Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/12/2022 06h28

Foto: Agência Brasil

Prêmio Meros de Conservação da Biodiversidade Marinha

A primeira edição do Prêmio Meros de Conservação da Biodiversidade Marinha – A Década do Oceano, promovido pelo Projeto Meros do Brasil, prorrogou as inscrições até 31 de janeiro de 2023. O prêmio objetiva reconhecer, valorizar e dar visibilidade às iniciativas brasileiras de conservação do oceano e da sociobiodiversidade marinha nacional. As inscrições são feitas gratuitamente pelo site do projeto. As instruções para as inscrições podem ser conferidas no edital, encontrado no mesmo endereço eletrônico.

Podem participar organizações não governamentais, representantes da sociedade civil ou instituições de ensino que apresentem iniciativas com resultados e impactos comprovados no contexto da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

O concurso é dividido em três categorias: sociedade civil, iniciativas ou lideranças de base comunitária; projetos de iniciação científica, realizados por jovens pesquisadores (estudantes de graduação ou formados há menos de dois anos); e protagonismo jovem (iniciativa individual ou coletiva de pessoas com menos de 30 anos). 

Passaporte

A confecção de novas cadernetas de passaporte foi restabelecida a partir de sábado (24) pela Polícia Federal. De acordo com o órgão, passaportes solicitados em atendimento presencial de 1º a 22 de dezembro estão sendo produzidos "gradativamente". O andamento da solicitação deve ser consultado pela internet até que o documento esteja como "disponível para entrega".

A Polícia Federal (PF) informou que 108.701 pessoas aguardam para receber o passaporte. A confecção de novas cadernetas está suspensa desde o dia 1º de dezembro por falta de verba e não há previsão de retomada.

Novas solicitações terão prazo normalizado tão logo as anteriores tenham sido processadas, disse a PF em nota.

Para solicitar o documento, é necessário preencher um formulário e reunir a documentação a ser apresentada no dia do atendimento presencial. De acordo com a PF, o tempo normal para obter o documento varia de 7 a 25 dias úteis após a confirmação do pagamento de taxa. Para emitir um passaporte, é preciso pagar uma taxa de R$ 257,25. No caso do documento de emergência, a taxa sobe para R$ 334,42.

Número de divórcios no país diminuiu

Os casamentos estão ganhando sobrevida no Brasil. O número de divórcios no país diminuiu 10% neste ano em relação a 2021, segundo pesquisa do Colégio Notarial do Brasil. Entre janeiro e novembro, foram 68,7 mil separações registradas nos cartórios de Notas. É o menor número desde 2018.

De acordo com o vice-presidente do Colégio Notarial, Eduardo Calais,o fim do isolamento social e a retomada das atividades podem estar entre os motivos para a queda nos divórcios. Em 2021, foram 76,6 mil divórcios nos cartórios, recorde na história brasileira. Com relação a 2020, primeiro ano da pandemia, a queda foi de 3,8%. Naquele ano, foram encerrados 71 mil casamentos.

Os divórcios realizados em cartório são consensuais, quando as partes têm acordo sobre os termos. Nesse caso, não é necessário passar por um juiz para oficializar o fim do casamento.

Raízen tem vagas abertas

A empresa de bioenergia Raízen está com centenas de oportunidades em diversos Estados do país, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, dentre outros. As vagas são para analistas, operadores, técnicos, mecânicos e vários outros.

Quem tiver interesse em concorrer ao processo seletivo deve estar dentro das exigências da empresa. Alguns cargos, no entanto, não exigem qualquer experiência.

Caso tenha se interessado pelas vagas, basta acessar o site da Raízen na Gupy e se inscrever nas vagas. Caso você ainda não tenha cadastro na plataforma, poderá fazê-lo de forma rápida e gratuita, sendo necessário depois preencher um formulário com dados pessoais, profissionais, qualificações, experiências anteriores, dentre outros, além de enviar seu currículo.

É bom ficar atento para os requisitos de cada vaga também, para evitar se candidatar a uma vaga que não terá chances.

Vacina contra o HPV

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações para a vacina contra o HPV, um dos principais fatores de risco para o câncer de colo de útero. A doença é uma das principais causas de morte de mulheres no mundo. O vírus não infecta só mulheres. A doença também oferece riscos para os homens. Para especialistas, a melhor prevenção é o uso de preservativo, tanto masculino como feminino, e também a vacinação.

