Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/12/2022 06h37

Foto: Divulgação 

Adoção de crianças e adolescentes

Desde agosto de 2022, 62 crianças e adolescentes já foram identificados pelo novo programa de Busca Ativa e tiveram o processo de adoção iniciado.

A Busca Ativa Nacional é a medida mais nova posta em prática pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ajudar na fora do perfil mais buscado pelos mais de 30 mil pretendentes registrados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). É o que explica Isabely Mota, gestora negocial do SNA.

O procedimento de Busca Ativa, que já acontecia em nível estadual, disponibiliza informações, fotos e vídeos de crianças e jovens com dificuldades para serem adotados para as famílias pretendentes que, a princípio, não cadastraram interesse por aqueles perfis.

Até agora, foram encaminhadas para o novo mecanismo dados de 951 das mais de quatro mil crianças hoje aptas à adoção.

Uma das exigências para as famílias interessadas é que as crianças menores sejam adotadas junto com os irmãos. Quarenta e cinco dos 62 jovens em processo de adoção, por meio da Busca Ativa, têm pelo menos um irmão. Além disso, 17 deles têm mais de 12 anos.

Desde 2019, quando os dados do Cadastro Nacional foram compilados no Sistema Nacional, 15% dos 13 mil adotados desde então tinham mais de 12 anos. Atualmente, apenas 355 famílias aceitam adolescentes nessa faixa etária.

Trabalhar na Suiça

A quota de trabalhadores estrangeiros qualificados que serão necessários no país em 2023 foi fixada pelas autoridades da Suíça, assim como ocorreu para preencher vagas de emprego em 2022. Os empregados qualificados devem vir de países que não fazem parte da União Europeia e ter autorização para residir no país, com sua documentação em mãos e dentro da validade. O país poderá receber até 8.500 trabalhadores qualificados de países terceiros em 2023.

O Conselho Federal Suíço afirmou que, dos 8.500 trabalhadores que serão recebidos, 4.500 nacionais de países terceiros poderão ser recrutados com uma autorização de residência B e outros 4.000 com uma autorização L de curta duração permissão de residência. Entretanto, apenas 3.500 dos empregados poderão permanecer na Suíça por um curto prazo (entre 90 e 120 dias) e o baixíssimo número de 500 pessoas poderá realmente residir no país.

A Suíça admite trabalhadores de países terceiros para ajudar no fortalecimento e estabilização de diferentes setores econômicos, visto que a população do país está ficando cada vez  mais idosa, o que cria a necessidade de mão de obra jovem para o país. Com uma rápida pesquisa, pode-se perceber que conseguir um trabalho na Suíça é muito mais fácil do que se imagina. O país geralmente é bem receptivo com os estrangeiros e possui uma grande oferta de vagas de emprego, especialmente na área de Tecnologia da Informação.

Cirurgias eletivas no SUS

O Brasil conta com uma fila de mais de 1 milhão de procedimentos médicos atrasados no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa buscava entender qual teria sido o impacto da pandemia na saúde pública do país e concluiu que entre 2020 e 2022, as cirurgias eletivas, especialmente as de pele e das mamas e as consultas médicas regulares e especializadas foram as mais afetadas.

A Fiocruz afirmou em nota que algumas regiões do país apresentavam déficit considerável de atendimentos clínicos e procedimentos cirúrgicos que podem evoluir para complicações maiores de saúde. “Além disso, a demanda reprimida nos exames e diagnósticos representam problemas para agravamento de condições clínicas não atendidas a tempo”, conclui.

Os pesquisadores consideraram a média de atendimentos dos anos de 2014 a 2019. Para resolver o problema, o grupo sugere investimentos para recuperar os atendimentos represados dos pacientes e prevenir o crescimento do déficit para novos pacientes.

Obrigatoriedade do uso de máscaras na Ufba

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os seus espaços por causa do aumento de casos da covid-19.

A medida, anunciada na quinta-feira (1°), está amparada em novo parecer do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus da Ufba, apresentado em reunião do Conselho Universitário na mesma data, entende que o quadro atual da pandemia ainda não permite que medidas de proteção à saúde sejam dispensadas.

