Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

14/04/2023 06h36

Foto: Divulgação 

Medida preventiva para as redes sociais

Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública estabeleceu as medidas administrativas a serem adotadas para prevenir a disseminação de conteúdos ilícitos, prejudiciais ou danosos em plataformas de redes sociais.  

texto publicado  prevê que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaure processo administrativo para apurar e responsabilizar as plataformas diante da propagação de conteúdos que incentivem ataques contra o ambiente escolar ou que façam apologia e incitação a esses crimes e seus perpetradores.  

Ainda de acordo com a publicação, a Senacon deverá requisitar às plataformas um relatório sobre as medidas tomadas para fins de monitoramento, limitação e restrição de conteúdos, incluindo o desenvolvimento de protocolos para situações de crise.

A avaliação de riscos sistêmicos, segundo a portaria, deverá considerar efeitos negativos, reais ou previsíveis, da propagação de conteúdos ilícitos, sobretudo o risco de acesso de crianças e adolescentes a conteúdos inapropriados para a idade; e o risco de propagação e viralização de conteúdos e perfis que exibam extremismo violento.   

100 pessoas mais influentes da revista "Time"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na lista de 2023 das 100 pessoas mais influentes da revista "Time". O líder brasileiro é citado ao lado de outros presidentes, como o dos Estados Unidos, Joe Biden; da Colômbia, Gustavo Petro; do chanceler alemão, Olaf Scholz; e da esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska.

Na publicação, cada personalidade escolhida é descrita por outra personalidade. No caso de Lula, ele é apontado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore como peça "fundamental nesta década decisiva" para o clima.

Na lista, aparecem ainda personalidades como o rei Charles III, o escritor Salman Rushdie, o ator chileno Pedro Pascal, o jogador de futebol Lionel Messi e a cantora Beyoncé. Lula é o único brasileiro.

Hospital Martagão Gesteira

Em parceria com a Prefeitura de Salvador, o Hospital Martagão Gesteira ganhará 46 novos leitos oncológicos. A iniciativa prevê, por meio de uma readequação e qualificação estrutural, a construção de dois novos pavimentos na unidade de saúde, garantindo a acomodação dos pacientes em um mesmo local, com assistência especializada, incluindo aqueles ainda em processo de investigação diagnóstica, seja com perfil clínico ou cirúrgico.

Com a conclusão do projeto, a instituição passará a contar com quatro novos leitos equipados com antecâmara e sistema de refrigeração adequada para realização de transplante de medula óssea, dois leitos de isolamento e 40 leitos de enfermaria dupla para atendimento aos pacientes clínicos e cirúrgicos em investigação ou tratamento oncológico.

Plano Cicloviário de Salvador

Usuários e profissionais do ciclismo têm até esta sexta-feira (14) para conhecer e dar suas sugestões sobre o Plano Cicloviário de Salvador. O documento segue em consulta pública no site da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), no endereço www.mobilidade.salvador.ba.gov.br. A proposta da consulta pública é possibilitar que a população tenha conhecimento sobre o diagnóstico da rede cicloviária da cidade, que já foi elaborado por uma equipe técnica, bem como conhecerem as ações previstas para o futuro.

Durante o mês de março, foram feitas oficinas onde os participantes puderam conhecer o texto inicial do Plano e fazer suas contribuições para melhoria do documento.

Evitar roubos de conta do WhatsApp

O WhatsApp passou a liberar uma atualização que visa evitar roubos de conta. A partir de agora, o aplicativo passará a pedir uma confirmação quando houver uma tentativa de transferir as conversas para um novo celular.

Com a mudança, o WhatsApp vai perguntar no celular antigo se o usuário realmente quer migrar a conta para outro smartphone. O alerta vai exibir o horário e em qual modelo de celular aconteceu a tentativa de transferência. O aplicativo também vai destacar que a transferência remove totalmente a conta do celular antigo.

Em caso de pessoas que não tenham mais acesso ao celular antigo, seja por roubo, furto ou defeito do aparelho, será possível solicitar uma segunda senha de uso único para realizar a transferência.

Formar mulheres para cargos de programação em TI

Uma iniciativa, fruto da parceria da Junior Achievement Brasil com o Grupo CCR, o Instituto CCR está oferecendo 2.200 vagas para um curso gratuito e on-line que vai formar mulheres para cargos de programação em TI. De maio a outubro, as alunas terão aulas semanais online para auxiliar no aprendizado, além de lives no YouTube com diversos profissionais sobre temas complementares.

O projeto faz parte do programa Elas na Tech, que tem o objetivo de aumentar a participação feminina no setor de tecnologia. Só para se ter uma ideia, mais de 70% dos cargos neste setor são ocupados por homens. Vale destacar que o ramo de TI é um dos que mais crescem no Brasil, seguido de uma remuneração acima da média.

As inscrições já estão abertas neste link e seguem disponíveis até o dia 30. Só serão aceitas inscrições de mulheres maiores de 18 anos. É preciso ter disponibilidade para realizar o curso online e participar dos aulões e mentorias ao vivo. A carga horária é de 6 horas semanais.

Centro de Diagnóstico do Grupo do GACC

Com capacidade aumentada para 40 mil atendimentos mensais, o Centro de Diagnóstico do Grupo (CDG) de Apoio à Criança com Câncer (GACC) ganhou um novo espaço no bairro de São Marcos, na capital baiana.

O novo posto de coleta do laboratório do GACC é vinculado ao SUS e pode realizar 180 atendimentos por dia. O espaço tem como público-alvo moradores do bairro de Pau da Lima, Canabrava, São Marcos e adjacências, atendendo também pessoas de outros locais. O valor do contrato é de quase R$ 374 mil.

Fundado em 2006, o CDG reúne as especialidades de Imunogenética e Transplantes, Diagnóstico de Doenças Infecciosas, Imunofenotipagem e Análises Clínicas. É atualmente o laboratório com a maior experiência em biologia molecular da Bahia, contribuindo para o avanço da área de saúde do Estado, realizando exames de alta complexidade

Oxe É Jazz 

O Oxe É Jazz agita o parque Costa Azul, em Salvador, com nomes como IFÁ, Eric Assmar, Clariana, Bahia Soul, Denise Correia, Restgate Blues e Kal Rebello. Tanto nesta sexta (14) quanto no sábado (15), o evento começa às 17h.

A noite de sexta será aberta pela Bahia Soul. Formada por músicos de peso do cenário instrumental baiano, o grupo é liderado pelo veterano saxofonista e flautista André Becker e traz releituras de clássicos do jazz, funk, soul e pop. Nessa apresentação, recebe a cantora paranaense radicada na Bahia, Denise Correia.

O curador do evento será a segunda apresentação da noite. O guitarrista, cantor e compositor baiano Eric Assmar fecha o dia junto a Clariana, que farão uma apresentação inédita, mesclando blues, jazz, soul e reggae.

A noite do sábado começa em ritmo de blues baiano.  A banda Restgate Blues convida Kal Rebello. A banda é liderada pelo gaitista, cantor e compositor Júnior Wyll e propõe um repertório que visita clássicos do blues e canções de seu EP "Vivendo Blues", lançado em 2020.

Para fechar a primeira edição do projeto em 2023 e a noite do sábado, o palco do Oxe É Jazz recebe o grupo IFÁ (Ijexá Funk Afrobeat). 

Denúncias de ameaças de ataques a escolas

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania informou que o serviço 'Disque 100' passará a receber denúncias de ameaças de ataques a escolas. As denúncias podem ser feitas por WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100.

De acordo com a pasta, poderão ser enviadas mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. O denunciante não precisa se identificar, fica sob anonimato.

Nas denúncias, será necessário que o denunciante informe o local alvo da ameaça (escola, creche, universidade) e os dados de suspeitos, se possível. Se a ameaça é feita em ambiente virtual, é recomendado informar rede social, site, endereço eletrônico, nome do usuário, URL do perfil em caso do Twitter, Instagram, Facebook e demais redes.

As informações, conforme o ministério, serão encaminhadas para a polícia, Conselho Tutelar ou Polícia Federal.