16/03/2023 06h30
Foto: Divulgação
Fabricio Bloisi é porta-voz de educação do Pacto Global da ONU
O CEO do iFood, o baiano Fabricio Bloisi, foi nomeado porta-voz de educação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa reúne mais de 16 mil empresas e organizações em 160 países.
O iFood, em 2021, tornou-se uma empresa signatária do Pacto Global, que incentiva empresas a colocar temas ligados a ESG em suas estratégias de negócio. A empresa assumiu três compromissos públicos na área de educação.
Até 2025, a empresa tem a meta de: formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, contribuindo para a redução do apagão tecnológico no Brasil; capacitar mais de 5 milhões de pessoas em 5 anos, para o trabalho do futuro e o empreendedorismo; e incentivar a educação básica, impactando 5 milhões de pessoas em até 5 anos.
Vendas de produtos à base de cannabis
Pesquisa do Portal Cannabis & Saúde mostra o crescimento de 342,3% nas vendas de produtos à base de cannabis nas farmácias do Brasil desde 2018. A partir da entrada do primeiro produto no mercado até o momento, a receita se expandiu significativamente: apenas de 2021 para 2022, o aumento foi de 156,1%, movimentando R$ 77.008.596,00.
As prescrições cresceram 487,8% no último ano. O número de médicos que prescrevem produtos à base de canabidiol para compra em farmácia passou de 6,3 mil em 2021 para 15,4 mil no ano passado, aumento de 146%.
Dentre todas as especialidades médicas prescritoras de canabidiol, neurologistas são 33%; psiquiatras, 26%; geriatras, 8%; pediatras, 7%; clínicos gerais, 5% e ortopedistas, 3%.
Vacina bivalente
Mais de 68 mil doses da vacina bivalente já foram aplicadas em Salvador, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A aplicação do imunizante contra a covid-19 acontece para idosos a partir de 60 anos, os imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores de Centros de Acolhimento.
De acordo com a SMS, a ampliação dos grupos prioritários será de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde. As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen).
Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose. Em todas as situações será necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.
Aniversário de 81 anos de Clarindo Silva
O jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural Clarindo Silva ganhará um show especial em celebração ao seu aniversário de 81 anos. O evento acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, na Cantina da Lua, no Pelourinho, em Salvador. Na ocasião, se apresentarão nomes como oti Gira e Banda, Armandinho, Zéu Lobo, Claudia Costa, Gal do Beco, Neto Bala e Dody Só.
Clarindo Silva tem sua trajetória marcada por uma forte defesa do Centro Histórico de Salvador, tendo sido agraciado com a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares, as mais importantes honrarias da Bahia.
''Acelere no ENEM''
O curso pré-vestibular gratuito ''Acelere no ENEM'' disponibiliza cinco mil vagas para estudantes da Bahia. A iniciativa tem o objetivo de oferecer aulas focadas no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os alunos devem se inscrever através do site do curso, até o limite de vagas ser atingido, e não precisam passar por processo seletivo.
O projeto acontece de forma online e oferece ferramentas como aulões ao vivo e gravados, monitorias interativas, plataforma gamificada, simulados e acompanhamento pedagógico.
O Acelere no ENEM foi fundado em 2020 e teve 84 mil inscritos. Desde então o negócio expandiu e já atendeu mais de 1 milhão de estudantes do Brasil.
Cartografias Hispano-Latino-Americanas – Vozes de Mulheres
O Instituto Cervantes Salvador promove, nesta quinta-feira (16), às 20h, o evento virtual “Cartografias Hispano-Latino-Americanas – Vozes de Mulheres”, que chega à terceira edição neste ano de 2023. A programação terá participação das escritoras Clarissa Macedo e Rita Santana (Bahia), Cida Pedrosa (Pernambuco), Adriane Garcia (Minas Gerais), Zurelys López Amaya (Cuba) e Nuria Ruiz de Viñaspre (Espanha).
No evento virtual, com transmissão pelo YouTube do Instituto Cervantes, serão discutidos os projetos nos quais as autoras estão envolvidas e de que modo a atuação de cada uma delas opera no contexto das literaturas e dos idiomas em cena, como espaços de valorização, sobretudo no que diz respeito às artistas mulheres.
BTCA Convida
No mês da mulher, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) fará especiais de seu projeto ‘BTCA Convida’ com mulheres artistas potentes da cena cultural baiana para ministrar aulas-shows no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). Na sexta-feira (17), das 13h às 15h30, Nildinha Fonseca traz a sua Dança Afro Contemporânea e participa de um bate-papo com a plateia ao final. O público-alvo é de pessoas com nível intermediário e avançado em dança. A turma terá 10 vagas para a aula e 50 vagas para assistir ao processo e participar da conversa, ocupadas gratuitamente por ordem de chegada. A entrada deve ocorrer às 12h40.
Mãe, mulher preta, mestranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nildinha Fonseca é professora de dança, pesquisadora das danças de matriz africana e folclore brasileiro, coreógrafa, dançarina e assistente de direção e coreografia do Balé Folclórico da Bahia. É também coordenadora do curso Vale Jr do Balé Folclórico da Bahia e diretora e coordenadora artística do projeto Encontro dos Artistas.
Novas funcionalidades do Gmail e do Google Docs
O Google anunciou que os usuários do Gmail e do Google Docs poderão recorrer à IA (Inteligência Artificial) para redigir textos. Conforme a empresa de tecnologia, será possível indicar o assunto e estilo de texto e um rascunho será criado.
O usuário também poderá pedir para reescrever, editar e resumir os textos. Em publicação em seu blog, a big tech declarou que as funcionalidades estarão disponíveis nas próximas semanas para seres testadas por um grupo limitado de pessoas.
“Mais de 3 bilhões de pessoas já se beneficiam de recursos que usam inteligência artificial no Google Workspace, seja usando o Smart Compose no Gmail ou o resumo criado automaticamente no Google Docs”, declarou a empresa.
Câncer de intestino
Em média, 265 brasileiros são internados diariamente no Sistema Único de Saúde (SUS) por complicações graves relacionadas ao câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal. O número, identificado ao longo de 2022, atingiu o maior patamar da década, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
De acordo com as entidades, os registros de internação trazem números alarmantes: 768.663 hospitalizações só no SUS para o tratamento da doença entre 2013 e 2022. Já os dados de mortalidade decorrentes desse tipo de câncer indicam que, somente em 2021, foram registrados 19.924 óbitos. Os casos aumentam, em média, cerca de 5% a cada ano, sendo que houve crescimento de 40% em relação aos casos registrados em 2012 (14.270).
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta em 45.630 o número de novos casos de câncer de intestino no Brasil para o triênio de 2023 a 2025. Se tais projeções se confirmarem, de acordo com as entidades, a doença alcançará contingente superior a 136 mil pessoas no país. Segundo o Inca, o risco estimado é de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres.