20/03/2023 06h28
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
Programa Mais Saúde para o Brasil
Com a proposta de dar prioridade para brasileiros e com atuação de outros profissionais da área de saúde como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais nas equipes, o Ministério da Saúde vai retomar o programa Mais Médicos.
Rebatizado de Mais Saúde para o Brasil, o programa será lançado nesta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff, chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros.
Vacina bivalente
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador inicia, nesta segunda-feira (20), a aplicação da vacina bivalente contra covid-19 para trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente.
Para ter acesso ao imunizante, é preciso ter tomado a 4ª dose da vacina até o dia 20/11/2022, e estar com o nome na lista do site da SMS. Além disso, os locais de vacinação e todos os públicos elegíveis podem ser conferidos no próprio site e nas redes sociais da SMS Salvador.
Atualmente, a vacinação com a bivalente já contempla os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência a partir dos 12 anos, e também os trabalhadores destes Centros de Acolhimento.
A ampliação dos grupos prioritários é feita de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica.
A vacina bivalente traz dupla proteção contra a Covid-19, pois além da cepa original, protege contra a variante Ômicron e suas subvariantes.
'Machismo Estrutural e Redes Sociais'
A Universidade Estácio Bahia promove nesta segunda-feira (20), o evento 'Machismo Estrutural e Redes Sociais', no auditório S2 da instituição, a partir das 17h30. O bate papo será conduzido pela coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Carla Borba, que é advogada, produtora de conteúdo digital para mulheres, mestra em Família na Sociedade Contemporânea e professora universitária e Antoniella Devanier, advogada, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio.
Representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Infância e Juventude, participam de uma roda de conversa sobre Direitos da Mulher, às 14h.
O evento, promovido pela Agência Sapiens, espaço de atuação experimental dos estudantes do curso de Publicidade da Estácio, será aberto ao público externo mediante inscrição prévia através do instagram @publicidadeestaciobahia.
Empreendedores culturais e criativos
Estão abertas, até as 18h do dia 31 de março, as inscrições para seleção de empreendedores culturais que representarão o Brasil na 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). O evento ocorre entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, e pela primeira vez, o governo brasileiro levará realizadores do hip hop para rodadas de negócios e atividades formativas fora do país.
No início deste mês, o Ministério da Cultura (MinC) lançou edital para selecionar 90 empreendedores culturais e criativos de nove setores — audiovisual, circo, dança, teatro, design (incluindo moda), editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos. O edital destinará R$ 793 mil para viabilizar a ida e permanência dos selecionados na capital argentina, bem como o seu retorno ao Brasil.
Os interessados em participar da seleção devem se inscrever na plataforma Mapa da Cultura. Até a última sexta-feira (17), foram recebidas mais de 300 inscrições.
Consultoria gratuita
A partir desta segunda (20), os contribuintes que precisam declarar Imposto de Renda podem contar com consultoria gratuita em uma universidade na capital baiana. O serviço será oferecido pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), da Universidade Salvador (Unifacs), até 20 de maio, sempre das 14h às 17h, no Shopping Piedade (em um balcão no L3).
A instituição oferecerá 20 atendimentos por dia, por ordem de chegada. Não é necessário agendamento prévio. A ação é voltada não apenas para as pessoas físicas, mas aos que precisam fazer a declaração como Microempreendedor Individual (MEI).
Quem for utilizar o serviço é convidado a doar 2 pacotes de leite em pó de 400g cada. Todo o alimento arrecadado será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APE) Salvador, organização filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de prestar assistência integral às pessoas com deficiência intelectual.
Curso de programação web para mulheres
Com o intuito de promover a inclusão de mais mulheres no mercado de tecnologia, a Laboratória abriu as inscrições para o processo seletivo do curso de programação web para mulheres.
A formação tem duração de seis meses e ocorre de forma remota. As interessadas podem se inscrever no site.
A edtech celebra a marca de 3 mil graduadas em toda a América Latina, sendo 400 mulheres no Brasil com mais de 95% de empregabilidade. A ideia da Laboratória, com o apoio de empresas como Google, é também focar no nordeste do Brasil.
A iniciativa também visa contribuir para o avanço na redução da diferença de gênero nas empresas de tecnologia. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apenas 3 entre 10 pessoas trabalhando no setor são mulheres.
Das mulheres que passaram pelo programa, 22% são mães e 72% estavam fora do mercado de trabalho antes de ingressar na Laboratória. Além de começar uma carreira em tecnologia, 20% das graduadas que responderam ao Censo da edtech disseram estar liderando uma equipe, o que demonstra que seguem crescendo na área.
Biblioitinerante
O ponto de partida da Biblioitinerante será na Estação Rodoviária do Metrô, a partir desta segunda-feira (20), e vai até sexta-feira, 24, das 8h às 18h. Especialmente no primeiro dia da iniciativa, das 16h às 18h, os clientes do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas vão poder participar de uma série de atividades, realizadas pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), como apresentação da camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), com repertório que faz releitura de clássicos da música popular brasileira, recital de poesia, com Lucas de Matos e mediação de Fernanda Leão, e apresentação musical, com Guias Cegos.
Durante os demais dias, quem passar pelo mezanino da estação vai ter acesso a um lounge, com diversas opções de livros para serem lidos no local. A versão itinerante da Bibliometrô tem como objetivo aumentar o alcance do projeto e ampliar o acesso dos clientes à cultura e ao conhecimento.
A iniciativa, que terá periodicidade bimestral, estreia seu novo formato na Estação Rodoviária do Metrô e irá acontecer ao longo do ano em diferentes estações do sistema metroviário de Salvador – Lauro de Freitas.
Mulheres no Comércio Exterior
‘Mulheres, de empreendedoras a exportadoras’ será o tema do 3º Emex – Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior a ser realizado no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no próximo dia 22 de março. Criado durante a pandemia da covid-19, o evento da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com o hub Mulheres no Comex, será presencial pela primeira vez - com transmissão simultânea pelo YouTube.
A edição desse ano visa incentivar empresárias a explorarem mercados internacionais, além de ajudar no desenvolvimento profissional das mulheres que atuam no segmento. A fundadora do Hub Mulheres no Comex, Monnike Garcia, afirma que somente 13% das pequenas e médias empresas (PMEs) lideradas por mulheres são exportadoras.
A programação do evento contará com referências femininas importantes do segmento, como Ana Paula Lindgren Alves Repezza, diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil); Olinda Marinho, diretora-presidente da Marinho Comércio Exterior; Constanza Negri Biasutti, gerente de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Industria (CNI); Izis Janote Ferreira, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil; Rafaela Guerrante, pesquisadora do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); Andrea Zamolyi, diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Caterpillar Brasil, entre outras.
As inscrições são 100% gratuitas e estão disponíveis no site do Emex. Para os interessados que não puderem comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da AEB.