Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/04/2023 06h30

Foto: Divulgação 

Bahia Sem Fome

Neste fim de semana, o programa 'Bahia Sem Fome' entregou alimentos arrecadados no norte do Estado. Em dois dias, foram entregues 22 toneladas de alimentos, organizados em cestas, para comunidades indígenas dos municípios de Paulo Afonso, Glória, Abaré, Rodelas, Curaçá e Sobradinho. 

Também foram entregues à Diocese de Paulo Afonso duas toneladas de alimentos que serão distribuídos para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. Ambas as entregas contaram com apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia.

O Bahia Sem Fome é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação-geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome, que tem entre seus principais objetivos superar as situações de insegurança alimentar e nutricional da população baiana. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.bahiasemfome.ba.gov.br.

"Arte do Sagrado"

A partir desta segunda-feira (3), como programação especial da Semana Santa, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que fica no Pelourinho, em Salvador, recebe a mostra "Arte do Sagrado". A ideia é reunir peças artísticas que conectam história e religiosidade. 

As peças, de técnicas como pintura, bordado e iconografia, fazem parte do acervo da instituição e se inserem na categoria de obras dos Santos Padroeiros das Ordens Religiosas e Irmandades. 

A mostra fica em exibição até o dia 30 de abril. O ingresso custa R$10, e contempla o tour pelo museu da Ordem (famoso devido aos seculares azulejos portugueses) e pela Igreja (exemplar da tradição barroca tombado pelo Iphan). O local funciona de segunda a domingo, das 9h às 16h30.

Saga de Harry Potter

Sucesso da cultura jovem há 25 anos, a saga de Harry Potter cravou sua marca na história da literatura e do cinema mundial. E, para relembrar grandes momentos da saga, a Aliansce Sonae + brMalls promove a Harry Potter Hogwarts Experience em dez shoppings de todo o Brasil. Em Salvador, a  atração pode ser conferida no 2º  piso do Shopping da Bahia desde o último dia 24.

Pela primeira vez na América Latina, o evento começa em março e se estende até outubro de 2024. No evento, gratuito e inédito, os fãs poderão vivenciar experiências de ilusões de ótica e tecnologia em cenários imersivos onde Harry, Hermione, Ron, Voldemort, Dobby e outros personagens vivenciaram inúmeras aventuras. 

A programação será realizada em dois modelos de tamanho, a depender de cada shopping: de 200 m² e de 300 m². De forma itinerante, as ativações duram entre 24 e 38 dias. 

Programa Be Tech by Braskem

A petroquímica Braskem lançou o programa Be Tech by Braskem, voltado à capacitação profissional e à diversidade. A iniciativa é gratuita e voltada a pessoas pretas ou pardas, acima de 18 anos e que tenham concluído o ensino médio. Pelo menos metade das vagas são exclusivas para mulheres.

Realizado em parceria com a Ada, o treinamento usa o conceito de educabilidade (formação profissional aliada à empregabilidade). A Ada é especializada em capacitação na área de tecnologia e já formou mais de 7 mil alunos.

O curso do Be Tech by Braskem acontece de 17 de maio a 8 de novembro de 2023, com aulas presenciais e remotas. Há 25 vagas. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site do programa. A seleção é composta de quatro fases: curso online, teste de lógica, dinâmica em grupo e coding tank (etapa eliminatória com cinco aulas remotas ao vivo de lógica da programação que irá avaliar os candidatos na prática, entre 3 e 9 de maio).

Campanha da Voz 2023

A 25ª Campanha da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, já começou oferecendo 96 dias de exames gratuitos para avaliação da boca e garganta de fumantes com mais de 40 anos e que tenham percepção de incômodos nesses dois órgãos.

Essas doenças podem evoluir para tumores caso não sejam tratadas logo.

O objetivo é fazer um diagnóstico precoce que pode salvar a vida de muitos fumantes “e fazer com que parem de fumar. O sistema tem que oferecer condições para que se interrompa o vício que, infelizmente, pegou tanta gente na juventude”.

