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Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/05/2023 06h30

Foto: Divulgação 

Pessoas desaparecidas no Brasil

De 2019 a 2021, mais de 200 mil pessoas desapareceram no Brasil, o que dá uma média de 183 desaparecimentos por dia. Os dados são do estudo Mapa dos Desaparecidos no Brasil, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números, no entanto, podem ser ainda maiores. Isso porque o Brasil não conta hoje com um cadastro nacional para contabilizar esses casos.

Durante esse período, 112.246 pessoas foram localizadas. O número parece alto, mas as pessoas que foram localizadas nesse período não necessariamente desapareceram entre os anos de 2019 e 2021. Do total dos desaparecimentos, quase 30% foram crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos. O estudo também revelou que a maioria dos desaparecidos são do sexo masculino (62,8% dos casos) e negros (54,3% do total).

Outro dado interessante é que, durante a pandemia de covid-19, o número de pessoas desaparecidas caiu 22,3% em 2021 na comparação com 2019. Na pandemia, todos os estados apresentaram redução no número de pessoas desaparecidas. Teve uma faixa etária que mostrou crescimento nesse período que foi a faixa etária entre 40 e 49 anos, especialmente homens.

Bahia Oil & Gas Energy

Salvador vai receber a primeira edição da Bahia Oil & Gas Energy 2023, encontro internacional com foco no setor de petróleo e gás. Realizada pelo Polo Onshore do Sebrae e pela PetroNor, a conferência vai acontecer no Centro de Convenções Salvador, de 24 a 26 de maio, com expectativa de dois mil participantes por dia.

A Bahia Oil & Gas Energy ocorrerá a cada dois anos com foco no setor de petróleo e gás do estado da Bahia, abordando assuntos relevantes dos segmentos de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e transição energética.

A edição deste ano estará composta por conferência técnica, feira de negócios, arena de inovação, arena ESG, encontros de negócios (PetroSupply Meeting) e visitas a campo.

Processo seletivo de 2023 do Sisu

As instituições públicas de educação superior (federais, estaduais ou municipais) já podem aderir ao segundo processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de adesão terminará às 23h59, de sexta-feira (26). Caso seja necessário, as instituições podem retificar o documento de adesão entre os dias 29 de maio e 9 de junho. 

A adesão da instituição de ensino é feita pelo Sisu Gestão, o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação. Por meio do Sisu Gestão, as instituições participantes oferecerão vagas em cursos de graduação, a serem disputadas por candidatos inscritos em cada uma das duas edições anuais do Sisu.  

Neste segundo processo seletivo de 2023, os candidatos serão selecionados de acordo com a melhor classificação na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Programa Mais Médicos

A partir da próxima sexta-feira (26), o Programa Mais Médicos abre inscrições com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde já divulgou o edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios em todas as regiões do país.

Também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão, segundo a pasta, é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas entre os dias 26 e 31 de maio pelo endereço eletrônico do Mais Médicos. Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

Burguer Week 

A Burguer Week chega à sua terceira edição no Shopping da Bahia (SDB), em Salvador. Realizado até 28 de maio, o evento celebra o Dia Mundial do Hambúrguer, com uma semana de ofertas em combos de hambúrgueres nos restaurantes Paris 6, Farid, Pereira, Bravo, Mariposa, B Burguer e Baby Beef. 

Celebrado mundialmente em 28 de maio, um dos lanches mais famosos do mundo vem ganhando versões cada vez mais sofisticadas, especialmente depois da popularização dos hambúrgueres gourmet. As receitas e formas de preparo são diversas, mas a essência quase sempre se repete: pão, carne, queijo e fritas para acompanhar. 

Liberação de novo recurso do WhatsApp

O WhatsApp anunciou a liberação de recurso que permitirá com que os usuários possam editar as mensagens enviadas. A funcionalidade ficará disponível até 15 minutos depois do envio e os conteúdos serão exibidos com a palavra "editada" ao lado. De acordo com a empresa, o recurso estará disponível a partir das próximas semanas.

