Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

27/04/2020 06h38

Foto: Divulgação

A partir de hoje CRLV-e eletrônico obrigatório

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com o SAC Digital, passa a oferecer nesta segunda-feira (27), a partir das 9h, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico obrigatório (CRLV-e), que acaba com a versão impressa e a segunda via do documento. O serviço será oferecido no site www.sacdigital.ba.gov.br, onde a pessoa poderá também fazer uma cópia do CRLV-e.

Assim que o acesso estiver disponível, o cidadão terá a comodidade de baixar gratuitamente o documento do veículo digital no celular, válido em todo o país, se estiver com o licenciamento em dia. Ele deverá fazer o cadastro no site do SAC Digital, clicar em CRLV-e e digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para pessoa jurídica, será necessário informar também a placa do carro, se a empresa não possuir certificado digital. A cópia do CRLV-e só poderá ser feita pelo site, com validade atestada por um QR Code que deve constar na impressão.

Passo a passo para baixar e imprimir o CRLV-e:

1- Acesse www.sacdigital.ba.gov.br e faça o cadastro;

2- Clique em CRLV-e e digite o número do Renavam. Pessoa jurídica deve informar também a placa do veículo, se não possuir certificado digital;

3- Pronto. Você já pode baixar o documento do veículo digital. Se preferir, faça uma cópia com QR Code.

Biblioteca Digital Senac

O Senac, buscando incentivar a leitura e o conhecimento, lança, este mês, a Biblioteca Digital – um espaço online que conta com mais de 600 livros gratuitos para estudantes e colaboradores da instituição. Os títulos correspondem às mais diversas áreas em um sistema de acesso remoto, que permite ao usuário flexibilidade na hora da leitura.

Ao navegar pela Biblioteca Digital é possível selecionar livros favoritos, adicionar anotações sobre o conteúdo e criar listas de leitura. Entre as opções didáticas disponibilizadas, estão exemplares de Ciências Humanas, Saúde, Bem-Estar e Beleza, Comunicação e Artes, Design, Arquitetura, Moda, Educação, Gastronomia e Nutrição, Turismo e Hotelaria, Eventos e Desenvolvimento Social e Tecnologia da Informação.

Para descobrir o mundo da leitura com o Senac, acesse: www.bibliotecadigitalsenac.com.br.

Novo serviço dos Correios

Por causa da epidemia do novo coronavírus, que já matou 4.205 brasileiros e tem 61.888 casos de pessoas infectadas, até este domingo (26), os Correios implantaram novo serviço de coleta gratuita de encomendas para clientes que tenham contrato com a empresa estatal.

A medida evita a necessidade de deslocamento até as agências postais. Conforme nota divulgada à imprensa, “os preços dos serviços contratados foram mantidos, sem cobranças adicionais ao Sedex e PAC.”

Instruções sobre o funcionamento do serviço foram divulgadas no canal dos Correios no YouTube .

Funcionamento dos tribunais brasileiros

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prorrogou até 15 de maio o funcionamento dos tribunais brasileiros em regime extraordinário de plantão em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A medida suspende o trabalho presencial de magistrados, servidores e colaboradores, com exceção de serviços essenciais ao funcionamento dos tribunais, como a distribuição de processos e os setores de tecnologia da informação. O atendimento a partes, advogados e Ministério Público deve ser feito prioritariamente de modo remoto.

Os prazos processuais devem ser retomados em 4 de maio para os processos em meio eletrônico. Para os processos físicos, os prazos seguem suspensos até 15 de maio. Essa regra não se aplica ao Supremo Tribunal Federal (STF) nem à Justiça Eleitoral.  Matéria alterada às 18h03 para acréscimo de informação.

#ConexãoFGM

Nesta terça-feira (28), o #ConexãoFGM traz Juliana Ribeiro falando sobre o tema “Salvador: Cidade da Música”, dentro da programação virtual do Patrimônio É..., no canal do Youtube da Fundação Gregório de Mattos (https://bit.ly/2vQgnJz ), a partir das 8 horas.

Juliana Ribeiro é cantora, compositora, historiadora e Mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba e cursa atualmente a especialização em Arte Educação pela EBA/Ufba. Dona de uma verve interpretativa marcante e uma admirada performance de palco, possui formação técnica em canto lírico pela Ufba e especialização em canto popular pela Unicamp- S.P.

É possível assistir do computador, smart TV, tablet, celular, qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet, através do canal do YouTube da FGM ( https://bit.ly/2vQgnJz ).

Para saber de toda programação do #ConexãoFGM, basta seguir a FGM nas redes @fgmoficial (Instagram) e @fgmcultura (Facebook).

Telescópio espacial Hubble

A Agência Nacional de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos (Nasa, da sigla em inglês) está comemorando os 30 anos do telescópio espacial Hubble. Para a comemoração, a Nasa divulgou uma imagem inédita de duas nebulosas (nuvens formadas por poeira cósmica, hidrogênio e gases ionizados a partir de restos de estrelas).

A imagem do Hubble mostra a nebulosa vermelha gigante (NGC 2014) e sua vizinha azul menor (NGC 2020), que fazem parte de uma vasta região de formação de estrelas na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea, localizada a 163.000 anos-luz de distância. A imagem foi apelidada de Recife Cósmico, porque se assemelha ao mundo submarino, informou a Nasa.

O telescópio decolou, no dia 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery, juntamente com uma equipe de cinco astronautas. Um dia depois, o Hubble entrou em órbita e tem ajudado a fazer descobertas sobre o universo e fornecido imagens impressionantes.

O Hubble produziu até agora 1,4 milhão de observações e forneceu dados usados para escrever mais de 17 mil publicações científicas. Segundo a Nasa, seus arquivos abastecerão ainda futuras pesquisas astronômicas nas próximas gerações.

De acordo com a Nasa, a longevidade do Hubble pode ser atribuída a cinco missões de manutenção, de 1993 a 2009, nas quais os astronautas atualizaram o telescópio com instrumentos avançados e fizeram reparos em órbita.

A expectativa da agência é de que o telescópio espacial permaneça em operação durante a década de 2020, em sinergia com o próximo telescópio espacial James Webb.