A portaria assinada pelo reitor Paulo Miguez, e publicada no dia 30 de novembro, também estabelece limites para eventos, que devem ser realizados em áreas externas ou abertas, com um máximo de 150 pessoas.

Reuniões e outras atividades presenciais que fujam a essas especificações, devem ser realizadas em modo remoto ou híbrido.
O documento também recomenda o afastamento de pessoas que apresentarem sintomas respiratórios e reafirma ainda a necessidade de medidas preventivas para a contenção da Covid 19, como a vacinação completa – inclusive com as devidas doses de reforço –, distanciamento, e medidas de higiene.

Vagas de emprego

A Clínica Florence, especializada no atendimento a pacientes em reabilitação e em cuidados paliativos, anunciou a abertura de 153 vagas de emprego. Os cargos são para a equipe de saúde: enfermagem, medicina, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, e também na administrativa. 

Todo processo seletivo é online e interessados já podem se cadastrar no site da clínica (clique aqui para acessar). O anúncio ativo das vagas será feito apenas em setembro de 2023, mas o currículo cadastrado permite que profissionais sejam chamados para outras vagas. Atualmente, a clínica conta com 300 funcionários diretos e indiretos. 

A Florence é baiana e a primeira clínica de transição de cuidados do Norte/Nordeste, isto é, especializada na reabilitação intensiva de pacientes em estado pós-agudo, a exemplo de paciente que já tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC), covid-19 e fratura do fêmur, assim como no cuidado de pacientes em cuidados paliativos. O objetivo do tratamento é oferecer uma internação humanizada. 

Número de milionários bate recorde no Brasil

De janeiro de 2019 a dezembro de 2021, o país registrou 2,1 milhões de pessoas com rendimentos anuais acima de R$ 1 milhão –1% da população.

No período, 562 mil brasileiros entraram para esse clube, enquanto 62,5 milhões mergulharam na pobreza –29,4% da população, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre 2003 e 2014 os brasileiros com mais de R$ 1 milhão em rendimentos passaram de 18,5 mil para 29,8 mil, concentrando-se em SP, RJ, MG, RS e PR. Esse contingente representava 0,1% da população à época.

Entre 2019 e 2021, RR e RO foram os estados que mais contabilizaram novos endinheirados —1.588 e 10.147, respectivamente. Registraram as maiores taxas de crescimento —67% e 63%.

Na sequência, as maiores altas foram em TO (59%), MT e SC (55%), PA (51,5%), GO e MA (48,5%). Apesar do crescimento de milionários pelo interior do país, a maior concentração continua em SP (780.619), RJ (226.254), MG (189.785), RS (161.858), PR (156.870) e SC (103.378) —78% do total.

Analistas de mercado apontam que esse crescimento está atrelado à expansão da fronteira agrícola no país, que interiorizou a fortuna relacionada a esse setor. Esse movimento permitiu às marcas de luxo diversificar suas vendas, antes concentradas no eixo Rio-São Paulo.

Contraceptivo masculino

A vasectomia, um método contraceptivo masculino, tem tido cada vez mais procura no Brasil. Mesmo com o procedimento estando cercado de tabus relacionados à falta de informação, dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que o número de vasectomias realizadas no país cresceu mais de 40,5%, indo de 26.311 procedimentos em 2009, para 36.964 em 2018. Em 2019, mais de 49 mil vasectomias foram feitas.

O método dá ao homem autonomia no processo de controle de natalidade. Ela interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos pelos testículos e que seriam conduzidos pelo sêmen durante a ejaculação. A vasectomia é considerada um método contraceptivo definitivo, mas poder ser revertido.

A nova lei do planejamento familiar foi sancionada em setembro deste ano. Agora, algumas exigências para a realização da vasectomia foram reduzidas: o homem não precisa mais da autorização da mulher caso queira realizar o procedimento, além disso, a idade mínima para a adoção do método foi reduzida de 25 para 21 anos.