As estatísticas mostram que, entre as pessoas que fumam, a incidência de câncer de boca e garganta é de oito a dez vezes maior do que entre as que não fumam.

A Campanha da Voz 2023 tem como tema “Afine a sua saúde; cuide da sua voz”. Ela vai comemorar o Dia Mundial da Voz, em 16 de abril, e terá a participação dos atores Taís Araújo e Marco Nanini como embaixadores para a prevenção do câncer da boca e da garganta.

Ecossistema de Negócios de Impacto Socioambiental em Salvador

Quatro projetos foram selecionados este semestre para integrarem as atividades da disciplina “Apoio e Fomento ao Ecossistema de Negócios de Impacto Socioambiental em Salvador” (ACCS), da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Eaufba), em parceria com a Secis, Parque Social, Impacto e Colabore. As iniciativas que receberão apoio para o desenvolvimento de seus negócios por professores e alunos da instituição foram: Humma+, Clube Donas, Recicla Mais e Studio Arandela.

CineSolarzinho

O CineSolarzinho, primeiro projeto de cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, retorna a Salvador com atividades culturais gratuitas. A programação acontece nesta segunda-feira (3), a partir das 18h, no Vão Livre do Teatro Castro Alves, e contará com exibição de curtas-metragens com recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência, e acompanhados por um intérprete de Libras, além de distribuição de pipoca. O público poderá visitar ainda o furgão acessível, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, será exibido o premiado curta-metragem “Os Gabriel”, dirigido por Gabriel Batista, um adolescente autista de Planaltina, no Distrito Federal. No filme, ele revela cinco de suas personalidades, “Gabriel normal”, “emo”, “empolgadão”, “bombado” e “neurótico”, e as descreve, conversando com o público.

Prisão especial para quem tem curso superior

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a lei que previa prisão especial para quem tem curso superior. Os ministros acompanharam o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que questionava o benefício previsto no Código de Processo Penal (CPP).  Conforme o Artigo 295, inciso VII, do CPP, pessoas com diploma de curso superior de qualquer faculdade brasileira têm direito à pressão especial, não podendo ficar em uma cela comum com os demais detentos.

Para Moraes, não há justificativa para tratamento diferenciado com base no grau de instrução. “Trata-se, na realidade, de uma medida discriminatória, que promove a categorização de presos e que, com isso, ainda fortalece desigualdades, especialmente em uma nação em que apenas 11,30% da população geral tem ensino superior completo e em que somente 5,65% dos pretos ou pardos conseguiram graduar-se em uma universidade. Ou seja, a legislação beneficia justamente aqueles que já são mais favorecidos socialmente, os quais já obtiveram um privilégio inequívoco de acesso a uma universidade”, afirmou o relator.

Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa

Como parte das atividades relacionadas ao Dia do Jornalista, comemorado nacionalmente em 7 de abril, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) vão lançar, na terça-feira (4), às 9h30, a Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa. O lançamento vai ocorrer no Auditório Samuel Celestino, no edifício-sede da ABI.

A ideia recebeu o aval de instituições como as polícias Civil e Militar (Secretaria da Segurança Pública), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria da Justiça e Direitos Humanos da Bahia e Ministério Público Estadual (MPE), representadas na audiência. Também foram convidados a compor o coletivo o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), a Ordem dos Advogados do Brasil - seção Bahia (OAB-BA) e a União dos Municípios da Bahia (UPB).

Os números são expressivos: de 99 ocorrências, em 2017, os casos saltaram para 430, em 2021. E, embora tenham apresentado ligeira queda, as agressões continuaram em níveis preocupantes, alcançando, no ano passado, um total de 376 registros.

A Bahia é um microcosmo desse universo. Em 2022, pelo menos 14 jornalistas baianos foram alvo de violência, agravada pela sensação de impunidade. Nestes primeiros meses de 2023, já foram contabilizados ao menos cinco casos no estado e mais de 60 em todo o Brasil.