Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

17/05/2023 06h27

Foto: Divulgação

Balé Folclórico da Bahia recebe patrocínio da Prefeitura de Salvador

A Prefeitura de Salvador firmou na noite da terça-feira (16) um convênio com o Balé Folclórico da Bahia, durante solenidade no Teatro Miguel Santana. A parceria foi assinada pelo prefeito Bruno Reis, pelo secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e pelo presidente da instituição, Vavá Botelho. Com o convênio, será destinado o valor de R$ 380 mil em 2023, que vai auxiliar no custeio dos artistas, do pessoal do administrativo, na manutenção do imóvel e do espetáculo do grupo.

O patrocínio da Prefeitura também viabilizará a continuidade de projetos da Fundação Balé Folclórico da Bahia, além das oficinas de dança gratuitas abertas à comunidade. Após a assinatura do convênio, o prefeito Bruno Reis assistiu a um espetáculo do Balé Folclórico ao lado de Vavá e Tourinho, além de outras autoridades municipais e integrantes do grupo.

“Até Quando”

A exposição “Até Quando”, do fotógrafo baiano Genilson Coutinho, será aberta nesta quarta-feira (17), Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia, no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador. A mostra é gratuita e receberá visitação até o dia 17 de junho, de terça a sexta, das 13h às 18h, e finais de semana e feriados, das 13h às 17h. 

A pergunta no nome da exposição é um questionamento de milhares de LGBTQIA+ a cada notícia sobre os diversos casos de violência contra a comunidade. A cada 23h, uma pessoa LGBTQIA+ é assassinada, de acordo com dados do Grupo Gay da Bahia (GGB). Na maioria, os casos são esquecidos nas gavetas dos tribunais ou classificados como crimes comuns.

A curadoria é de Leandro Colling, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS). 

Heróis e Heroínas da Pátria

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17), a Lei 14.584, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inscreve o nome de Irmã Dulce, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

“Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica inscrito o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação”, diz o texto da lei.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria homenageia os brasileiros ou grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida em defesa e construção do país com dedicação e heroísmo excepcionais.

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, nasceu em 26 de maio de 1914 em Salvador, Bahia. Desde cedo, ela acolhia mendigos e doentes em sua casa, transformando-a em um centro de apoio para a população carente. Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e adotou o nome de Irmã Dulce.

Contas inativas do Google

O Google anunciou que irá excluir contas que estejam inativas há mais de dois anos. A medida passará a valer a partir de dezembro e incluirá e-mails, perfil do Google, conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube e Google Fotos. Antes da exclusão definitiva, os usuários das contas que se encaixam nesse perfil receberão diversas notificações.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança na internet, já que contas que não estão mais em uso apresentam mais chances de serem usadas de forma mal intencionada, como roubo de identidade e até disseminação de spam. Contas de escolas, empresas, ou com assinatura Google One, não serão afetadas.

Projeto Pequeno Cidadão

O SAC promove um atendimento exclusivo para crianças e adolescentes até 17 anos para emissão de RG. A ação faz parte do Projeto Pequeno Cidadão, que acontece neste sábado (20), nos postos SAC Bela Vista, Liberdade e Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. O atendimento, em um ambiente lúdico e preparado para o público infantil, será de 8h às 12h, em Candeias;  e de 9h às 13h, no SAC Bela Vista e SAC Liberdade.

Antes de se dirigir aos postos, é preciso agendar previamente através do email [email protected]. A primeira via de RG é gratuita. A partir da segunda via, é necessário pagar uma taxa de R$ 46,19. Para solicitar o documento, é preciso apresentar certidão de nascimento original.

Vale salientar que nos postos SAC Liberdade e SAC Candeias, é necessário levar uma foto 3×4. A fotografia deve ser colorida e ter a imagem frontal da pessoa a ser identificada, sem retoque, e com a cor do fundo branca.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

LiteraTur

Projeto que une literatura e turismo, a LiteraTur firmou uma parceria inédita com a Academia de Letras da Bahia (ALB) para a edição deste ano. A data e o local da realização serão divulgados nesta quarta-feira (17), na sede da ALB, em Salvador. Com foco na formação de novos leitores e incentivo da leitura entre os mais jovens, o evento literário vai promover quatro edições em escolas públicas estaduais.

A jornalista e produtora cultural Camilla França e o escritor Edgard Abbehusen assinam, novamente, a curadoria do festival itinerante que, no ano passado, realizou edições em Salvador e Itacaré. 

Projeto “Viva o Museu Popular”

O Grupo de Arte Popular A Pombagem leva arte de rua para monumentos públicos e praças de Salvador, reunindo teatro, música, dança, fotografia e educação patrimonial. A iniciativa integra o projeto “Viva o Museu Popular” e acontece todas às quartas. 

A programação, que inicia nesta quarta-feira (17) e segue até 14 de junho, inclui três apresentações do espetáculo “O Museu é a Rua” em diferentes monumentos da cidade e duas rodas de conversa temáticas que acontecem na Casa do Museu Popular da Bahia (Fazenda Grande do Retiro). Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O espetáculo será apresentado nesta quarta-feira (17), no Cristo da Barra; 31 de maio no Monumento ao Dois de Julho (Campo Grande) e 14 de junho no Marco da Cidade (Porto da Barra). 

As rodas de conversa acontecem na Casa do Museu Popular da Bahia nos dias 24 de maio com a exibição do documentário “Olha o museu no meio da rua”; e 7 de junho com o tema  “Teatro de Rua e Educação Patrimonial”, tendo como mote a recriação cênica da Festa do Lixo. Todas as atividades iniciam sempre às 14h.

Feira de Cafés Especiais da Bahia

A 1ª edição da Feira de Cafés Especiais da Bahia, no próximo dia 20 de maio, a partir das 13h, reunirá produtores, marcas de café, fornecedores de equipamentos, donos de cafeterias e produtos associados, no pátio do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória.

O evento gratuito busca promover o intercâmbio entre setor produtivo e consumidores, levando ao público a diversidade de cafés especiais produzidos no estado. Serão realizados ciclos de palestras, feira de produtores, torrefadores e fornecedores do cenário de cafés especiais. 

Dentro da feira, acontece ainda o Torneio de Latte Art, inédito em Salvador. As inscrições são gratuitas e basta ter experiência com a máquina de expresso e vaporização do leite.  O cadastro pode ser feito pelo Sympla.

Universidades brasileiras

Um estudo realizado pela World University Rankings (CWUR) mostrou que nenhuma universidade estadual ou federal brasileira está no top 100. A lista mostra que 22 instituições nacionais está entre as mil melhores. O levantamento leva em conta quatro áreas para fazer a classificação: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas realizadas.

No ranking, as primeiras colocações são de instituições estadunidenses: a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford. Aliás, nas 10 melhores posições estão oito instituições estadunidenses e duas inglesas.

Entre as brasileiras, a melhor colocação (109ª) ficou com a Universidade de São Paulo (USP). No ano passado, a estadual havia ficado quatro posições na frente. A segunda brasileira é também de São Paulo, a Universidade de Campinas (Unicamp) (que era a 347ª, subiu para a 344ª posição).

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, a terceira posição entre as nacionais e a que tem melhor colocação entre as federais) caiu da 360ª posição para 376ª. A Estadual de São Paulo (Unesp) também desceu no ranking (era a 421ª e foi para 424ª). A Federal do Rio Grande do Sul subiu da posição 474 para 467.