Caso não consiga editar a mensagem, o usuário tem até dois dias depois do envio para deletar para todos as mensagens erradas.

Para executar a ação, é preciso segurar o dedo no conteúdo enviado para selecioná-lo. No topo da tela, clique no ícone da lixeira e escolha entre as opções "apagar para mim" ou "apagar para todos".

No momento, o recurso não está disponível para todos os aparelhos, mas o WhatsApp prevê que atualização seja introduzida aos usuários ao longo das próximas semanas.

Campanha “Cantando Por Vidas”

Com o objetivo de estimular a doação de sangue no estado da Bahia, a Fundação Hemoba e o Instituto Baiano de Arte, Cultura e Humanidade lançam a campanha “Cantando Por Vidas”. O lançamento aconteceu neste final de semana, com a presença do Coral Ecumênico da Bahia, sob a regência do maestro Angelo Rafael Fonseca, idealizador do projeto.

A ideia da campanha é levar esperança às pessoas que precisam, além de sensibilizar, orientar e mobilizar toda a sociedade civil sobre a importância da doação voluntária de sangue. Como parte da mobilização, corais vão se apresentar uma vez por mês, sempre aos sábados, até o mês de dezembro, na Hemoba. Após os espetáculos, os membros doarão sangue.

Para as próximas edições, estão confirmadas as participações dos grupos Coral Allegro; Coro Comunitário Neojiba; Coral do Mosteiro de São Bento; Coral Pentágono; Coral da Fundação Pierre Verger; Coral da Igreja Batista Nazareth e Coral do Colégio Antônio Vieira.

Livrarias virtuais

Pela primeira vez na história, as livrarias exclusivamente virtuais ultrapassaram as físicas no faturamento das editoras. Foi o que apontou a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro 2023, realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apuração da Nielsen BookData.

As lojas virtuais responderam por 35,2% do faturamento de livros no ano passado, um salto significativo em relação aos 30% de 2021. As livrarias físicas caíram de 30% para 26,6%.

Os resultados apontaram um recuo de 2,6% no faturamento geral, se corrigido pela inflação. A redução, porém, foi menor do que a do ano retrasado, registrada em 4%. O faturamento total ficou em R$ 5,5 bilhões - dois terços representam vendas ao mercado e o restante, para o governo.

O faturamento com conteúdos digitais, que incluiu e-books e audiolivros, alcançou um crescimento representativo de 35%. Os e-books ainda representam 79% da parcela do faturamento com assinaturas de digital, enquanto os audiolivros somam 21%. Mas vale destacar que os conteúdos digitais ainda representam apenas 6% do mercado brasileiro.

Alta frequência no MAM

O Museu de Arte Moderna (MAM) é a unidade museológica que mais tem frequência de público na Bahia. A média é de 300 mil visitantes por ano, com atrações que recebem pessoas de cerca de 80 bairros de Salvador e dezenas de caravanas do interior do estado. Parte desse número é contabilizado via Projeto Visitas Guiadas/MAM, ação gratuita que recepciona a população no local. O MAM também tem frequência e atividades de grupos e coletivos da periferia da capital baiana. O museu é vinculado ao Instituto do Patrimônio (Ipac) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Através de parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEC), no ano passado (2022), o MAM reuniu cerca de 10 mil professores, coordenadores e estudantes para passarem o dia todo no museu, incluindo almoço, oficinas de arte e visitas dirigidas às exposições.

Aliado às suas exposições, o museu sedia ainda o projeto musical JAM no MAM com capacidade para 2 mil pessoas em cada último sábado do mês. “A Feira de Artesanato e o Encontro Artesanato da Bahia, da Secretaria do Trabalho do Estado (Setre), também utiliza o MAM com público estimado em 1.800, reunindo artesãos de Salvador, Recôncavo e Baía de Todos-os-Santos”, contabiliza Marília Gil. O evento promove ainda desfiles e shows, o último deles em março deste ano (2023), com Lazzo Matumbi.

Através da sua Prainha, o MAM recebe campeonatos de remo, assim como projetos sociais de Jiu-jítsu para crianças das comunidades carentes do entorno.