Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/04/2023 06h29

Foto: Divulgação 

Igualdade no mercado de trabalho

O governo federal sancionou duas alterações no Artigos 39 e 49 do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288). A medida publicada no Diário Oficial da União (DOU) estabelece diretrizes e critérios para a obtenção de dados sobre a distribuição étnica e racial no mercado de trabalho.

Conforme alteração no Art.39, os documentos administrativos direcionados para o setor público e privado devem incluir um campo para identificar a raça e etnia do trabalhador. A identificação será feita através do critério da autoclassificação em grupos previamente delimitados.

A nova medida pretende combater a discriminação racial e promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

A alteração no Art. 49 do Estatuto de Igualdade Racial também determina que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realize, a cada cinco anos, pesquisa destinada a identificar o porcentual de ocupação por parte de segmentos étnicos e raciais no âmbito do setor público. Essa pesquisa terá como finalidade auxiliar na execução da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR).

Resultado da PRF do feriadão

Os números de acidentes graves, mortos e feridos nas estradas federais brasileiras durante o feriado prolongado de Tiradentes deste ano – entre 21 e 24 de abril - diminuíram na comparação com 2022, segundo balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal. Já o total de acidentes aumentou 1%, passando de 736 para 746 em 2023, no comparativo com 2022.

Os acidentes graves – 193 - acusaram queda de 18% em 2023, na comparação com 2022, quando houve 234. O total de mortos este ano ficou 13% menor, com 59 casos ante 68 do ano passado. O número de feridos também caiu 20%, com 720 registros contra 898 de 2022. A comparação abrange o período entre 21 e 24 de abril de 2022 e 2023.

Durante o feriado, 545 pessoas foram presas em flagrante por vários crimes, e a PRF apreendeu mais de duas toneladas de maconha e 413 quilos de cocaína.

Vagas para emprego e estágio

A Veracel, indústria do ramo de celulose, está oferecendo vagas para emprego e estágio na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril (quinta-feira), pelo site da empresa.

As vagas de emprego são para Viveirista Florestal e Analista de Contratos Sênior. Já para os estudantes de nível superior, são para os setores de: Custos e Orçamentos, Sistemas TI, Planejamento Florestal, Infraestrutura TI, Produção Mudas, Produção Celulose, Segurança da Informação, Colheita Florestal.

Podem se inscrever estudantes de cursos de nível superior como: Administração, Economia, Ciências Contábeis, Análise Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia de Software, Sistemas da Informação, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Produção, Engenharia Química, Agronomia, ou áreas correlacionadas.

São 30 horas de trabalho semanais, das 8h às 15h. O estágio possui duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Segundo a empresa, os salários são compatíveis com o mercado. Além disso, a indústria elencou garantias como: assistência médica, assistência odontológica, Cesta de Natal, previdência privada, programa de remuneração variável, programa de treinamentos, seguro de vida e vale-alimentação, entre outros.

Nova unidade do Hiperideal  em Salvador

Nesta terça-feira (25), o Hiperideal inaugura, às 7h30, a 23ª loja do grupo, localizada na Rua Amazonas, 1541, ao lado do Condomínio Pituba Ville, em Salvador.

O novo espaço segue o padrão das outras unidades na rede, com design inovador e foco na experiência do cliente através do atendimento especializado e produtos selecionados.

Em seus 1.100m² de área, o Hiperideal Amazonas conta com padaria de fabricação própria, adega com portfólio exclusivo, seção saudável e pizzaria, além de espaços instagramáveis. O espaço ainda tem nove caixas para compra, self checkout e estacionamento amplo entre área externa e subsolo.

A inauguração será marcada por uma semana de comemorações, degustação de produtos de marcas parceiras, programação exclusiva para crianças, além de ofertas.

Moção de Reconhecimento

A Fieb (Federação de Indústrias da Bahia) homenageou o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, com uma Moção de Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos como presidente da CBPM.

A homenagem aconteceu durante reunião de diretoria e conselheiros da Fieb e foi proposta pelo vice-presidente da Fieb, Paulo Misk. A moção foi aprovada por unanimidade e registra o grande trabalho desenvolvido por Tramm, em prol da mineração baiana, não apenas sob a ótica da pesquisa e do reconhecimento geológico, mas também, na defesa da ferrovia e do trem

A propositura da moção contou também com apoio especial de: Murilo Xavier, Max Muniz, Jamilton Nunes, Carlos Vieira Lima e Carlos Marden, além de Vicente Matos que solicitou a juntura do Sinduscon/BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia) a este reconhecimento.

"Imposto de Renda Solidário"

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) lançou a campanha "Imposto de Renda Solidário", que visa mobilizar a sociedade e a classe contábil para incentivar as doações dedutíveis do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A campanha marca o Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado nesta terça-feira, no dia 25 de abril.

Os contribuintes podem doar até 6% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI), do país, estado ou município, como forma de incentivar as ações voluntárias. Inclusive, o cidadão pode direcionar essas doações a instituições de sua escolha cadastradas nesses fundos.

As doações são calculadas automaticamente pelo programa da Declaração, da Receita Federal, e não geram nenhum custo ao
contribuinte. O passo a passo está disponibilizado no site do CRCBA (https://www.crcba.org.br/irsolidario), com orientações para fazer a doação. Os contribuintes podem buscar orientações sobre como ajudar uma instituição por meio do seu contador. Também é possível ajudar diretamente uma instituição de sua escolha, enviando o comprovante do pagamento e o DARF para o e-mail da mesma instituição, junto com seus dados.

Série Carybé

O Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da Bahia é a atração da primeira edição, em 2023, da Série Carybé, projeto da OSBA que traz apresentações com formato e repertório camerístico. O concerto acontecerá no dia 28 de abril, às 19h, no Teatro do Goethe-Institut Salvador/ICBA. Os ingressos estão à venda pelos valores de R$10 (inteira) e R$5 (meia) na plataforma  Sympla

O grupo de músicos para esta apresentação será formado por Tota Portela (flauta), Gabriel Marcaccini (oboé e corne inglês), Pedro Robatto (clarineta), Jean Marques (fagote) e Josely Saldanha (trompa), além da participação de Hugo Prio (oboé).

Heróis e Heroínas da Pátria

O nome da pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nascida em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha (SC), Zilda Arns atuou para combater a desnutrição infantil e para valorizar a importância do trabalho voluntário. Indicada três vezes para o Prêmio Nobel da Paz e homenageada no Brasil e no exterior, foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança.

Zilda trabalhou junto a comunidades e treinou voluntários para ensinar mães de crianças em situação de vulnerabilidade a usar o soro caseiro, que combate a diarreia e a desidratação. Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as ações alcançaram 72% do território nacional.

Outro papel decisivo de Zilda Arns no combate à mortalidade infantil foi para reverter a síndrome da morte súbita. Em 2009, uma campanha liderada pela Pastoral da Criança reforçou aos pais a necessidade de colocar o bebê para dormir de barriga para cima, já que evidências científicas apontavam que a posição seria mais segura.