Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/03/2023 06h30

Foto: Divulgação 

Infrações no trânsito

Transitar apressadamente em alta velocidade, conduzir um veículo após ter ingerido álcool e portar narcóticos são algumas das infrações mais comuns cometidas por motoristas em todo o Brasil. No entanto, mais uma está entrando para a lista de crimes de trânsito: conduzir sem habilitação ou com documento vencido. Tem muita gente que se preocupa mais em adquirir um veículo do que em ter a documentação em dia. Seja de carro, de moto ou de caminhão, o fato é que este tipo de infração está cada vez mais frequente e parece que os condutores têm se sentido mais confiantes em cometer este crime.

Este ano, até o dia 31 de janeiro cerca de 61 motoristas foram flagrados conduzindo sem habilitação ou com o documento vencido na capital. Ano passado o número chegou a 573 condutores que praticaram este tipo específico de infração. Muitos desses condutores que dirigem sem carteira de habilitação ou com documento vencido, geralmente aprendem com conhecidos, e consequentemente, sentem-se seguros para praticar essas infrações. Cenas como essas são muito frequentes em pequenas cidades que ficam no interior do estado.

Boas práticas de sustentabilidade

A Bracell realizou a doação de diversos materiais reutilizáveis para a ONG Sem Fronteira, uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que promove a cidadania na Baixada Santista por meio da reciclagem de seus subprodutos visando à preservação do Meio Ambiente. Após a demolição do prédio administrativo temporário a fim de prosseguir com a construção do Terminal Portuário da Bracell no Porto de Santos, materiais inutilizados foram compartilhados com a instituição para serem reutilizados ou reciclados.

Entre os produtos doados estão: portas, vasos sanitários, pias de banheiro, torneiras, armários de escritório, cadeiras, ventiladores, entre outros. A iniciativa está alinhada com a estratégia de negócio da empresa, que visa reforçar a importância das boas práticas de sustentabilidade e contribuição à comunidade.

Recadastramento de armas particulares

O Ministério da Justiça atingiu a meta de recadastrar mais de 80% das armas particulares no país. De um total de 762.365 armas registradas no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), mantido pelo Exército, foram recadastradas até o momento 613.834. O número representa 81% do total. O prazo final para recadastramento termina no dia 3 de abril.

O Sigma é o sistema que registra os armamentos em nome dos chamados CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). O outro sistema nacional de registro de armas de civis, o Sinarm, mantido pela PF, registra armas de empresas de segurança privada, policiais civis, guardas municipais e pessoas físicas com autorização de posse ou porte.

O recadastramento atual, que começou em fevereiro, está sendo feito pela PF e vai condensar todas as informações sobre armamento civil no Sinarm a partir de agora. Essa foi uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que suspendeu, por meio de decreto, os registros para aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por CACs.

Pomada modeladora de cabelos

Quarenta dias após proibir a comercialização de qualquer tipo de pomada modeladora de cabelos, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberou a venda de 930 produtos do tipo. Mais de 1.500 permanecem irregulares.

A volta dessas marcas ao mercado ocorre depois que a agência reguladora investigou uma série de ocorrências em usuários das pomadas, utilizadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Foram registrados casos graves de lesões nos olhos, devido à intoxicação por um dos componentes dos produtos. Houve aumento de procura pelas emergências oftalmológicas devido à alta intoxicação nos olhos, que chegou a levar à cegueira temporária, em alguns casos. Em contato com os olhos, o produto pode provocar queimaduras na córnea.

A lista completa das marcas liberadas nesta segunda está disponível no site da Anvisa. As que não forem citadas continuam com a venda interditada porque mostraram concentração da substância causadora das irritações oculares, acima de 20%.

Mobilidade inteligente

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, está lançando uma página em seu site para pré-cadastro de novos fornecedores, com a finalidade de agilizar a comunicação entre as empresas interessadas em fornecer produtos e serviços específicos à empresa. A iniciativa permitirá maior eficiência, aproximação e inovação com novos parceiros na América Latina.

Na América Latina, a Alstom procura por parceiros para trabalhar nas seguintes áreas: Atividades de instalação; atividades de engenharia (sistemas, hardware e software); suporte de teste e comissionamento; e análise de dados.

Os fornecedores desses produtos e/ou serviços terão oportunidade de prover soluções aos negócios da Alstom em mercados como Argentina, Brasil, Chile e México. As empresas interessadas devem acessar o site e preencher o formulário de contato.

Futuros da Baía de Guanabara

A Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abre nesta terça-feira (21) a exposição interativa e imersiva Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática. A mostra gratuita ficará aberta até 14 de maio e tem classificação livre para todas as idades. O funcionamento será de terça-feira a sábado, de 9h às 20h; e, aos domingos e feriados, de 10h às 16h. A Casa da Ciência fica em Botafogo, zona sul do Rio.

Com foco na crise climática e abordagem científica, artística e extensionista baseada nos conhecimentos de ponta produzidos pela UFRJ, a exposição destacado a importância da pesquisa universitária e da tecnologia para projetar cenários futuros e buscar soluções para atenuar o problema no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo.

Entre as preocupações, a mostra salienta a elevação do nível do mar, a qualidade da água potável, ameaças à extinção de espécies, principalmente marinhas, como os botos-cinza e a redução de atividades econômicas, turísticas e culturais.

Temporada de Concertos 2023

O pianista e maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP se apresentam, no próximo dia 24 de março, às 20h, em uma transmissão online, pelo YouTube, da Temporada de Concertos 2023. 

O concerto mesclará temas de filmes clássicos, como a saga "Star Wars", a um repertório de canções clássicas brasileiras, como "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Garota de Ipanema" e "Em Algum Lugar do Passado". 

Acessível, a sessão terá tradução em libras, áudio descrição e legendagem e será transmitida tanto no canal do maestro quanto no canal da Fundação Bachiana.

Apreendidos no Brasil frascos de fentanil

Pela primeira vez, foram apreendidos no Brasil frascos de fentanil, um opioide sintético que é 100 vezes mais forte do que a morfina. A substância é a droga que mais causa mortes por overdose nos Estados Unidos. Segundo a polícia, foram apreendidos 31 frascos, 136 quilos de maconha, 13 quilos de mistura para cocaína, 2.500 pinos de cocaína cheios, além de milhares de pinos vazios durante a ação.

A apreensão foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo, por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), em fevereiro. A operação foi deflagrada com o objetivo de apurar uma suposta base utilizada por traficantes para armazenar drogas e materiais ilícitos diversos, na zona rural próxima à reserva biológica Duas Bocas, no município de Cariacica, na região metropolitana de Vitória.

O fentanil é um opioide sintético até 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. A droga se tornou a principal causa de morte entre os norte-americanos, de acordo com dados do CDC.