Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/11/2022 06h29

Foto: Divulgação 

Feira de Saúde no Terminal São Joaquim

Neste sábado (26), a partir das 8h30, será realizado, no Terminal São Joaquim, do Sistema Ferry-Boat, a edição 2022 da Feira de Saúde da Universidade Dom Pedro II. O evento, gratuito, tem apoio da Internacional Travessias Salvador. Durante a ação, o público poderá esclarecer dúvidas e ter informações sobre doenças como os cânceres de colo uterino, mama e próstata. 

A equipe vai orientar os usuários do serviço sobre cuidados como os que diabéticos precisam ter com os pés; e uso correto de bengalas, muletas e andadores para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. 

Na mesma ação, serão feitos exames de aferição de pressão arterial e glicemia. A feira estará posicionada no salão principal, onde estão os guichês para aquisição dos bilhetes de embarque. 

Risco de chuvas

A Defesa Civil de Salvador (Codesal)  informou que há risco de chuvas moderadas na capital baiana, com possibilidade de alagamento de deslizamento de terra.

Neste sábado (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo segue com instabilidade e aumento da probabilidade de chuva para 90%. A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado e chuvas fracas, a qualquer hora do dia. Já no domingo (27), a previsão segue a mesma do sábado, com 90% de chances de chuvas e céu com muitas nuvens.

Em casos de emergências, as solicitações de atendimento são gratuitas pelo 199.

Certificado ambiental 

A Braspress recebeu um certificado ambiental da Federação do Transporte de Cargas (Fetranscarga) do Estado do Rio de Janeiro, entregue em cerimônia realizada na cidade do Rio de Janeiro, na última semana.

O certificado foi entregue por meio do Programa Despoluir da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), em reconhecimento à colaboração da Braspress no desenvolvimento de ações ambientais de prevenção e controle na emissão de poluentes em suas frotas.

O programa já está em funcionamento nacionalmente há mais de 15 anos e a filial da Braspress no Rio de Janeiro participa da iniciativa há cerca de cinco anos. Representando a empresa de transporte esteve presente o gerente regional Aguinaldo Ramos, que recebeu a honraria das mãos de Eduardo Rebuzzi, presidente da Fetranscarga.

Mater Dei na Luta Contra o Câncer

Acontece neste sábado (26), no Hospital Mater Dei Salvador, a partir das 8h, o ponto alto da campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Será um dia dedicado às consultas e entrega dos resultados dos 100 exames de mamografia e 100 exames de PSA realizados gratuitamente ao longo do mês de novembro. As vagas para os exames foram abertas para agendamento prévio por telefone no dia 5 de novembro, direcionadas para mulheres com mais de 40 anos e homens a partir de 50 anos, que não possuem plano de saúde e que não tenham feito o procedimento no último ano.

Nesta primeira edição em Salvador, os pacientes contam com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por oncologistas, mastologistas, urologistas, radiologistas, radioterapeutas, medicina diagnóstica, anatomia patológica, ultrassonografia e laboratório de análises clínicas para oferecer um atendimento completo, humanizado e integrado.

Fim da violência contra mulheres e meninas

A atriz Juliana Paes e a ONU Mulheres lançam uma parceria pelo fim da violência contra as mulheres. A ação faz parte da campanha anual ‘Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, que, no Brasil, acontece entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

Trazendo neste ano o lema ‘O Brasil das mulheres: o  ativismo de direitos humanos pelo fim da violência contra mulheres e meninas’, a campanha busca visibilizar e conscientizar sobre os múltiplos contextos de violência enfrentados por diversos grupos de mulheres e meninas, além de destacar a importância que o trabalho das defensoras de direitos humanos tem trazido para o país.
Para fortalecer o debate, a atriz brasileira e a ONU Mulheres lançam um filtro especial para o Instagram, onde o público é convidado a responder qual seria o Brasil ideal para as mulheres. 

Bailinho Axé Pra Você Sunset

A cantora Sarajane vai agitar o Pelourinho neste final de semana, no projeto Bailinho Axé Pra Você Sunset. O evento acontece no domingo (27), a partir das 17h30, no Largo Tereza Batista. A entrada é gratuita. O show de abertura fica por contra de Emerson Queiroz e o público poderá conferir ainda apresentação do DJ Ferrary.

Para a ocasião, Sarajane preparou um repertório repleto de sucessos da sua carreira, incluindo canções do seu novo EP, Liquidificação, além de músicas de outros grandes artistas da cena baiana e nacional. O shoe contará ainda com participações especiais de Lui e Pulgah.

Exposição de Mateus Morbeck 

O artista visual Mateus Morbeck traz para Salvador a sua primeira exposição individual: É tudo depois, que será aberta no dia 26 de novembro, às 16h, e prossegue até o dia 17 de dezembro, em A Galeria, no Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho. Após percorrer mais de 50 localidades da Bahia, a mostra, que tem curadoria conjunta dos artistas visuais Fábio Gatti e Lanussi Pasquali, reúne cinco obras realizadas a partir do derramamento de óleo no litoral nordestino, em 2019, e de queimadas na Chapada Diamantina, em 2020. Para relatar essas catástrofes ambientais, o artista fotografou, coletou materiais e produziu trabalhos que unem arte e denúncia.

Mateus Morbeck possui trabalhos nas coleções do Mediterraneum Collection, em Catânia, na Itália, e do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Ceará, e é autor do livro Maré de agosto, publicação que aborda o derramamento de óleo no litoral do Nordeste e que foi editada por meio do Ativa Atelier Livre, com recursos do Prêmio das Artes Jorge Portugal, no âmbito do Programa Aldir Blanc Bahia.

Mestrado Profissional em Logística

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está com matrículas abertas para o curso de Mestrado Profissional em Logística. As inscrições podem ser realizadas até 16 de fevereiro de 2023 e, mediante o resultado do processo seletivo, o candidato poderá ser admitido.

O curso será realizado presencialmente com aulas expositivas, laboratórios, estudos de caso e jogos aplicados à resolução de problemas, a fim de formar profissionais capacitados a ponto de atuar plenamente no ambiente produtivo.

Nos últimos anos, empresas têm investido firmemente nos setores de logística, visando desenvolver a área a fim de atender as necessidades do mercado interno e competir com o comércio internacional. Dessa forma, a busca por profissionais qualificados do setor se intensificou, contrastando com uma evidente carência de oferta.

O curso é dirigido a engenheiros, economistas, administradores e outros profissionais de nível superior que trabalhem ou desejem trabalhar com sistemas logísticos de empresas de manufatura e serviços.