Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

24/01/2023 06h24

Foto: Divulgação 

Número de pessoas com CACs

Mais de 813 mil brasileiros tinham registro de armas como caçador, atirador ou colecionador no final de 2022. O número de brasileiros com autorização para ter o registro, conhecido como CACs – aumentou sete vezes ao longo do governo Jair Bolsonaro.

Em 2018, 117.467 pessoas tinham um registro de CAC. No final de 2022, eram 813.188 pessoas – alta de 592% no período. Em 2019, primeiro ano da sua gestão, foram 73.788 novos registros; no ano seguinte, 104.933; em 2021, 198.640; e 318.369 no ano passado.

O levantamento foi realizado a partir de um pedido via Lei de Acesso à Informação endereçado ao Exército, a quem cabe analisar e aprovar os registros de CACs.

O número de armas registradas em nome de CACs também teve uma alta expressiva. Foram 904.858 novos registros de armas nessa modalidade no governo anterior, ou 26 novas armas por hora.

Esse dado não inclui as pessoas que têm registro de armas para a sua defesa pessoal, cuja concessão e fiscalização cabe à Polícia Federal.

130 vagas de emprego na MRV

A MRV, empresa do grupo MRV&CO, anunciou a abertura de cerca de 130 vagas de emprego destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência em todo o Brasil. Na Bahia, são oferecidas 10 vagas na Região Metropolitana de Salvador e 10 vaga para Vitória da Conquista. Para as oportunidades, não há pré-requisitos, e as vagas são destinadas para diversos cargos setores da construção civil como pedreiro, servente, pintor, almoxarife, serviços gerais, porteiro, entre outros.

Há oportunidades para diversos vários estados brasileiros onde a companhia tem atuação, como: Amazonas, Tocantins, todos os estados da região Nordeste, Goiânia, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Interessados para as vagas PCD podem se candidatar através do link https://vagas.com.br/v2471195.

Maior construtora da América Latina, a MRV é responsável pela manutenção de mais de 20 mil postos de trabalho no país e investe, constantemente, na diversidade e inclusão de seus profissionais. 

Adriana Calcanhoto em Salvador

A cantora gaúcha Adriana Calcanhoto está de volta a Salvador com o show "Voz, Violão e Seus Grandes Sucessos". Ela se apresenta nesta quinta-feira (26), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA). 

O show integra a turnê que representa a volta da cantora aos palcos após o período de pandemia. Adriana passou com ele por países como Espanha, França, Inglaterra e Alemanha e agora retorna às terras brasileiras. 

Entre as canções do repertório estão seus grandes sucessos, como "Devolva-me", "Esquadros" e "Vambora", em versões acústicas ou eletroacústicas. 

O show tem início às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla e custam a partir de R$ 65. 

Doações para povos que vivem na Terra Indígena Yanomami

As organizações não governamentais (ONGs) Ação da Cidadania e Central Única das Favelas (Cufa) lançaram campanha de doação para ajudar no enfrentamento à situação de emergência sanitária dos povos que vivem na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

De acordo com a Ação da Cidadania, é preciso agir urgentemente para levar alimentos para o povo Yanomami: “570 crianças yanomami morreram de fome nos últimos quatro anos e centenas de yanomami idosos e crianças estão em situação de desnutrição aguda, e esse número pode ser bem maior já que os órgãos que deveriam monitorar a situação foram completamente desestruturados”.

A Cufa se uniu à Frente Nacional Antirracista para promover um mutirão solidário para arrecadação de alimentos para os yanomami. Algumas lideranças das duas ONGs vão para Roraima acompanhar in loco a mobilização e a distribuição das doações.

Quem quiser participar, pode doar nas sedes físicas da Cufa nos mais diversos lugares do país, pois nesta semana, estão saindo caminhões com doações de todo o Brasil rumo a Roraima, pelo pix ou pela vakinha.

Previdência Privada para Consumidores

O curso Previdência Privada para Consumidores: Planeje e Poupe está com inscrições abertas até o dia 6 de fevereiro. As inscrição podem ser feitas por meio da plataforma da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC). O curso é promovido pelo Ministério da Previdência Social e pela Secretaria Nacional do Consumidor, é gratuito e tem uma carga horária de 40 horas.

Após sua conclusão, será oferecido um certificado de extensão pela Universidade de Brasília. O curso, direcionado a pessoas interessadas na temática e preocupados com o planejamento previdenciário, stá estruturado em 5 módulos com os seguintes temas: planejamento financeiro e Previdência Social no Brasil; definições e conceitos dos segmentos aberto e fechado de previdência complementar e planos de benefícios disponíveis; institutos e tributação na previdência privada; investimentos e taxas da previdência privada; e, por fim, Plano de Previdência Privada – cuidados, monitoramento e dicas. 

"Tamo Juntes pela Visibilidade Trans e Travesti”

Em ocasião do Mês da Visibilidade Trans e Travesti, o Hub Salvador abre seu calendário de 2023 com o "Tamo Juntes pela Visibilidade Trans e Travesti”. O evento acontece nesta terça-feira (24), a partir das 17h, colocando em pauta temas como Diversidade, Equidade e Inclusão.
A roda de conversa será conduzida por Rafa Mores e Brenddáh Hudson, líderes da Tamo Juntes, negócio de impacto que promove diversidade e inclusão através da tecnologia e inovação. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através do site bit.ly/AbaraAboutTamoJuntes.

Conscientização sobre DEI, interseccionalidade, diversidade e inclusão nas empresas, letramento Trans, principais atravessamentos e como incluir e contratar pessoas Trans e Travestis, serão os assuntos principais do encontro, que contará ainda com uma intervenção artística com pessoas trans e travestis, além de um momento para trocas e conexões com uma rodada gratuita de abará e cerveja para quem participar.

Internações de bebês por desnutrição

O ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.754 internações de bebês com menos de 1 ano por desnutrição. O levantamento é do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SHI) do Ministério da Saúde, e equivale a sete internações por dia, em todo o país.

O estado da Bahia e sua capital Salvador lideraram o ranking de maior número de hospitalizações, com 480 e 159, respectivamente.

Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância, destaca a desigualdade entre as regiões e as cidades brasileiras: “Enquanto o Nordeste registrou 1.175 hospitalizações em 2022, o Norte realizou 328 internações pelas mesmas causas no ano passado. Olhando para as capitais, temos Salvador com 159 hospitalizações e Cuiabá com apenas uma

O Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. O objetivo é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto a sistemas de informação nacionais. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase).