Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/05/2023 06h36

Foto: Divulgação 

Arena Fonte Nova apoia Dia Nacional da Adoção

Nesta quinta-feira (25), a partir das 18h, a Arena Fonte Nova será iluminada na cor roxa como forma de chamar a atenção para a necessidade de adoção de crianças e adolescentes dentro de um perfil pouco buscado pelos pretendentes. 

A iluminação é parte das ações que serão realizadas em apoio ao Dia Nacional da Adoção e a Campanha "Filhos são eternos bebês", uma iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), com apoio do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que incentiva o acolhimento de crianças em idade superior a 6 anos.

Em 2022, das 82 crianças adotadas no estado da Bahia, 50 tinham até 6 anos de idade e apenas 32 possuíam idade superior. Neste ano, a preferência por crianças com menos de seis anos tem se mantido. De janeiro à meados deste mês, das 41 sentenças de adoção proferidas, apenas 10 foram de crianças com idade superior a 6 anos. Os dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA) revelam que os pretendentes, em sua maioria, preferem crianças com até 6 anos de idade. 

Fieb lança Agenda Legislativa da Indústria 2023

A diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) realiza nesta quinta-feira (25), a partir das 17h, durante sua reunião mensal, sessão comemorativa pelo Dia da Indústria e pelos 75 anos da entidade.

Na oportunidade, será entregue, ao governador Jerônimo Rodrigues, a Pauta Mínima do Setor Industrial Baiano Junto ao Poder Executivo Estadual. O objetivo é contribuir com o governo do Estado para a construção de um ambiente econômico mais sustentável, competitivo e socialmente inclusivo.

Também será lançada a edição 2023 da Agenda Legislativa da Indústria, documento que reúne as principais pautas de interesse da indústria em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia.

Parque Rita Lee

O Boulevard Olímpico instalado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, vai ser chamado de Parque Rita Lee. O decreto com a homenagem à cantora e compositora, que morreu no último dia 8, foi publicado na edição de quarta-feira (24) pela prefeitura do Rio.

O texto assinado pelo prefeito Eduardo Paes destaca a relevância da artista para a arte do Brasil, considerando a importância de Rita Lee no cenário artístico nacional, em especial pela multiplicidade de talentos da Rainha do Rock; o seu perfil irreverente e libertário que, refletido em suas canções, a caracterizam como uma das mulheres mais influentes do país; a relação apaixonada da artista com esta Cidade, na qual revelou o seu afastamento dos palcos, mas nunca da música”.

O decreto destacou o texto que vai caracterizar o parque: “Rita Lee – (1947-2023) Multi-instrumentista, cantora e compositora, precursora do rock brasileiro, irreverente e inspiradora, fez um monte de gente feliz”.

Espetáculo "Ebó para o HIV"

Com direção de Thiago Romero, o performer e ativista Rafael Brito apresenta o espetáculo "Ebó para o HIV", nesta quinta-feira (25), às 19h, no Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA, em Salvador. "Não é somente um projeto que fala sobre HIV, mas sobre um corpo gay vivente com este vírus e quais os desdobramentos a partir do diagnóstico", conta Rafael.

A performance traz a experiência de Rafael como uma pessoa soropositiva e coloca em pauta a doença a partir de questões como os estigmas sociais, medos e desconfortos, a solidão destes corpos, os cuidados com a saúde física e mental, e o reencontro de si a partir da espiritualidade afrodiaspórica.

"Ebó para o HIV" integra o projeto "Reagente: Ebó para o HIV", que inclui ainda um espetáculo solo, além de exposição e intercâmbios com artistas, especialistas e corpos viventes com HIV e Aids.

Contratação na Galvani

A Galvani, uma das maiores produtoras de fertilizantes do país, está contratando profissionais para diversas áreas. São sete vagas de emprego para os cargos de Supervisor de Produção Sulfúrico, Mecânico I, Encarregado Elétrica II, Encarregado Instrumentação II, Instrumentista, Eletricista I e Auxiliar Administrativo. As oportunidades são para trabalhar no Complexo Industrial da empresa em Luís Eduardo Magalhães (BA), no Oeste baiano.

