Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/01/2023 06h32

Foto: Divulgação 

42ª Noite da Beleza Negra

O bloco afro Ilê Aiyê realiza a 42ª Noite da Beleza Negra no sábado (28), a partir das 20h, na Senzala do Barro Preto, em Salvador. Os ingressos custam de R$ 100 a R$ 300 e podem ser adquiridos através do site Bilheterial Digital.

O espetáculo tem roteiro e direção geral do dramaturgo, diretor teatral e roteirista baiano Elísio Lopes Jr e vai contar com shows da Band’Aiyê e Afrocidade, além de diversas participações. Esta edição da Noite da Beleza Negra é pioneira em inaugurar a presença de uma finalista trans, a esteticista Laís de Araújo Ferreira, de 26 anos.

O evento vai marcar ainda a despedida da atual rainha Gleicy Ellen Teixeira que, em caráter inédito, reinou por três anos devido a não realização do concurso por dois anos consecutivos devido à pandemia da Covid-19. É ela que passa o manto para aquela que virá a ser a Deusa do Ébano 2023 e que, junto com o posto, assume a responsabilidade de levar a beleza e os princípios do Ilê Aiyê para os palcos da Bahia, do Brasil e do mundo.

Visita de pets a pacientes

Em momentos difíceis, como estar doente ou ficar internado por longos períodos em um hospital, a companhia das pessoas queridas é fundamental para tornar a situação um pouco mais confortável e ajudar na recuperação do paciente. Para quem tem um animal de estimação, diminuir a saudade dos bichinhos também funciona como um alento emocional, e foi diante dessa constatação que o Hospital Mater Dei Salvador passou a permitir que os pacientes internados recebam a visita de seus pets.

As visitas têm o objetivo de diminuir o impacto da internação prolongada, tornando mais alegre e leve o tratamento dos tutores dos animais. A iniciativa dialoga com o desejo do hospital de proporcionar uma experiência com mais acolhimento e humanização no atendimento. 

São permitidas as presenças de animais domésticos considerados de companhia, como cães, gatos, pássaros, hamsters, coelhos, dentre outros. A visita ocorre mediante manifestação de vontade do tutor internado. A solicitação é avaliada pelo médico do Hospital Mater Dei Salvador que julgará se o paciente tem condições clínicas para receber a visita do animal.

Exposição itinerante do Museu do Mar Aleixo Belov

Baianos e turistas podem conferir parte do acervo do Museu do Mar Aleixo Belov no Farol da Barra, um dos equipamentos turísticos mais famosos da Bahia. A exposição itinerante, que está aberta à visitação até o dia 5 de março, no piso térreo do Museu Náutico da Bahia, mostra um pouco da história do velejador ucraniano naturalizado brasileiro Aleixo Belov, 80 anos, que já deu cinco voltas ao mundo, sendo três delas em solitário.

O feito mais recente realizado pelo comandante e sua equipe foi a travessia, a bordo do veleiro Fraternidade, pelo trecho congelado da Passagem Noroeste, considerado um dos mais difíceis da navegação mundial. A tripulação foi a primeira, com a bandeira brasileira, a completar o desafio, que teve início em fevereiro de 2022, sendo encerrada em novembro do mesmo ano, depois de percorrer 20.000 milhas náuticas.

Agressões a jornalistas e a veículos de comunicação

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou que foram registradas 376 agressões a jornalistas e a veículos de comunicação ao longo do ano passado. Foram 54 casos a menos que os 430 registrados em 2021, ano recorde, desde o início da série histórica dos levantamentos.

O relatório completo será divulgado nesta quarta-feira (25), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

A análise do levantamento constatou também que as agressões diretas a jornalistas tiveram crescimento em todas as regiões do país, com ataques cotidianos.

Houve crescimento de 133,33% nas ocorrências de Ameaças/hostilizações/intimidações, que foi a segunda categoria com maior número de ocorrências em 2022, com 77 casos.

Já as Agressões físicas aumentaram 88,46%, passando de 26 para 49 no ano passado. Cabe destacar, ainda, o brutal assassinato do jornalista britânico Dom Phillips, numa emboscada, junto com o indigenista Bruno Pereira, em Atalaia do Norte (AM).

Torres de energia atacadas

O Brasil registrou, desde 8 de janeiro, 11 casos de ataques a torres de energia, que resultaram em quatro equipamentos derrubados e 16 com avarias. Os dados foram revelados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a agência, o suprimento de energia se manteve até o momento sem  interrupção de transmissão da energia por causa das ocorrências.

A data do balanço se refere ao dia em que radicais atacaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, a agência contava sete casos de vandalismo em linhas de transmissão.

Todos os ataques aconteceram em quatro estados: Rondônia, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. As torres foram derrubadas em dois, Rondônia (três casos) e Paraná (1). O Ministério Público Federal investiga se há ligação entre os ataques a torres de transmissão e os atos antidemocráticos em Brasília. A Aneel envia informações sobre os casos detectados à Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério de Minas e Energia.

Tambores em Cena

O samba de roda e todo aprendizado rítmico e suas claves vai dar o tom ao projeto Tambores em Cena, nesta quarta-feira (25), às 15 horas, na Cidade da Música, que contará com as participações dos percussionistas Jaime Nascimento, Diego Neri, Anjos Caldas e Ivanzinho Pacaputo.

Sob o comando de Wilson Café, idealizador do projeto, o evento contará com as participações de Sarajane, Alexandre Guedes, Magary Lord e Samba de Roda Vida e Tradição. A entrada é franca.

Na próxima semana (01/01), Wilson Café recebe o percussionista Peu Meurray e convidados. No encerramento (10/02), a atração será Mônica Millet, que deverá dividir o palco com vários percussionistas, entre eles, Lan Lanh.

A percussão de Diego Neri e Jaime Nascimento vai percorrer pelos ritmos da cabila, congo e chula, enquanto Ivanzinho Pacapuco irá mostrar a importância do samba de roda com o tambor na terceira idade, com a participação especial do Samba de Roda Vida e Tradição. Já Anjo Caldas vai falar sobre os direitos dos músicos na remuneração em participações nas plataformas streamings.

Estudantes baianos participam de evento em Harvard

Quatro estudantes da rede estadual da Bahia participarão, de 26 a 29 de janeiro, da Model United Nations (HarvardMUN), considerada a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), promovida pela Universidade de Harvard. O evento contará com mais de quatro mil participantes, de 50 países diferentes, escolhidos através de um rigoroso processo seletivo chamado Application. Durante a HarvardMUN, jovens líderes de todo o mundo vão discutir problemas globais em mais de 30 comitês.

Ana Caroline Oliveira dos Santos, 16, 2º ano do Colégio Estadual João Pessoa, de Itaquara; Gustavo de Jesus Souza Batista, 17, concluinte em 2022 do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Salvador, e Ted Martins Paulo da Silva, 16, concluinte em 2022 do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, em Aratuípe, já estão nos EUA. A viagem foi antecipada para participarem de outro evento, a Yale Model United Nations (YaleMUN) – conferência que visa debater questões globais complexas entre estudantes do Ensino Médio de todo o mundo. A YaleMUN, que aconteceu entre 19 e 22 de janeiro, foi criado por alunos da Yale University, terceira instituição privada americana de Ensino Superior mais antiga dos EUA, situada em New Haven.

A HarvardMUN será realizada em Boston (Massachusetts) com o intuito de potencializar habilidades como oratória, liderança, negociação etc., propiciando um conhecimento mais amplo sobre problemáticas mundiais e proporcionando uma experiência inesquecível com pessoas de vários lugares do mundo.