Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

15/05/2023 06h28

Foto: Divulgação 

Situações análogas à escravidão

Somente neste ano, 1.201 pessoas foram resgatadas de situações análogas à escravidão no Brasil. Os dados relacionados ao resgate de pessoas em situações análogas à escravidão constam no Radar SIT, mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Trata-se de um painel de informações e estatísticas online sobre as inspeções do trabalho realizadas no país.

Em 2023, ocorreram resgates em 17 das 27 unidades federativas. Dos casos registrados, 87,3% envolvem trabalho rural. Em Goiás, 372 pessoas foram encontradas em situação análoga à escravidão desde o início de janeiro. Todas elas em estabelecimentos agrários. É o estado com o maior número de ocorrências.

Em seguida, aparece o Rio Grande do Sul, com 296 casos. Esse número foi impulsionado pela inspeção nas vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton, em Bento Gonçalves (RS), onde 207 trabalhadores viviam em condições degradantes. Em março, semanas após a fiscalização, foi assinado um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) no qual as três se comprometeram a pagar R$ 7 milhões em indenizações.

Colheita de Talentos

A partir desta segunda-feira (15), começam as inscrições para o programa “Colheita de Talentos”, que visa à formação de profissionais que desejam atuar na área florestal, com destaque para a operação de máquinas florestais, corte e baldeio de madeira. Ao todo, serão disponibilizadas 12 vagas, preferencialmente, para os moradores de Alagoinhas e região. O curso, que tem duração de seis meses, é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoinhas, com o apoio da Bracell Bahia.

As inscrições poderão ser feitas no site: https://www.tecnicosenai.com.br/unidade-alagoinhas/. Para participar da seleção, é necessário que o interessado seja maior de 18 anos, tenha o ensino médio completo e habilitação B definitiva. As oportunidades também são direcionadas às mulheres. 

O curso acontecerá de segunda a sexta-feira, das 2h às 12h, e terá carga horária total de 1.072 horas. As aulas teóricas serão realizadas na sede do Senai Alagoinhas, na praça Barão do Rio Branco, 55, no Centro, e as práticas, em uma unidade móvel da instituição nos módulos de colheita da Bracell, também no município.

Sistema de Reconhecimento Facial

Dois homicidas e dois traficantes foram capturados, após alertas do da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no último sábado (13), na capital e na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com a SSP-BA, o primeiro homem foi preso em Lauro de Freitas, com um alerta de 91% de similaridade. Ele tinha mandado expedido por homicídio.

Horas depois, um traficante passou por um dos pontos monitorados em Salvador e foi alcançado por equipes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar. A presença do criminoso foi captada com 92%.

As câmeras instaladas em Pojuca, também na RMS, apontaram 91% para um procurado por tráfico e associação criminosa. Ele foi preso por policiais da 32ª CIPM. Outro homicida foi achado com mais de 93% e conduzido por equipe da 16ª CIPM. 

Com as últimas prisões, a ferramenta já bateu a marca de 815 foragidos da Justiça encontrados.

Semana de Museus

Entre esta segunda-feira (15) e 21 de maio, os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, participam da 21ª Semana de Museus, com o tema 'Museus, sustentabilidade e bem-estar'.

O Museu Geológico da Bahia (MGB), no Corredor da Vitória, em Salvador, também vai integrar a 21ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. Neste ano, o evento tem como tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Entre as novidades preparadas pelo MGB, está o retorno das Terças Musicais, projeto promovido pelas Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

A Semana Nacional de Museus tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. A temática apoia saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra, três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.   

Café da Manhã Empresarial Cieb

Com o tema “Como garantir o amanhã da sua empresa: uma reflexão”, o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb) realiza, no próximo dia 18, a 3ª edição do Café da Manhã Empresarial. O evento é exclusivo para os presidentes, executivos e diretores de empresas vinculadas à entidade e terá como convidado o presidente do Grupo Empreenda, consultor de várias empresas da lista das maiores do Brasil, César Souza.

O Café Empresarial tem por objetivo estimular o ambiente de negócio e estimular o compartilhamento de tendências e boas práticas de gestão. A programação será iniciada às 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), e será aberta pelos diretores Eduardo de Sá e Arlene Vilpert.

Apas Show

Nesta segunda-feira (15), às 10h30, será realizada a cerimônia de abertura da Apas Show, maior evento varejista do mundo, na Expo Center Norte, com a presença de autoridades, entre elas, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Entre os convidados confirmados estão prefeitos de importantes cidades do interior como Bauru, São José do Rio Preto e Limeira, Deputados Federais e Estaduais, vereadores e secretários de governo e do município, assim como representantes de entidades de classe e da sociedade civil.

A Apas Show projeta a visita de 120 mil pessoas nos quatro dias de eventos e um volume de negócios que deve chegar a R$ 14 bilhões.

Mães adolescentes na Bahia

Segundo dados levantados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mais de 1,3 mil adolescentes menores de 14 anos se tornaram mães no estado em 2022. Já entre o grupo de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, 24 foram mães no ano passado.

O levantamento do perfil de mães na Bahia também aponta que, em 2022, 48,2% deu a luz quando era jovem (20 a 29 anos) e 37,8% adulta (30 anos ou mais).

Quanto ao tipo de parto, 52,0% realizaram o parto normal. Entre os filhos nascidos vivos, a maioria foi do sexo masculino: a cada 100 meninas nascidas vivas na Bahia em 2022, nasceram 104 meninos.

Em 2022, 100 mulheres morreram devido a causas maternas. Desses, cerca de 30,0% dos óbitos ocorreu durante o puerpério. As causas dessas mortes foram: hipertensão gestacional (14,0%); eclampsia (10,0%) e; hemorragia pós-parto (7,0%).

Os dados estão disponíveis no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cursos gratuitos

Em Salvador, a Fundação Cidade Mãe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, oferece 71 vagas para cursos gratuitos de maquiador e agente de limpeza e conservação, em Salvador. Os cursos têm carga horária de 160 horas/aula e contam com certificado após a conclusão. A matrícula deve ser realizada nas unidades físicas onde as aulas serão realizadas.

As aulas de capacitação para agente de limpeza e conservação serão realizadas entre os dias 15 de maio e 13 de julho, na sede do CCS Bariri das Artes, no Engenho Velho de Brotas, e no CCS Cristo é Vida, na Chapada do Rio Vermelho.

Já as aulas para o curso de maquiador irão ocorrer entre os dias 25 de setembro e 24 de novembro, no CCS Cristo é Vida, na Chapada do Rio Vermelho.

Jatos privados, turboélices e aviões executivos

O Brasil é o segundo país do mundo com mais jatos privados, turboélices e aviões executivos somados. São 1.566 aeronaves brasileiras do tipo. O país, no entanto, fica bem bastante do primeiro colocado, os Estados Unidos, que têm 21.800 jatinhos (incluindo os três tipo citados acima), número quase 14 vezes maior.  

Mas vale destacar que, com o somatório de jatinhos, o Brasil ganha da Alemanha e Reino Unido juntos, por exemplo. Os dois têm, respectivamente, 783 e 525 jatinhos. Os números são da Stratos Jet Charters, divulgados pela Bloomberg Línea Brasil. 

Confira o ranking dos 10 primeiros colocados:

1 - EUA - 21.800

2 - Brasil - 1.566

3 - México - 1.439

4 - Canadá - 1.322

5 - Alemanha - 783

6 - Venezuela - 739

7 - Austrália - 635

8 - Reino Unido - 525

9 - França - 482

10 - China - 464