Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

02/05/2023 06h33

Foto: Divulgação 

Plano Nacional do Livro e Leitura 

Com objetivos de incentivar o hábito da leitura no país, ampliar o número de bibliotecas e facilitar o acesso da população aos livros, o Plano Nacional do Livro e Leitura será reestruturado.

Criado em 2006, a reestruturação do plano terá a participação do governo e da sociedade, envolvendo os ministérios da Cultura e da Educação, além de leitores, editores, escritores, livreiros e a cadeia produtiva e distributiva do livro.

Cinco princípios nortearão o plano de 2023 a 2033. O primeiro é fazer com que o livro esteja mais presente no cotidiano das pessoas, de forma que se tenha a sociedade pensando o livro, a leitura e a literatura. Outro é trabalhar nas escolas a formação de leitores, não apenas do ponto de vista funcional, para passar no vestibular, mas de forma cultural para que o hábito de ler seja criado e permaneça.

Os outros princípios que nortearão o plano nacional são o incentivo à leitura em família; a ampliação do número de bibliotecas no país, para facilitar o acesso aos livros, e a busca de meios para viabilizar a redução do preço do livro, para ampliar o acesso a esse bem cultural.

Sobrecarga de trabalho de professores

Pelo menos 71% dos professores brasileiros estão estressados pela sobrecarga de trabalho, mostrou um levantamento feito pelo instituto de pesquisa Ipec, encomendado por entidades como Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente.

O levantamento foi realizado com 6.775 professores de escolas públicas (municipais e estaduais) de todo o país, entre julho e dezembro de 2022.

O apoio psicológico está no topo das preocupações dos professores, entre dez medidas relacionadas pela pesquisa. Essa necessidade é lembrada por 18% dos pesquisados e fica à frente de aumento no salário dos profissionais (17%).

Semana do Trabalhador PCD

A Apae Salvador promove a Semana do Trabalhador PCD - O trabalho como um direito de todos, com uma programação especial, que abordará o mercado de trabalho para o trabalhador com deficiência, sobretudo intelectual e múltipla. A evento acontece entre esta terça-feira (2) e 5 de maio, com uma série de atividades que englobam palestras, oficinas práticas, apresentações culturais, além de uma visita técnica a uma emissora de televisão. As ações serão realizadas através do setor de Inserção e Acompanhamento Profissional da Apae Salvador, juntamente com os demais setores da Unidade São Joaquim - USJ. 

Taxa de internação de motociclistas

Dados do Ministério da Saúde mostram que a taxa de internação de motociclistas passou de 3, 9 por 10 mil habitantes para 6,1 por 10 mil habitantes entre 2011 e 2021 – um aumento de 55%, considerando apenas a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e conveniados. Somente em 2021, o custo com esse tipo de internação chegou a R$ 167 milhões. 

Em 2020, as lesões de trânsito foram responsáveis por mais de 190 mil internações – dessas, cerca de 61% entre motociclistas. As lesões de trânsito são um importante problema de saúde pública global, figurando entre as dez principais causas de morte em países de baixa e média renda e a sexta causa de Daly, da sigla em inglês Disability Adjusted Life Years, que significa anos de vida perdidos ajustados por incapacidad”. 

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, o número de mortes de motociclistas por lesões no trânsito apresentou estabilidade entre 2011 (11.485 óbitos) e 2021 (11.115 óbitos), assim como a taxa de mortalidade que, em 2011, foi de 5,8 por 100 mil habitantes e, em 2021, ficou em 5,7 por 100 mil habitantes.  

Arena 10 anos

Em comemoração aos seus 10 anos de história, celebrados em 2023, a Arena Fonte Nova vai apresentar uma exposição inédita e itinerante com grandes momentos que marcaram a sua trajetória. A mostra “Arena 10 anos” está no hall Vip do estádio, antes da partida entre Bahia e Volta Redonda, pela Copa do Brasil. A partir desta terça-feira (2), a exposição estará no Shopping Bela Vista, no piso L2, e fica até o dia 31 de maio. Em breve, novos locais serão anunciados.

Na exposição, o público vai fazer uma viagem no tempo e poderá conferir desde fotos da construção da Arena e relembrar momentos importantes da sua história, incluindo eventos esportivos mundiais como a Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, Olimpíadas de 2016, além dos clássicos do futebol local e nacional. A mostra traz ainda lembranças de shows internacionais memoráveis realizados na Arena, como Paul McCartney, Elton John, Roger Waters, A-há e além dos sucessos de diversos artistas nacionais, como Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Sandy e Junior, e eventos próprios como o Carnavalito e Fonte de Natal. O público poderá ainda conferir outros fatos interessantes, como os eventos religiosos, as ações sociais e a atuação do equipamento durante a pandemia.

Democracia e legislação

Em ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa,  a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos realizará o bate-papo "Democracia e legislação - Liberdade de imprensa em governos democráticos". O evento acontece no dia 3 de maio, a partir das 19h, no Makerspace ACBEU Bahia, no bairro da Pituba, em Salvador. A entrada é gratuita.

Com mediação do jornalista Fernando Duarte, o encontro contará com a participação dos especialistas Wilson Gomes, professor titular da UFBA; Nina Santos, pós-doutoranda em Democracia Digital; e Samuel Barros, professor do Departamento de Ciência Política da UFBA.

Web Summit Rio

A cidade do Rio de Janeiro sedia o maior evento de tecnologia e inovação do mundo. É o Web Summit Rio, que vai até quinta (4) reunindo milhares de visitantes no Riocentro, para debater temas como ciências de dados, educação, comércio eletrônico, futuro do trabalho, alterações climáticas, meios de comunicação, entre outros tópicos. Com ingressos esgotados, a primeira edição do evento fora da Europa deve movimentar R$ 1,2 bilhão na economia carioca nos próximos seis anos.

O festival contará com nomes como David Vélez, fundador e CEO do Nubank; Ayo Tometi, cofundadora do Black Lives Matter; Maju Coutinho, jornalista e apresentadora de TV; Luciano Huck, apresentador de TV; Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Kathleen Breitman, cofundadora da Tezos; Cassie Kozyrkov, Mate Pencz, Co-founder & CEO Loft; Gabriel Braga, cofundador e CEO do QuintoAndar; Catherine Powell, Global Head of Hosting do Airbnb; e o prefeito do Rio Eduardo Paes, entre outros.

Vítimas de acidentes de trabalho

Morrem no Brasil, em média, sete pessoas por dia vítimas de acidentes de trabalho, segundo levantamento da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). A autarquia federal desenvolve há 56 anos pesquisas no campo da segurança do trabalho.

Em 2022, foram notificados 2,5 mil acidentes laborais que resultaram em morte, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibilizados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. O número é maior do que o período pré-pandemia, em 2019, com 2,1 mil mortes em acidentes.

Mesmo entre aqueles que estão formalizados, os chamados acidentes de trajeto, quando a pessoa se acidente a caminho do trabalho, tem uma frequência relevante. Entre os diversos elementos apontados como “agentes causadores de acidentes” no sistema do observatório de segurança, as motocicletas ocupam o primeiro lugar, com 5% de incidência, junto com o contato com material biológico e pessoas contaminadas, também com 5%. Em números absolutos, isso significa que as motos estiveram envolvidas em 24,6 mil acidentes de trabalho em 2022.

As atividades de atendimento hospitalar são as que registraram mais acidentes em 2022, com 55,7 mil casos, o que representa 12% dos 612,9 mil acidentes contabilizados no ano passado.