Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

09/12/2022 06h28

Foto: Divulgação 

Hemoba está com estoque crítico

Nesta sexta-feira (9), os postos de coleta da Hemoba estarão abertos normalmente mesmo durante o jogo da Seleção Brasileira contra a Croácia, às 12h. No interior, com exceção das unidades de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, o órgão mantém o fechamento uma hora antes da partida. Já no sábado, a sede atende das 7h às 16h30.

A Hemoba está com estoque crítico, principalmente, dos tipos sanguíneos O+ e O- para suprir a demanda dos hospitais do estado. Vários fatores influenciam na redução de doadores neste período de fim de ano, como as comemorações da Copa do Mundo, as chuvas, férias escolares, aumento dos casos de covid-19, um dos fatores de inaptidão provisória, e a consequente diminuição das visitas de familiares nos hospitais, que afeta o contato para captação da doação de sangue.

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador, na Av. Vasco da Gama recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. No Salvador Norte Shopping, o atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h; nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, e os critérios para doação do sangue acesse o site.

Papai Noel dos Correios

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e os Correios reeditam em 2022, pelo quarto ano seguido, uma campanha de Natal conjunta. Quem quiser contribuir com a Papai Noel dos Correios pode adotar uma das 750 cartas elaboradas pelas crianças atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), restaurantes populares e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). O procedimento pode ser feito no site blognoel.correios.com.br, até o próximo dia 12.

A entrega dos presentes será realizada nas agências dos Correios de Amaralina, Rio Vermelho, Brotas, Cidadela, Calçada, Sumaré, Shopping Bela Vista, Shopping Paralela e Lauro de Freitas, até o dia 16.

Vagas temporárias abertas

A C&A Brasil está com mais de 4.500 vagas temporárias abertas para todas as suas mais de 330 lojas espalhadas por todo o Brasil (clique e confira a quantidade de vagas para cada região). As contratações fazem parte das iniciativas da companhia para otimizar e reforçar a operação para o Natal e Ano Novo, datas comerciais de grande relevância para o varejo brasileiro, a fim de continuar garantindo a melhor experiência de compra omnicanal da C&A, em todos os estados em que a empresa está presente.

As oportunidades abertas são para as posições de vendendor, caixa, operador de estoque, estoquista Ship From Store (responsável por organizar e enviar pedidos online), fiscal de loja, entre outras, com variações de contratos entre 60 a 11 dias com possibilidade de efetivação. Os interessados devem se cadastrar por meio do site Emprego Ligado e agências parceiras como a Gigroup e a Global.

Para as vagas temporárias, é necessário ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo. Não é preciso ter experiência anterior, mas sim paixão pelo atendimento ao cliente. Como benefícios a empresa oferece vale-transporte, refeição no local e treinamentos variados para as funções a serem realizadas.

Natal em Salvador

A decoração natalina da Praça Dois de Julho, no Campo Grande, teve o horário de funcionamento alterado. A partir de agora, o local estará aberto à visitação de quinta-feira a sábado, de 18h às 23h, e de domingo a quarta, das 18h às 22h, até o dia 6 de janeiro. A entrada é gratuita e não é necessário fazer agendamento. 

O Natal Salvador 2022 no Campo Grande conta com peças que remetem a doces infantis, num ambiente repleto de cores e luzes, onde soteropolitanos e turistas podem passear por vilarejos, acampamento de natal, presépio, fábrica de brinquedos, nichos instagramáveis e arvorismo de luz. Todo o local recebeu cerca de 4 milhões de lâmpadas em LED. O tema nesta edição é “Iluminando Nossos Sonhos”. 

Além da Praça do Campo Grande, o Natal Salvador 2022 leva a magia natalina a diversos espaços públicos de lazer da cidade. A Prefeitura tem instalado decorações nas praças João Martins (Paripe), Artur Lago (Pernambués), ACM (São Caetano) e do Canal (Vale das Pedrinhas). 

Também está prevista a realização do Natal Sustentável na Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba), que ganhará símbolos natalinos feitos de forma 100% sustentável pelo setor de reciclagem da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb). Uma árvore sustentável será instalada na Praça Municipal, no Centro.

Park Salvador volta a capital baiana

Durante o mês de janeiro o Park Salvador volta a capital baiana, no Wet'n Wild, na avenida Paralela, de segunda a quinta, das 17h às 22h, sábado e domingo das 15h às 22h.

Os ingressos serão vendidos na loja do Bora Tickets no 2º piso do Shopping da Bahia, através do site ou na bilheteria no local. 

Os únicos dias que o equipamento não vai funcionar serão nas sextas-feiras, 6, 13 e 20 de janeiro, por conta do Baile da Santinha. 

O parque dispõe de estacionamento, praça de alimentação, banheiros exclusivos, além de barraquinhas de lanches e jogos.

Roubos e furtos

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do último trimestre de 2021 mostram que grande parte dos roubos e furtos ocorridos no Brasil não chega ao conhecimento das autoridades policiais. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em apenas 44,8% dos casos de furto na rua, ocorridos no período de um ano antes da pesquisa, as vítimas relataram ter procurado a polícia.

Mesmo entre essas pessoas, nem todas registraram a ocorrência. Daqueles que procuraram ajuda da autoridade policial, 11,2% decidiram não fazer o registro formal na delegacia.

Nos casos de roubo, 57,9% das vítimas assaltadas na rua não procuraram ajuda da polícia, assim como 57,1% daquelas que foram roubadas dentro de casa e 52,4% daquelas que foram forçadas a entregar sua bicicleta ao assaltante.

Assim como no caso do furto, mesmo entre aquelas que procuraram ajuda policial, nem todas fizeram o registro de ocorrência na delegacia.

Entre os motivos para não procurar a polícia nos casos de roubo, entrevistados pela Pnad destacaram: não acreditavam na polícia (26,9%), recorreram a terceiros ou resolveram sozinhos (24,3%), a falta de provas (15,2%) e o medo de represália (12,8%).

Com relação aos carros, em 80,3% dos furtos e em 91% dos roubos a vítima recorreu à polícia. No caso das motos, 84,9% dos furtos e 82,5% dos roubos chegaram ao conhecimento de alguma autoridade policial.

Os registros de ocorrência nesses casos também superam os 90% daqueles que procuraram ajuda da polícia (92,5% nos furtos de carros e 93,8% nos furtos de motos), chegando próximo de 100% no caso dos roubos (98,5% nos carros e 97,9% nas motos).