Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

31/05/2023 06h38

Foto: Divulgação 

Projeto Ateliê Criativo

O projeto Ateliê Criativo está ofertando vagas para um curso gratuito de qualificação para o mercado através da reciclagem do plástico. 60 jovens de baixa renda, com idade a partir de 16 anos e moradores do município de Camaçari, serão selecionados. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (31), clicando aqui.

Os nomes selecionados serão divulgados até 5 e junho e as aulas regulares começam dia 12 do mesmo mês. A carga horária é de 192 horas, com duração de seis meses e aulas realizadas duas vezes por semana na Casa da Criança e do Adolescente, em Camaçari. O projeto é uma realização da Quest/Zeppelin, patrocínio da Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os selecionados terão acesso a laboratório equipado com ferramentas elétricas e manuais, computadores e softwares relacionados a design, trituradora, extrusora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora. Os materiais possibilitam a reciclagem do plástico, que será transformado em utensílios ou obras de arte. As aulas serão concluídas com a apresentação individual de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Através de uma parceria com o Sebrae, o Ateliê Criativo irá promover um curso de planejamento financeiro e empreendedorismo para os participantes.

Projetos Jornada Jovem Acelen e Acelera OSC

Mataripe poderão se inscrever, até o dia 7 de junho, no processo seletivo dos projetos Jornada Jovem Acelen e Acelera OSC. As ações serão executadas pela AVSI Brasil, em parceria com a empresa Acelen e a Fundação Banco do Brasil, para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico local.

Os cursos são destinados para 100 jovens de 15 a 19 anos que residem em Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus dos Passos

O candidato não pode ter vínculo empregatício e sua renda familiar deve ser de até dois salários mínimos. As inscrições podem ser feitas aqui

Happy hour da vacinação

Salvador terá um happy hour diferente nesta quarta-feira (31). Ao invés de doses de chopp, serão ofertadas doses da vacina contra a gripe para a população. O imunizante será aplicado até as 20h nos postos da capital baiana. O happy hour vai ofertar ainda a vacina bivalente contra a Covid-19.

A campanha da prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, tem como proposito amplificar a imunização contra a Influenza, com o intuito de ajudar algumas pessoas que não conseguem ir se vacinar no horário convencional. O benefício é para pessoas com idade igual ou superior a 6 meses.

Cursos para chefs de cozinha

Lançada pela Unilever Food Solutions, a Academia UFS, uma plataforma de cursos para chefs de cozinha, estreia no Brasil com formações online e gratuitas. As jornadas contam com videoaulas protagonizadas por chefs de todo o mundo, com destaque para a parceria com o ICCA – International Centre for Culinary Arts (Centro Internacional de Artes Culinárias) de Dubai, responsável por treinar mais de 9,5 mil chefs naquele país. Os vídeos trazem tendências e dicas sobre gastronomia, além de recursos de gestão para apoiar processos operacionais de restaurantes.

A Academia UFS estreia no Brasil com mais de 20 videoaulas com duração de até dois minutos e conteúdo didático para facilitar o aprendizado. Elas incluem temas específicos que vão dos princípios básicos de segurança alimentar às técnicas avançadas de cozinhas ao redor do mundo, incluindo masterclasses com certificação da South African Chefs Association (Associação dos Chefs da África do Sul, em português) – entidade que reúne mais de 9,6 mil profissionais da região.

O acesso aos cursos é ilimitado, sem anúncios e gratuito. A ideia é que mais cursos sejam adicionados à plataforma brasileira. Para se inscrever, basta criar uma conta na academia e fornecer o CNPJ do restaurante no qual atua.

Vagas de liderança exclusivas para mulheres

A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta exclusiva para mulheres cis e transgênero para quatro vagas de liderança, sendo uma para Supervisora de Manutenção e três para Agente de Atendimento e Manutenção Líder (AAML). As interessadas em se candidatar podem se inscrever gratuitamente até esta sexta-feira, dia 2, para uma das vagas de AAML, e até o dia 16 de junho, para os demais cargos. As inscrições são realizadas por meio do site da concessionária: www.ccrmetrobahia.com.br.

As vagas são para atuar na área de Manutenção Metroviária, com material rodante ou energia, sinalização e rede aérea. Os requisitos para participar do processo seletivo variam de acordo com cada vaga. As informações completas estão disponíveis na plataforma de seleção. O salário é compatível com o mercado e a colaboradora selecionada irá atuar em Salvador.

A CCR Metrô Bahia ressalta que todo o cadastro é feito apenas pelo site oficial e não autoriza nenhum colaborador a solicitar dados pessoais de candidatos.

Programa de aprendiz da Vivo

As inscrições para o programa de aprendiz da Vivo com foco em tech estão abertas. São mais de 230 vagas para oito estados: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Paraná. Reforçando o compromisso de diversidade e inclusão da Vivo, metade das oportunidades são para talentos negros. Os interessados precisam ter entre 16 e 22 anos e estar matriculados em ensino regular ou ter concluído o ensino médio. O processo seletivo será online.

Além da trilha de desenvolvimento junto às instituições educacionais, a companhia fornecerá uma capacitação ampla e diversificada, com enfoque em tech, independentemente da área em que o aprendiz atue, passando também por negócios e temáticas essenciais para início de carreira e habilidades

Entre os benefícios estão salário compatível com o mercado, assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida e dia de folga de aniversário. Os selecionados serão admitidos em setembro de 2023. As inscrições vão até o dia 21 de junho.

Temática LGBT

A Caravana de Direitos Humanos, com foco na temática LGBT, volta à estrada de cara nova. Reformulada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH da Bahia, a ação itinerante leva serviços gratuitos à população do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, nesta quarta-feira (31), das 09 às 16h. Os serviços serão ofertados no Centro de Referência da Assistência Social - Cras, localizado na Rua Ibitiba, s/n, bairro Santa Cruz - ao lado do Colégio Modelo. 

Com a proposta de atender, prioritariamente, a população LGBTQIAPN+, será ofertado o serviço de retificação de prenome e gênero, uma demanda urgente e fundamental para a garantia dos direitos humanos e a inclusão social das pessoas trans e travestis.

A Caravana também ofertará serviços básicos de documentação civil, como emissão de RG, CPF e Certidão de Nascimento, inscrição para o  CadÚnico e cadastros em benefícios sociais do governo. Será possível, ainda, ter acesso a atendimento psicossocial; testagem rápida de ISTs; oficina de letramento com as equipes do município; e orientação jurídica. Distribuição de preservativos internos e externos também faz parte da programação. 

Sacrifício de animais

O Projeto de Lei 665/23 proíbe, em todo o Brasil, a eliminação da vida e o sacrifício de animais pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais semelhantes. Fica a exceção para a eutanásia nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais.

O texto, em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei 14.228/21, que já proíbe a eliminação da vida de cães e gatos saudáveis por esses órgãos públicos.

A multa prevista na proposta é de R$ 20 mil até R$ 1 milhão. A lei atual sujeita o infrator às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.

A proposta está apensada ao Projeto de Lei 2599/22, que tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).