Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/04/2020 06h28

Foto: Jefferson Peixoto - PMS

Estabelecimentos interditados

Com a proibição do funcionamento de clínicas estéticas, salões de beleza e barbearias, determinada pelo decreto 32.280, publicado em 23 de março e renovado até o dia 4 de maio, os profissionais da área em Salvador estão tentando burlar a legislação e criando meios alternativos de atendimento.

Em pouco mais de um mês, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) já realizou cerca de 1.700 vistorias nesses estabelecimentos e interditou 300.

O monitoramento dos estabelecimentos é realizado diariamente pela força-tarefa formada pelos fiscais da Sedur, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM). A fiscalização conta também com o suporte do Disk Coronavírus (160) que recebe denúncias de estabelecimentos irregulares.

Brasileiros detidos na Turquia

Após cancelamentos e diminuição na quantidade de voos, por causa da pandemia do coronavírus, brasileiros seguem detidos na Turquia e pedem ajuda para retornar ao Brasil. A Turquia é o sétimo país com maior incidência de coronavírus no mundo, com registro de 100 mil casos confirmados e 2.805 mortes em todo o território.

Através das redes sociais, os brasileiros que permanecem no país relatam suas experiências e as dificuldades que vêm enfrentando para se manter em solo turco. Eles pedem auxílio para que a Força Aérea Brasileira envie um avião para realizar a repatriação. A assessoria de comunicação do Ministério das Relações Exteriores informou que, até o momento, apoiou o retorno de 17.770 brasileiros ao redor do mundo. 

"Vai Ficar Tudo Bem"

Para combater o momento de estranheza e como acalanto para o período de isolamento social, a Storytel, uma das maiores plataformas de audiolivros do mundo, juntou grandes autores em uma série original, organizada em episódios inéditos toda semana. "Vai Ficar Tudo Bem" conta histórias positivas que trazem esperança, conforto e desejo de dias melhores.
A série em áudio conta com mais de trinta autores como Francisco Azevedo, Chico Felitti, Martha Batalha, Cristina Judar, Edney Silvestre e outros nomes importantes da literatura contemporânea. Cada episódio semanal trará 5 contos de ficção de diferentes autores. A ideia do projeto, além de disponibilizar bons conteúdos é de fomentar o mercado e manter a produção dos autores, em um momento quando a indústria cultural e editorial vive tantas incertezas.

"Vai Ficar Tudo Bem" será disponibilizada também em outras plataformas de áudio como Spotify, Google, Deezer e Apple Podcasts como uma forma de oferecer conteúdo de qualidade para o maior número possível de pessoas.

Mais informações: http://www.storytel.com/br/pt/ e @storytelbrasil

Desenhos para Colorir

Parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco é o tema de um e-book desenvolvido especialmente para este período de isolamento social e pensado para o público infanto-juvenil.

Recheado com uma série de ilustrações para serem coloridas, o material, batizado de Desenhos para Colorir, está disponível para download gratuito (https://drive.google.com/file/d/1Dei1r0wfWH7ijOfXd4rFqefuMNE1dT7l/view - copie e cole o link em seu navegador).

As imagens, criadas pelo ilustrador Adeildo Leite, trazem fachadas dos equipamentos culturais gerenciados pela Secult-PE/Fundarpe.

O resultado é um arquivo com seis imagens para colorir que, além de divertir e ajudar a passar o tempo durante o isolamento social, ainda ensina mais sobre os espaços culturais que são patrimônio dos pernambucanos.

Nesta edição, estão retratados Casa da Cultura, Cinema São Luiz, Museu do Estado de Pernambuco, Teatro Arraial Ariano Suassuna, Museu do Trem/Estação Central do Recife e Museu de Arte Sacra de Pernambuco.

Máscara nos ônibus de Salvador

Passou a valer a obrigação de usar máscara nos ônibus de Salvador. Quem não estiver usando não pode entrar no coletivo. Entre a última quinta-feira e o domingo, a medida estava em vigor apenas em caráter educativo. Agora é definitivo.

A fiscalização está sendo feita pela Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador com a Guarda Civil Municipal. As equipes de fiscais estão abordando os usuários nas estações da Lapa, Pirajá, Acesso Norte, Mussurunga e também em 80 pontos de ônibus onde a concentração de passageiros é grande. O objetivo é garantir a proteção individual e coletiva contra a Covid-19.

Distribuição de máscara

A máscara tornou-se um item indispensável no combate e proteção ao novo coronavírus. Com o intuito de manter a população protegida, cerca de 200 mil máscaras começaram a ser distribuídas na capital e no interior, desde sexta-feira (24). São 50 mil unidades, resultado de edital estadual para fabricação de máscaras artesanais, e 150 mil máscaras arrecadadas pela Associação Comercial da Bahia (ACB). 

Além de distribuir, o Governo do Estado está estimulando pessoas físicas e empresas para a produção e distribuição de máscaras de tecido junto à população. Para isso, disponibilizou o número (71) 99963-5902 e o e-mail [email protected] para prestar orientações sobre a produção das máscaras.

Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor

A Secretaria da Educação do Estado, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, está disponibilizando uma equipe de psicólogos para atendimento on-line. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando este momento de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. 

O agendamento é feito pelo e-mail: [email protected]. O professor precisa informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que está lotado. O educador será direcionado a um psicólogo para a realização do atendimento, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.

O Programa de Valorização e Saúde do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e  promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia.

Drive Thru Solidário em Vitória da Conquista

Oito toneladas de donativos foram arrecadadas durante o Drive Thru Solidário, promovido, no último sábado (25), pelo Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO), no estacionamento do Shopping Conquista Sul, em Vitória da Conquista. As doações serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Vitória da Conquista), major Nivaldo Góes Oliva Júnior, cerca de mil veículos passaram pelo local e deixaram as doações. Os ocupantes de veículos e pedestres que passaram pela blitz solidária e fizeram doações também receberam máscaras de proteção individual fornecidas pela unidade. 

O comandante revelou que famílias de baixa renda, previamente cadastradas, serão beneficiadas. Os cidadãos que não conseguiram realizar doações têm até o próximo domingo (3) para contribuir, pois o shopping segue recebendo alimentos.