Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/05/2020 06h33

Foto: Divulgação

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado neste domingo, dia 03 de maio. A data celebra o direito de todos os profissionais de imprensa de investigar e publicar informações de forma livre. Foi criada, principalmente, para alertar sobre as impunidades cometidas contra jornalistas que são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por estes profissionais.

Como informação é poder, sempre há tentativa de controlar os meios de comunicação. Mas, a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer, de variadas maneiras. Historicamente foram cometidos muitos crimes contra a liberdade de imprensa, principalmente durante a Ditadura Militar no Brasil.

O dia foi criado pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura através da Decisão A/DEC/48/432 de 1993.

Dia do Sol

Neste domingo, também se comemora o Dia do Sol. Uma data voltada para a valorização desse importante astro; uma estrela de aproximadamente 4,5 bilhões de anos que não faz parte de nenhuma constelação. Ele está localizado a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e é extremamente quente, atingindo temperaturas entre 6 mil e 15 milhões de graus Celsius.

A luz solar é a fonte de energia de todos os seres vivos, sem a qual seria impossível sobreviver. É indispensável na fotossíntese das plantas, que transforma a energia luminosa em energia química.

O Sol desempenha também papel econômico, podendo ser utilizado como fonte de energia alternativa. Diferentemente dos combustíveis fósseis e das hidrelétricas, a energia solar não causa danos ao meio ambiente e é uma fonte abundante de energia limpa e renovável.

Além das importantes funções ecológicas e econômicas, o Sol também possui um papel essencial na vida dos seres humanos. É através da exposição solar, que conseguem produzir a vitamina D, uma substância que fortalece os ossos e atua no seu sistema imunológico.

Dia do Pau Brasil

Hoje é homenageada a árvore que deu origem ao nome do país: o pau-brasil. O seu nome vem do substantivo “brasa”. Isso porque a madeira da espécie Caesalpinia echinata tem a cor avermelhada, que lembra a cor de brasa das fogueiras.

Em 7 de dezembro de 1978, através da Lei nº 6.607, o pau-brasil foi decretado como árvore oficial nacional. É a única árvore brasileira protegida por uma lei exclusiva, que considera ilegal a sua exploração e exportação, o qual está, desde 1992, na lista brasileira de árvores com risco de extinção.

A árvore símbolo do Brasil também possui outros nomes, como: ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta, ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã.

O pau-brasil existia em abundância na Mata Atlântica, contudo, foi muito intensa a sua exploração pelos portugueses e demais colonizadores do Brasil, fazendo com que a  árvore ficasse escassa. Devido a sua alta qualidade, a sua madeira era utilizada para produção de móveis, principalmente na Europa.

Informação falsa, fraudulenta ou distorcida

Poderá ser punido o servidor público baiano que revelar intencionalmente informação falsa, fraudulenta ou distorcida, que prejudique a imagem de pessoas ou de instituições ou resulte em prejuízo à administração. A medida pode entrar em vigor caso seja aprovado o projeto de Lei do deputado estadual, Marcell Moraes, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Conforme o projeto, quem insistir nessa conduta ficará sujeito a pagar indenização, além das demais penalidades. Estão entre as infrações a divulgação em meio impresso ou eletrônico sem indicação da fonte primária; quem utiliza programa softwares para gerar notícias ou informações falsas.
O texto ainda propõe que o poder Executivo terá autorização para criar o Fundo Estadual de Combate à Informação Falsa, no intuito de rever as multas arrecadadas, que serão aplicadas em ações de enfrentamento à publicação de notícias falsas e em campanhas de conscientização.

Contran - aulas técnico-teóricas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a realização de aulas técnico-teóricas para formação de condutores na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da epidemia da Covid-19. A ação faz parte do pacote de medidas do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para garantir a segurança da população no enfrentamento da crise no setor de trânsito.

A medida veio socorrer esse segmento, que conta com cerca de 14 mil unidades distribuídas em todo o país e gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos, garantindo o funcionamento das atividades durante o período da pandemia.

De acordo com a Deliberação do Contran, os Centros de Formação de Condutores (CFC) estão autorizados a realizar as aulas na modalidade remota sempre que houver interesse por parte dos alunos inscritos. O conteúdo programático, a carga horária e a duração deverão seguir os mesmos critérios dos cursos presenciais.

Cursos gratuitos online sobre música

Fechado por conta da pandemia da Covid-19, o Teatro Castro Alves (TCA) transfere uma de suas ações para o mundo virtual. A partir da próxima sexta-feira (8), o teatro promove três cursos gratuitos online sobre música. As turmas abordam os seguintes temas: “A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas-feiras; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças-feiras; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, as quartas-feiras, das 10h às 10h45.

A ação tem parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) e com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Os interessados em participar devem garantir vaga, por ordem de inscrição, até o dia 6 de maio, por meio de um formulário disponível no site.

As aulas serão ao vivo através da plataforma Zoom. Com uma aula semanal, cada curso tem duração de três meses e não exige conhecimento prévio. O objetivo da formação é o de promover a introdução à apreciação musical e à prática de instrumento.