Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

19/05/2023 06h34

Foto: Agência Saúde 

Campanha Nacional de Doação de Leite Humano

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (18) a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, com a meta de ampliar em 5%, em 2023, a oferta de leite materno a bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTIs e que não podem ser amamentados pelas próprias mães.

Com esse percentual, será possível atender, pelo menos, 60% da demanda por leite humano, o equivalente a 245,7 mil litros. Atualmente, 55% dos bebês prematuros ou de baixo peso recebem leite humano. Em 2022, foram coletados 234 mil litros de leites, que alimentaram 222 mil recém-nascidos. No total, 197 mil mulheres fizeram doações no período.

Com o slogan, “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, a campanha marca o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19), e quer atrair mais doadoras. 

O Ministério da Saúde reforça que qualquer quantidade de leite pode ser doada. Um pote de 200 ml, por exemplo, serve para alimentar até dez bebês prematuros ou com baixo peso. Toda mulher que está amamentando pode ser doadora. É preciso estar em condição saudável e não estar tomando medicação que interfira na amamentação.

Para saber a localização de um banco de leite humano, basta ligar para o número 136 ou acessar o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

PRF promove leilão na Bahia

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia (SPRF-BA) está promovendo mais um leilão de veículos de forma exclusivamente online através do site do Leiloeiro Público, nos próximos dias 25, 26 e 27, às 9h.

Entre os lotes disponíveis, há veículos de terceiros recolhidos, classificados como conservados, isto é, veículos passíveis de recuperação e com possibilidade de receber documentação para regularização, tendo condições de voltar a circular em via pública, e também sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível.

Serão oferecidos ao público mais de 1.500 lotes no total. Quem quiser fazer lances deve se cadastrar no site do leiloeiro, com no mínimo de 48 horas de antecedência. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem participar.

A equipe do leiloeiro está disponível por ligação gratuita ou WhatsApp pelo 0800 278 7431 ou pelo e-mail leilõ[email protected] para auxiliar com o cadastro e tirar dúvidas.

Serviço Família Acolhedora

A Fundação Cidade Mãe (FCM) promove, nesta sexta-feira (19), a capacitação inicial para adesão ao Serviço Família Acolhedora (SFA), iniciativa que visa acolher, de maneira provisória, crianças de 0 a 6 anos em situação de risco e que foram afastadas de suas famílias de origem por medida protetiva determinada judicialmente. O acolhimento é feito por famílias voluntárias e residentes da capital baiana.

Nesta edição, pessoas interessadas terão a oportunidade de conhecer melhor o serviço, que acolhe vidas e transforma pessoas, e a sua base legislativa. Haverá duas turmas: uma pela manhã, das 8h30 às 12h30, e outra à tarde, das 13h30 às 17h. Qualquer pessoa que deseje conhecer melhor o serviço pode participar.

Atualmente, três famílias estão inscritas no SFA e já estão fazendo o acolhimento. Nos últimos dois anos, 15 crianças já foram acolhidas pelo serviço. Após os trâmites para se tornar uma família acolhedora, uma equipe técnica do programa, composta por psicólogos e assistentes sociais, fica responsável por prestar apoio, capacitação e acompanhamento da vida da criança na família voluntária, além da sua reintegração.

Ferreira Costa lança campanha Varal Solidário  

O frio começa a chegar e muitas famílias estão precisando de roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias para enfrentar esses meses de temperaturas mais baixas.  Para ajudar com doações, o Home Center Ferreira Costa disponibiliza pontos de coleta em suas lojas, durante o horário de funcionamento, para arrecadar roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias em bom estado de uso.  

A ação solidária acontece até o dia 31 deste mês de maio e as doações serão distribuídas para instituições de caridade nas comunidades onde a Ferreira Costa está presente. Em Salvador, as doações dos baianos serão destinadas para o Centro de Integração Familiar (Ceifar).

O momento é ideal para separar algumas peças em desuso, mas que podem ser aproveitadas por outras pessoas. 

6ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema

Vão só até este sábado, 20 de maio, as inscrições para a 6ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, realização que tem o objetivo de fomentar e disseminar obras audiovisuais dirigidas por mulheres e pessoas não binárias. Para participar, é necessário mandar o filme desejado através de formulário. Pessoas de todos os estados do país podem submeter seus curtas-metragens. O regulamento completo está disponível no site da mostra.

O envio das produções é feito de maneira gratuita, sem taxas para integrar o processo de seleção. A divulgação do resultado acontece no dia 20 de junho, através do Instagram da mostra: @mulhernocinema .

Criada em 2017, a mostra é uma oportunidade de exibir curtas tanto em sessões competitivas e não competitivas, nas quais olhares dissidentes e plurais são exibidos a cada sessão. Projeções com focos especiais em questões de raça e sexualidade, por exemplo, são uma das maiores atrações da iniciativa, que vem se estabelecendo na cidade desde a sua criação. A mostra ocorre no mês de julho, na Sala Walter da Silveira e no Goethe Institut.

Oficina gratuita Vibra Dança

Com o objetivo de levar a arte da dança e do teatro às pessoas surdas, a Casa do Carnaval e o Coletivo Surdarte realizam no sábado, 20, a oficina gratuita Vibra Dança. O encontro será mediado pelo ator e performer Alex Gurunga, das 11h às 12h30, na sede da Casa do Carnaval, no Pelourinho.

A oficina possibilita a interação com as ondas sonoras (vibrações) originadas da musicalidade e instrumentos das religiões de matriz africana. A teatralidade também proporciona, por meio da simbologia, contato com o mito dos Orixás, que se revela na dança. As inscrições são realizadas por meio do formulário on-line

O projeto tem objetivo de gerar nova experiência de percepção do som, conferindo movimentos corporais, expressividade e inclusão através da dança, além de refletir questões como racismo, ancestralidade e consciência negra com a comunidade surda. A linguagem utilizada no projeto é a Libras, que reforça a importância desta língua em todos os ambientes sociais.  

Promoção de livros

A nona edição da Book Friday segue até o dia 22 de maio. A promoção de livros feita pela Amazon geralmente acontece no mês de novembro, durante a Black Friday, mas foi antecipada em 2023. 

Além de livros com até mais de 70% de desconto, também há promoção para assinatura do Kindle Unlimited. Segundo a empresa, a antecipação do evento faz parte de uma estratégia da Amazon Brasil. 

São 32 mil livros físicos e e-books ofertados. Alguns dos títulos mais conhecidos com desconto são: Os Miseráveis, por Victor Hugo; Fahrenheit 451, por Ray Bradbury; Zé Carioca conta a história do Brasil, por Editora Culturama; Amoras, por Emicida; Todo Dia a Mesma Noite: a história não contada da Boate Kiss, por Daniela Arbex.

A Amazon também anuncia que há novamente uma curadoria especial de autores independentes, LGBT+ e de literatura negra, dando destaque e desconto aos e-books desses escritores.

Redução de mortes violentas em Salvador

As mortes violentas (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) tiveram queda de 14% em Salvador, entre janeiro e maio deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2022.

Entre 1º de janeiro e 15 de maio deste ano foram registrados 66 crimes a menos que no mesmo período do ano passado, em Salvador.

Os municípios da Região Metropolitana de Salvador também computaram uma queda de 14,3% no índice de crimes contra a vida.

Quando analisado todo o território baiano, a redução foi de 3,8% dos casos, saindo de 2.011 para 1.934, uma preservação de 77 vidas.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner explicou que a queda reflete o empenho das forças policiais no combate aos grupos ligados ao tráfico de entorpecentes.