Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/04/2023 06h34

Foto: USP - Divulgação 

Denúncias de violência contra as mulheres

O Ligue 180, serviço telefônico que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres, passa a atender por um canal no WhatsApp.

O atendimento será feito pela atendente virtual, chamada Pagu. Inicialmente, serão ofertadas várias opções de ajuda, mas a qualquer momento uma atendente da central pode ser acionada. A equipe da central é composta somente por mulheres desde março.

De acordo com o Ministério das Mulheres, o atendimento sobre violência contra mulheres era feito pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100. Agora, com a separação dos serviços, o ministério poderá coletar dados acerca de violência contra a mulher por meio do WhatsApp, a serem usados na formulação de políticas públicas.

O Ligue 180 funciona, por telefone e WhatsApp, 24 horas, todos os dias da semana, de qualquer lugar do país. Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 ou pelo link.

'Dog Parks'

Salvador deverá ter, até o fim de 2023, 54 'Dog Parks', que são os parquinhos para cachorros implantados em praças espalhadas pela capital baiana. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a cidade hoje possui 28 espaços de lazer canino.

Os Dog Parks são áreas exclusivas para os cães, com brinquedos e aparelhos. São obstáculos, rampas, túneis, escadas e bastões, nos quais os cães podem praticar atividades de lazer, adestramento, treinos e exercícios físicos, além de séries de fisioterapia, para reabilitação pós-cirúrgica dos animais.

Hoje, os Dog Parks podem ser encontrados nas praças ACM, em São Caetano; José Augusto Saraiva, em Stella Maris; dos Dendezeiros, na Cidade Baixa; e Segredos de Itapuã, em Piatã. Para maior segurança na utilização dos espaços, os tutores devem seguir algumas regras. Por exemplo, não é permitida a entrada de fêmea no cio e os filhotes só podem frequentar após a finalização das vacinas. É necessário manter o cão sempre vacinado e protegido contra ectoparasitas. As fezes deverão ser recolhidas imediatamente.

Fórum CNT de Debates

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) realiza, nesta quarta-feira (5), das 14h às 18h, mais uma edição do Fórum CNT de Debates. O tema será Segurança Jurídica nas Relações do Trabalho. O evento será realizado de forma híbrida -- presencial, na sede da Confederação, em Brasília, e online, com transmissão no canal da CNT no YouTube.

O fórum tem as presenças confirmadas de Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego; Douglas Alencar Rodrigues, ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho); Rogério Marinho, senador da República; Marcel Van Hattem, deputado Federal; Francisco Macena, secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros.

Na ocasião, eles debaterão a importância da reforma trabalhista e os rumos da modernização da legislação do trabalho no Brasil.

Quarta do Jazz & Wine

As quartas-feiras do mês de abril prometem ser agitadas no Restaurante Alfredo, com o lançamento oficial do projeto “Quarta do Jazz & Wine”, uma programação especial para quem deseja aproveitar o cardápio do restaurante italiano mais tradicional da cidade apreciando um bom vinho e uma boa música.

A partir desta quarta-feira (5), os clientes poderão aproveitar uma experiência musical única que terá como foco os clássicos do Jazz e Soul Music, além do desconto de 25% em toda sua recém-lançada carta de Drinks, desenvolvida pelo mixologista chileno Alberto Huerta.

Os clientes também terão a possibilidade de levarem o vinho de casa com Taxa Rolha Grátis, afinal nada melhor que uma combinação de Vinho e Jazz. As reservas são limitadas a 50% da lotação máxima da casa, não obstante do cliente ir por ordem de chegada, e podem ser feitas através do site www.alfredoro.com.br ou pelo WhatsApp (71) 98814-5660.

Delegacias da mulher

Além do serviço telefônico que orienta e encaminha denúncias de violência contra as mulheres, o Governo Federal sancionou o projeto que prevê o funcionamento 24 horas por dia das delegacias da mulher em todo o País. O texto inclui domingos e feriados.
As mulheres que procurarem as delegacias deverão ser atendidas em salas privadas, preferencialmente por policiais do sexo feminino. Nas cidades onde não há uma delegacia especializada, o atendimento deverá ser feito em uma delegacia comum, de preferência por uma agente especializada.

Semana Nacional de Conscientização

O Governo Federal instituiu a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, a ser celebrada anualmente na semana que inclui o dia 10 de outubro.

A lei terá por objetivo promover debates, palestras e eventos abrangendo todos os aspectos da doença; estimular a implementação e a divulgação de políticas públicas para o enfrentamento da depressão; e divulgar as formas de acesso à atenção à saúde mental e os avanços obtidos em diagnóstico e tratamento. 

A Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, um dos mais amplos levantamentos de saúde do país, mostra que a frequência do diagnóstico médico de depressão foi de 11,3%, sendo maior entre as mulheres (14,7%) do que entre os homens (7,3%). “Entre os homens, a frequência dessa condição tendeu a crescer com o aumento da escolaridade. Em ambos os sexos não foi observada relação clara entre o indicador e a faixa etária”, diz o documento. 

Infertilidade

Uma a cada seis pessoas sofre de infertilidade no mundo, destacou em relatório o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, que fez um chamado urgente pelo aumento do acesso aos tratamentos.

Para a organização, trata-se de “um problema de saúde maior”, que afeta 17,8% da população adulta dos países ricos e 16,5% das pessoas nos países pobres e em desenvolvimento.

O relatório não analisa as causas médicas, ambientais, nem outros fatores que podem causar infertilidade, nem a sua evolução ao longo do tempo, mas constitui um registro da prevalência deste problema, analisando estudos realizados entre 1990 e 2021.

A OMS pediu que os países desenvolvam soluções para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da infertilidade, incluindo as tecnologias de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.