Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

30/05/2023 06h30

Foto: Agência Brasil

Saúde para a população indígena

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou por unanimidade, na segunda-feira (29), em Genebra, na Suíça, resolução apresentada pelo Brasil visando garantir acesso igualitário e integral à saúde para a população indígena em todo o mundo. A partir da aprovação – durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) – a OMS criará um plano global de saúde indígena, tornando a questão prioritária na pauta do organismo internacional, conforme proposto pelo Brasil. A estratégia mundial permitirá, ainda, a troca de experiências sobre o tema entre as nações signatárias.

O texto contou com apoio de outros 13 países (Austrália, Bolívia, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru e Estados Unidos), além da União Europeia.

A 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) ocorrerá até esta terça-feira (30), em Genebra e, neste ano, tem o tema “OMS aos 75 anos: salvando vidas, levando saúde para todos”.

Feira de saúde

Nesta terça-feira (30) e 3 de junho (sábado), das 9h às 12h, será realizada nos terminais Bom Despacho e São Joaquim, respectivamente, uma feira de saúde gratuita. As ações são frutos de parceria entre a Internacional Travessias Salvador, administradora do Ferry-Boat, e o Vital Club Saúde.

No Terminal Bom Despacho, localizado na Ilha de Itaparica, serão realizadas ações de aferição arterial e glicemia, além de consultas médicas. Na ocasião, uma médica estará atendendo aos clientes. Já no Terminal São Joaquim, na capital baiana, vão ocorrer aferições de glicemia e pressão arterial.

A feira estará posicionada no salão principal dos dois terminais, onde estão localizados os guichês para aquisição dos bilhetes de embarque.

Financiamento para o agronegócio

O Demarest Advogados, em parceria com a Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) e a XP Investimentos, vai realizar um debate sobre opções de financiamento para o agronegócio, como o Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais), a sua regulamentação e as oportunidades nessa indústria.

O evento acontece de forma híbrida, nesta terça-feira (30), das 8h15 às 12h, na sede do Demarest, em São Paulo.  
Para participar de forma presencial e online, é preciso se inscrever aqui: link

Vacinação contra a Influenza

A campanha de vacinação contra a Influenza em Salvador segue até quarta-feira (31), das 8h às 17h, em 150 postos de saúde da capital. Podem ser vacinadas as pessoas a partir de seis meses de idade. A lista de locais pode ser consultada no site www.saude.salvador.ba.gov.br

Iniciada em março, a estratégia já protegeu mais de 180 mil pessoas na capital baiana, o que representa 25% do público-alvo habilitado. A meta, porém, é vacinar 726 mil indivíduos, ou seja, pelo menos 90% do público eletivo. Até o momento, os grupos com maior procura espontânea pela vacina da gripe foram os idosos (30%) e gestantes (26%). Por outro lado, a menor busca foi registrada pelo público infantil, composto por crianças de 6 meses e menores de 6 anos (14%). 

Mesmo com as doses disponíveis para a população em geral, é indispensável que os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS) busquem a dose. Os públicos eletivos estão mais suscetíveis a desenvolver intercorrências pela infecção com vírus respiratórios. 

Para ter acesso ao imunobiológico é preciso levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, além de apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, por exemplo, relatório médico será exigido para o portador de doença crônica.  

Sebrae Moda Trend

O empresário Eduardo Bahiana, creator e sócio-fundador da Soul Dila, será um dos palestrantes da primeira edição do Sebrae Moda Trend, que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31, em Ilhéus e Itabuna, respectivamente.

A proposta do Sebrae/BA com a programação é fornecer conhecimentos e ferramentas práticas para que os empresários da região aprimorem suas habilidades, expandam seus negócios e aumentem sua visibilidade no mercado.

O evento contará também com Phaedra Brasil, especialista em imagem e Styling de moda pelo SENAC; e Aline Monaretto, influencer e empresária das agências Socialmed e Conclave Evento e co-fundadora do WMM.

O evento abordará temas e estratégias de influência digital, empreendedorismo no setor da moda e marketing, a importância de impulsionar os negócios e demais assuntos do universo da moda.

