Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

10/04/2023 06h33

Foto: Divulgação 

Última chamada do Programa Ideiaz

As micro e pequenas empresas com projetos inovadores têm uma chance de tirar a ideia do papel e expandir os negócios. As inscrições para a quinta e última chamada do Programa Ideiaz, que pretende ajudar gratuitamente projetos inovadores de pequenas empresas, foram prorrogadas até esta segunda-feira (10).

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) está escolhendo até 300 ideias para receberem capacitação empreendedora, mentorias e apoio tecnológico por dez semanas.

Essa será a quinta e última chamada do Programa Ideiaz. Nos ciclos anteriores, o programa ajudou 696 projetos, que receberam treinamento e assistência tecnológica gratuitos. Nesta chamada, o programa conta com 33 incubadoras e aceleradoras credenciadas.

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível na página do Programa Ideiaz na internet. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Vacina bivalente

A Prefeitura de Salvador ampliará a aplicação da vacina bivalente para pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades, a partir desta segunda-feira (10).

Para receber a dose bivalente é necessário ser morador de Salvador e ter tomado, pelo menos, duas doses monovalentes com um intervalo de quatro meses, ou seja, até o dia 10 de dezembro de 2022.

A comprovação da comorbidade será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada, o indivíduo deve apenas verbalizar qual patologia apresenta no ato da vacinação.

A ampliação dos grupos prioritários ocorre de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde. A pasta determinou no dia 31 de março que todas as cidades que tenham doses disponíveis de Pfizer bivalente deveriam ampliar a imunização.

iFood está oferecendo 5 mil bolsas

Em parceria com a startup DIO, o iFood está oferecendo 5 mil bolsas de estudo gratuitas para as pessoas interessadas em ingressar no mercado de tecnologia. O projeto é destinado aos iniciantes na área e as inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de abril através deste link. O treinamento será focado no Angular, um dos frameworks Javascript mais utilizados atualmente. O sistema permite criar programas para dispositivos móveis, desktop e aplicativos on-line.

O bootcamp terá 75 horas de duração e é aberto a todas pessoas que buscam cursos em tecnologia, com prioridade para os integrantes de grupos sub-representados e de baixa renda, de acordo com a empresa.

Projeto ‘Osba no Vila’

A estreia do projeto ‘Osba no Vila’ é o destaque da programação da Orquestra Sinfônica na Bahia neste mês de abril. Serão duas apresentações no Teatro Vila Velha, um dos espaços culturais mais importantes de Salvador, nos dias 14 (sexta) e 15 (sábado) deste mês, sempre às 19h. Os ingressos para a apresentação custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e estarão à venda pela plataforma Sympla a partir das 14h desta segunda-feira (10).

Nestas datas, a Osba levará ao Vila Velha o Concerto dos Quatros Elementos. Na apresentação, o público será convidado a experimentar, por meio da música de concerto, uma conexão com os quatro elementos na natureza (fogo, terra, ar e água). 

O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres e contará com as obras “El Amor Brujo: Dança Ritual do Fogo”, do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946); "Abertura Brasília", do compositor brasileiro Mario Ferraro (1965); “Prelúdio à Tarde de um Fauno”, do compositor francês Claude Debussy (1862-1918); e “Sheherazade, Op.35”, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908).

Estágio na Suzano

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com as inscrições abertas para os programas de estágio 2023, que contemplam estudantes dos ensinos superior e técnico. Ao todo, serão mais de 150 vagas para atuação nas áreas florestal, industrial e corporativa da companhia, nos estados de São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Ceará.

São 19 oportunidades para o Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, nas regiões de São Mateus, Conceição da Barra, Posto da Mata, Mucuri, Teixeira de Freitas e Pedro Canário. Já para estágio superior, são sete vagas em Aracruz e seis em Mucuri.

Para o programa ‘’Raízes do Futuro’’, que contempla o Ensino Superior, estudantes de qualquer graduação com formatura prevista entre julho de 2024 a julho de 2025 podem participar do processo seletivo. Já para o ‘’Plante o Futuro’’, devem se inscrever alunos e alunas do Ensino Técnico, que possuem mais de 18 anos e disponibilidade para atuar no período diurno.

O processo de seleção será realizado em formato 100% online. As inscrições estão abertas até o final de abril. Para se inscrever nos Programas de Estágio da Suzano, basta acessar: https://linklist.bio/talentosuzano.

Prêmio Ademi-BA

O Prêmio Ademi-BA está com inscrições abertas para a sua 26ª edição. Profissionais e empresas associadas poderão se inscrever até o dia 02 de maio, apresentando trabalhos e projetos realizados em 2022, vinculados ao desenvolvimento de empreendimentos imobiliários do mercado baiano. 

São 12 categorias, dentre elas: empresa do ano, empresa revelação, lançamento imobiliário, arquiteto do ano e muitas outras. O Prêmio também é destinado para estudantes e professores de graduação, pós-graduação e nível técnico das áreas de arquitetura, urbanismo ou construção civil, que podem concorrer à categoria Inovação Acadêmica.

O regulamento, calendário completo, programação e ações do Prêmio podem ser encontradas no site e nas redes sociais da associação.

Nova “profissão”

Influenciador digital, blogueiro, produtor de conteúdo. Os nomes variam, mas não a certeza de que essa nova “profissão” está bombando. Com certeza você já pensou, mesmo que de brincadeira, em largar tudo para seguir a mais nova moda, mas não se engane porque a concorrência é dura. 

Uma pesquisa da consultoria Nielsen, feita em 2022, mostra que o Brasil é o segundo país com mais pessoas apostando na carreira, atrás somente dos Estados Unidos. Já no ramo do Instagram, os brasileiros dominam o topo do ranking. 

São 10,5 milhões de brasileiros influenciadores no Instagram, número que é oito vezes o número de advogados e quase 20 vezes o de médicos, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

A pesquisa também revela que jovens e adultos entre 18 e 24 anos e entre 25 a 34 anos dominam a profissão do momento.

Enquanto o primeiro grupo está mais presente no TikTok, o segundo utiliza mais o Instagram. O YouTube também é bastante popular entre os criadores de conteúdo brasileiros.