como Itaigara, Brotas e Rio Vermelho. Portanto, a depender do destino, os condutores são orientados a circularem pelas faixas apontadas pelas sinalizações.   

Tire o Chapéu pra Salvador!

"Tire o Chapéu pra Salvador!" é o nome do musical que alunos da rede pública de ensino apresentarão, nesta sexta-feira (25), às 16h, no Salão Chile do Palacete Tira-Chapéu. A produção, que teve estreia na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no mês passado, terá apresentação aberta ao público.
O espetáculo explora conteúdos ligados ao patrimônio histórico da cidade, trazendo personagens e hábitos da época da construção do Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico. A narrativa traz estilos musicais e literários característicos da cultura baiana, como cordel, samba e outros ritmos. O jovem Salvador, à procura de suas origens, encontra Passildo e Presentel. Passildo o estimula a buscar sua história e Presentel tenta dissuadi-lo. Salvador, então, percebe que tanto o presente quanto o passado são importantes.

O musical tem elenco composto por 107 alunos de 6 a 23 anos, estudantes de três instituições de ensino, da Escola Municipal Jesus de Nazaré, da Escola Municipal da Fonte do Capim e do Colégio Estadual Manoel Novaes.

Festival de Cultura Popular

O Festival de Cultura Popular será realizado entre esta sexta-feira (25) e domingo (27), de forma gratuita nas ruas, praças e largos do Centro Histórico. Ao todo, 22 manifestações culturais apresentarão ao público toda a riqueza  artística do Recôncavo da Bahia. Durante os três dias, artistas populares de Salvador, Santo Amaro, Acupe, Maragogipe, São Félix, São Bartolomeu, Saubara, São Brás e Maracangalha se apresentarão em cortejos e no palco armado no Largo do Cruzeiro do São Francisco onde, inclusive, Roberto Mendes faz um show especial no sábado, às 18h.

Haverá também uma edição especial da Feira da Sé e o Caminho da Comida Afetiva do Recôncavo, roteiro gastronômico especialmente criado para o festival e que conta com a participação de bares e restaurantes da região. O Festival de Cultura Popular é uma realização do Instituto ACM – Ação, Cidadania e Memória, com produção da Canjerê Produções, apoio da Acelen, Rede Bahia, Correio, Ache – Associação dos Empreendedores do Centro Histórico e apoio institucional da Prefeitura de Salvador.

Vagas de emprego

A Maersk, empresa de logística integrada de contêineres que atua em 130 países, anunciou a abertura de novas vagas de emprego para candidatos de todo o Brasil. A empresa busca por profissionais para cargos como controlador de Negócio, líder de implementação, consultor sênior, gerente de operações e muito mais. A gigante da movimentação de cargas, para continuar oferecendo as melhores soluções para seus clientes, exige requisitos únicos para cada cargo oferecido.

A Maersk traz em seu site de carreiras 74 vagas de emprego para candidatos de todo o país. Para se candidatar, é necessário selecionar o cargo e ler com atenção todos os dados e também criar uma conta na plataforma utilizando alguns dados pessoais. Clique aqui para se candidatar

A Maersk está comprometida com a igualdade de oportunidades de emprego e com o fornecimento de acomodações razoáveis para candidatos com deficiências físicas ou mentais.

15 anos do palacete das artes

A semana de comemorações pelos 15 anos do Palacete das Artes, localizado em Salvador, contará com uma programação repleta de atrações e novidades. Além das exposições em cartaz no museu, o espaço exibe nesta sexta-feira (25), às 16h30, o filme ‘Pierre Verger, mensageiro entre dois mundos’.

Também na sexta (25), às 16h30, o público poderá participar de uma visita guiada à exposição Remember Me, seguida de um debate "A arte da fotografia como expressão terapêutica das feridas do feminismo".  

Já no sábado (26), a programação inclui um encontro do projeto “Meditação, autoconhecimento e neurociências”, coordenado pelo neurocientista, escritor e professor doutor Bruno Pitanga. O objetivo é ajudar o participante no controle e redução do estresse e da ansiedade do dia a dia. No turno da tarde, o projeto Trocando Palavras, além da tradicional troca de livros e brinquedos, apresenta o debate "Mídia e antirracismo": experiência e perspectivas.

Encerrando a programação do sábado (26), a cantora e compositora Gab Ferruz apresenta, a partir das 17h.

No domingo (27), a partir das 17h, quem comanda a festa é o cantor e compositor Roberto Mendes. Na ocasião, o artista apresenta os repertórios de "Na base do cabula" e "Catetê", seus mais recentes lançamentos, além de clássicos da sua carreira.

Akonis da Península

O espetáculo de rua Akonis da Península, que reúne jovens artistas negros da Cidade Baixa e do Subúrbio, estreia nesta sexta-feira (25), às 17h, na Praia da Penha, na Ribeira. Com as apresentações ao ar livre, sempre no mesmo horário a história dos Akonis, que reconfigura a construção de heróis e heroínas a partir de uma perspectiva negra, também será encenada no sábado (26), na Praia do Alvejado, em Plataforma; e no domingo (27), no Monte Serrat, na Ponta de Humaitá.

Em dezembro, o projeto teatral desembarca na Praça Cairu, no Comércio, no dia 3; e no Solar do Unhão, na Avenida Contorno, no dia 4. A entrada é franca.

O espetáculo integra o projeto teatral Escuna Criativa, idealizado e desenvolvido pelo grupo teatral Alemão Antagon, em Salvador. Inspirado nas histórias da Península Itapagipana, o projeto resulta no espetáculo Akonis da Península, que reúne, em uma criação colaborativa, jovens artistas negros da região da Cidade Baixa e Subúrbio. A história foi construída dentro de uma narrativa afrocentrada, na qual o público é convidado a interagir com as histórias da região.