Fundo Bora Cultura Preta

PretaHub e Ambev acabam de anunciar que as inscrições para o Fundo Bora Cultura Preta foram prorrogadas até às 17h59, do dia 09 de junho. A iniciativa realizada em parceria entre as duas gigantes, lançou o edital de R$ 7 milhões para acelerar projetos de entretenimento e cultura. Além disso, tem o objetivo de ampliar o horizonte de oportunidades de produtores, artistas e empreendedores culturais negros de todo o país.

O Fundo faz parte do Bora - programa de inclusão produtiva da Ambev, que busca gerar oportunidades de capacitação, emprego e renda. O valor destinado à iniciativa é fruto da combinação de recursos próprios e investimento via leis de incentivo fiscal. O objetivo do edital é contemplar projetos de diversos setores da economia criativa e puxar outras empresas para a pauta – mostrando que estimular a cadeia produtiva também é uma oportunidade para as áreas de marketing e de negócios.

Além do apoio financeiro, a Ambev também deseja impulsionar os produtores em uma jornada de longo prazo. Por isso, os selecionados participarão de um programa de conhecimento do PretaHub, o Afrolab, onde terão acompanhamento, suporte e capacitação. Além disso, terão acesso às trilhas de conhecimento da Ambev On - espaço de aprendizagem e desenvolvimento da Ambev e, também, das ações de formação e conexão para profissionais da área com empregadores do Bora.

#EmpreendeNoZap

O Consulado da Mulher, ação social da Consul, lança a edição especial mães do programa #EmpreendeNoZap, projeto que dá suporte a mulheres empreendedoras para desenvolverem e alavancarem seus negócios. Nesta edição, serão selecionadas 500 mães que possuem negócios voltados ao ramo de alimentação em todo o Brasil para participarem de um processo de aprendizado via WhatsApp. As inscrições acontecem até dia 09 de junho, pelo site do #EmpreendeNoZap.

Após o recebimento das inscrições, as participantes passarão por uma seleção, que leva em consideração os seguintes critérios: ser maior de 18 anos, morar em território nacional, ter acesso ao aplicativo WhatsApp, empreender no ramo de alimentação e ser mãe. As selecionadas irão receber uma mensagem de confirmação até dia 16 de junho, pelo WhatsApp. Durante o curso, as 50 empreendedoras com o melhor desempenho recebem mentoria especial. Já as 25 mães e empresárias que passarem pela mentoria e alcançarem as três metas estabelecidas (em conjunto) recebem um eletrodoméstico (sejam geladeirasfogões, fornos e etc.) Consul + R$ 2.500,00 cada uma. Nesta edição, o programa conta com a parceria do Itaú Mulher Empreendedora e Engie.

Excesso de velocidade no trânsito

A Cobli, FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frota, analisou em sua plataforma os dados relacionados à gravidade dos excessos de velocidade por veículos (com duração de mais de 60 segundos) no Brasil, durante os meses de janeiro a abril de 2023. De acordo com o levantamento, foram identificados aproximadamente 100 mil comportamentos de excesso de velocidade por dia. Do total, 43% dos excessos de velocidade foram gravíssimos, ou seja, pessoas dirigindo 51% acima do limite permitido pela via ou pela política da empresa.

Além de trazer dados nacionais, o estudo elenca proporcionalmente os dez estados com maior incidência de excessos de velocidade e também suas capitais. Em primeiro lugar, aparece o Tocantins, seguido de Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Roraima, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará e Pará.

Os estados de Roraima (32%) e Rio Grande do Sul (33%) foram os que menos tiveram comportamentos de velocidade gravíssimos identificados. Eles estão bastante abaixo dos resultados nacionais nesse comportamento (43%). Roraima também se destacou pelo maior percentual de excessos de velocidade médios (9%) entre todos os estados.

Mato Grosso (49%) não só foi o estado do Brasil que, percentualmente, mais cometeu excessos de velocidade gravíssimos, mas também foi o único que teve mais gravíssimos do que graves e médios.

O estudo na íntegra pode ser acessado aqui.