Todas as oportunidades estão de acordo com o regime CLT. As inscrições vão até 31 de maio, e os currículos deverão ser enviados por e-mail ([email protected]) ou entregues à portaria social da Galvani, em atenção ao Setor de Recursos Humanos.

Em caso de dúvida, o candidato pode entrar em contato com o RH da empresa pelo número (74) 99911-4131 (WhatsApp).

Programa Universidade para Todos

Encerra nesta quinta-feira (25), o prazo das inscrições para o Programa Universidade para Todos (UPT), que este ano conta com 18.966 vagas em toda Bahia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Portal da Educação (processoseletivoupt.educacao.ba.gov.br/inscricao).

A iniciativa visa a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Projeto OSBArris

A Orquestra Sinfônica da Bahia estreia nesta sexta-feira (26), às 19h, um novo projeto: o OSBArris, com um concerto no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, localizado no bairro dos Barris. A entrada para o concerto é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Para esta apresentação, a Osba sugere ao público do concerto que doe alimentos para o Bahia Sem Fome, programa de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no Estado. A Biblioteca Central é um dos pontos de arrecadação da campanha e também receberá doações durante este evento da Orquestra Sinfônica.

Para o maestro da Orquestra Sinfônica da Bahia, Carlos Prazeres, a busca por representar a sociedade baiana em toda a sua essência leva a orquestra a criar apresentações que dialoguem com as festas populares do nosso Estado. O São João Sinfônico, o Baile Concerto e o Concerto em homenagem à Independência da Bahia são alguns dos exemplos, de acordo com Prazeres, em que Orquestra e sociedade se fundem em um só corpo.

Turnê "Nós, Voz, Eles 2023"

Sandy irá apresentar na capital baiana a sua turnê "Nós, Voz, Eles 2023", no dia 27 de maio, a partir das 20h, no Centro de Convenções Salvador, na Orla da Boca do Rio. O público tem direito à compra de ingressos de meia-entrada solidária mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis. Os bilhetes estão sendo vendidos na Bilheteria Digital.

A iniciativa irá arrecadar alimentos para o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, Bahia sem Fome. Na apresentação, os fãs podem esperar para cantar em coro sucessos da carreira de Sandy, como “Me Espera”, “Aquela dos 30”, “Pés Cansados” e “Universo Reduzido”, além das canções lançadas no último ano, no projeto “Nós, Voz, Eles 2”.

O espetáculo tem direção artística da própria cantora, com direção musical do marido, Lucas Lima, e cenografia do Zé Carratu. A banda é formada por Marinho Lima (bateria), Eloá Gonçalves (piano), Tiago Palone “Djape” (baixo), Edu Tedeschi e João Milliet (guitarras e violões).

Cartórios do Brasil promovem campanha

Os mais de 13 mil Cartórios brasileiros são agora pontos de informação da população sobre a importância da vacinação. As unidades aderiram ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças.

A iniciativa visa a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional. Mesmo com o anúncio do fim do estado de emergência mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à pandemia de covid-19, a vacinação continua sendo uma medida crucial para controle da doença e melhoria da saúde pública no Brasil.

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), entidade que representa todos os Cartórios do país, integra a ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Presentes em todos os municípios brasileiros, os Cartórios contam com uma capilaridade inigualável, impactando e conscientizando a população sobre a importância da vacinação em geral, não apenas em relação à covid-19.

Para integrar os Cartórios à iniciativa, a Anoreg/BR e o CNMP disponibilizaram uma série de materiais às unidades de todo o país, como cartazes, folders e materiais para as redes sociais, que podem ser utilizados por Cartórios e associações do setor para disseminar a importância da vacinação.