Embora a vacina seja uma das principais formas de prevenção, o percentual de imunização vem caindo em todo o mundo.

No Brasil, desde 2014, quando a vacina HPV foi implementada no calendário nacional de vacinação, o fornecimento é feito com a vacina quadrivalente, oferecida de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina HPV é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Isso porque ela é altamente eficaz nos adolescentes dessa faixa etária não expostas aos tipos de HPV 6,11,16 e 18, induzindo a produção de anticorpos em quantidade muitas vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos.

Reconhecimento facial no Festival da Virada

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai instalar o Sistema de Reconhecimento Facial e Portais de Abordagens no Festival da Virada, que acontece entre os dias 28 de dezembro e 1° de janeiro, na Arena Daniela Mercury, localizada no bairro da Boca do Rio. Conforme a pasta, as equipes das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros atuarão na festa.

O objetivo do monitoramento de segurança é capturar foragidos da Justiça. Na oportunidade, também será instalada a Plataforma de Observação Elevada (POE).

Os ambulantes credenciados que trabalharão no evento, serão fiscalizados pelas equipes municipais que ficarão responsáveis pela revista, impedindo a entrada de objetos cortantes.

Profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV

Estudo mostra que a oferta imediata de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV é viável no Brasil, com baixa perda precoce de acompanhamento. Os resultados, publicados na edição de 21 de dezembro de The Lancet HIV, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, mostram que a adesão à PrEP e a retenção ao serviço a longo prazo foram boas.

PrEP é um medicamento anti-HIV, tomado de forma programada para evitar uma infecção pelo HIV caso ocorra uma exposição. A pesquisa foi conduzida pelo Grupo de Estudos ImPrEP no Brasil, México e Peru, de 2018 a 2021 e teve como objetivo central avaliar a viabilidade da oferta de PrEP oral diária nesses três países, servindo de espelho para iniciativas similares na América Latina.

Ao todo, participaram 9.509 pessoas, sendo 3.928 no Brasil, 3.288 no México e 2.293 no Peru. A maioria, 94,3%, gays, bissexuais e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH). Os demais 5,7% são travestis e mulheres trans, populações mais afetadas pela pandemia de HIV e aids na América Latina, a maioria com idade entre 18 e 30 anos.

Qualidade do sono das mulheres

Apesar de dormirem, em média, cerca de 12 minutos a mais do que os homens, a qualidade do sono das mulheres é pior do que a dos homens. A informação é do Instituto do Sono, que cita estudos norte-americanos.

Normalmente a duração do período de repouso nos adultos varia entre 7 e 8 horas por noite. Na análise da ginecologista e pesquisadora do Instituto do Sono, Helena Hachul, a pior qualidade de sono das mulheres está relacionada a alterações hormonais e sobrecarga de tarefas, como atividades profissionais e cuidados com a família.

A pesquisadora explica que sono fragmentado, insônia, sono insuficiente, má percepção de sono e apneia obstrutiva do sono estão entre os problemas mais comuns para as mulheres. Parte desses distúrbios é causada por mudanças hormonais que ocorrem na adolescência, nos ciclos menstruais, na gestação e na menopausa.

Além disso, aspectos sociais contribuem para a piora do sono feminino, já que as mulheres realizam praticamente o dobro de trabalhos domésticos do que os homens e passam duas vezes mais tempo cuidando dos filhos.

Plataforma de streaming Netflix

A plataforma de streaming Netflix vai acabar com a possibilidade de compartilhamento de uma mesma senha para usuários de diferentes residências. A iniciativa será colocada em prática no início de 2023, a começar pelos Estados Unidos. 

De acordo com o próprio streaming, atualmente mais de 100 milhões de telespectadores assistem à plataforma utilizando uma senha emprestada. 

No primeiro semestre de 2022, a Netflix iniciou os testes para a adoção da medida. A ideia era avaliar a reação do público frente à decisão da plataforma de streaming com uma das maiores taxas de cobrança. 

Em 2017, a Netflix chegou a incentivar a prática, publicando no Twitter que "amar é compartilhar a senha". Com a chegada de concorrentes, no entanto, a postura da empresa mudou. 

No primeiro trimestre de 2022, a plataforma sofreu uma perda de cerca de 200 mil clientes. Em novembro deste ano, foi lançado um plano de serviços com publicidade e valor mais em conta. A opção já está disponível no Brasil.