09/06/2023 06h33
Foto: Divulgação
Jovens fora de faculdades e universidades
Entre todos os estados do país, a Bahia é a campeã em número de jovens entre 18 e 24 anos que estão fora de faculdades e universidades. De mais de 1,6 milhão de pessoas nessa faixa etária, 85% está excluída do ensino superior. É o que aponta o módulo de Educação da Pnad Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quarta-feira (7). A taxa de jovens fora da universidade no estado é superior à média nacional, que é de 75%
Para entender o abismo educacional que historicamente atinge a Bahia e dificulta o acesso de 1,368 milhão de jovens ao ensino superior, é preciso olhar para dentro das escolas. Mais da metade dos baianos, 54%, não concluíram nem o ensino básico (fundamental e médio), o que mostra a força do abandono escolar no estado.
São vários os motivos para que os alunos desistam dos estudos: dificuldades econômicas, necessidade de trabalhar e falta de interesse. O resultado é que o estado tem apenas 11,9% da população com ensino superior completo - o segundo menor índice do país. A Bahia só ganha do Maranhão, onde a taxa é de 11,4%
Forró do Padre
O Santuário de Santo Antônio da Barra está promovendo a primeira edição do seu Forró do Padre, nesta sexta-feira (9), às 20h, no jardim da igreja, na Ladeira da Barra. O evento contará com atrações como Jairo Barboza, Banda Talismã e Tony & Gleyce. O forró promete muito arrasta pé e os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da igreja, por R$ 20 (segundo lote). A programação da trezena em honra ao santo começa no dia 31 de maio e segue até 12 de junho.
Cada dia da celebração será presidida por um padre diferente, incluindo a presença especial do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, e dos bispos auxiliares, Dom Marco Eugênio e Dom Walter Magno, que participarão da homenagem ao santo.
A igreja realizará quermesses após as missas, com barquinhas de comidas e bebidas, bazar e música. No dia do Forró do Padre, a comunidade poderá se divertir e fortalecer a devoção. Para mais informações, entre no Instagram: @santuariosantoantoniodabarra.
Decanter World Wine Awards
A vinícola baiana Uvva, na Chapada Diamantina, foi premiada no Decanter World Wine Awards 2023, um dos mais influentes concursos do mundo do vinho. Os vinhos Cordel e Microlote Chardonnay levaram medalha de Prata, enquanto o Diamã ficou com um Bronze.
Ao todo, foram avaliados 18.250 vinhos de 57 países, por 236 jurados, entre eles, 53 Master of Wine e 16 Master Sommeliers, títulos de prestígio no mundo do vinho.
Dia dos Namorados na Pizza Hut
A Pizza Hut, uma das maiores redes de pizzaria do mundo, terá promoção especial para o Dia dos Namorados. A marca, que esse ano traz em sua oferta a opção 'meio a meio', terá pizza grande pelo preço atrativo de 59,90 reais em comemoração a data.
No total, são 3 opções de sabor como pepperoni, marguerita e frango com requeijão, para os consumidores combinarem 'meio a meio' na pizza grande. A promoção vai até o dia 12 de junho e estará disponível em todas as lojas do Brasil, no aplicativo da marca, assim como nos aplicativos de delivery.
Havaianas Praia + Limpa
A terceira edição do programa Havaianas Praia + Limpa, ocorrida em Ilhéus, atingiu um importante recorde. Reunindo 128 voluntários, a iniciativa recolheu 256,6 quilos de resíduos na Praia do Sul. A ação contou com a participação do Grupo Amigos da Praia (GAP), ONG local que atua na conservação da biodiversidade e da paisagem costeira; do apresentador e influenciador Raoni Oliveira; da ativista Anne Caroline; da bióloga, professora e influenciadora Jessi Alves; e da criadora de conteúdo Úrsula Abiahy.
Ao todo, foram recolhidos 81,42 kg de vidro, 8,02 kg de papel, 7,11 kg de metal, 30,79 kg de plástico, 71,32 kg de rejeito, 0,87 kg de tampinha, 30 kg de pneu, 27,11 kg de outros materiais, além de 831 bitucas de cigarro.
"Tradição que Alimenta o Coração"
Para comemorar as festas juninas e valorizar as tradições do povo nordestino, Betânia lança a campanha "Tradição que Alimenta o Coração" e convida o influenciador Max Petterson para ser o embaixador do São João Betânia. O conteúdo será realizado através de uma série de vídeos bem-humorados e usando seu jeito espontâneo para falar sobre os costumes dessa época junina.
A campanha "Tradição que alimenta o coração" para o São João 2023 da Betânia foi pensada para valorizar o protagonismo da cultura nordestina em todos os elementos que compõem a festa. Os temas abordados pela série estão relacionados às tradições que fazem parte das festividades, como comidas típicas, decoração, dança, música e roupas juninas, além dos santos que são celebrados durante o evento.
Homenagem ao Orgulho LGBTQIA+
Os edifícios da Petrobras no Rio de Janeiro receberão, ao longo deste mês, iluminação especial em homenagem ao Orgulho LGBTQIA+. A sede da empresa, localizada no centro da cidade, apresenta efeitos luminosos coloridos. Os efeitos são acionados no início da noite.
O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho. Com a iluminação da sede, a Petrobras repete iniciativa de 2018, quando o edifício também ganhou os efeitos coloridos. Entre 2019 e 2022, nenhuma campanha desse tipo foi realizada.
De acordo com a Petrobras, as cores do arco-íris iluminarão mais dez unidades da empresa em outras cidades, entre as quais, Santos e Brasília, além da Refinaria de Paulínia, em São Paulo, e da plataforma P-69 localizada na Bacia de Santos.
Novas lojas do Hiperideal em Salvador
O Hiperideal vai inaugurar mais duas unidades em Salvador, nos próximos meses, localizadas na orla do bairro de Jardim Armação e na Avenida Vasco da Gama, ambas até então representadas pela marca Bompreço.
Mantendo o foco na experiência do cliente e no compromisso com o atendimento, as duas novas lojas irão ser reformadas, garantindo a qualidade nos produtos selecionados, serviços agregados, segurança e estrutura.
Atualmente, o Grupo se consagra como a rede supermercadista 100% baiana que mais cresce em Salvador e Região Metropolitana e, para 2024, projeta ainda mais expansão e inovação no setor do varejo.
Oxe é Jazz
Nesta sexta-feira (9) e sábado (10) acontece mais uma edição do Oxe é Jazz. O parque Costa Azul recebe a partir das 18h o Coletivo Samba Jazz, Aischa Schut, Joatan Nascimento, Beto Martins e grupo, Aiace e Cicinho de Assis. O evento é uma realização da Mais Ações Integradas com patrocínio do Governo do Estado da Bahia.
A edição começa com a apresentação do Coletivo Samba Jazz. O grupo foi formado em Salvador em 2021 sendo resultado da reunião de experientes músicos baianos com os solistas argentinos Fernando Isaía, Matias Traut e Remo Bianco, além do baterista alemão Tobias Moller. No repertório, o sexteto passeia por sucessos de compositores nacionais e internacionais, em um trabalho que vem se destacando na noite soteropolitana.
Fechando a primeira noite do projeto, o palco do Oxe É Jazz recebe a cantora holandesa Aischa Schut. Radicada em Salvador, reúne clássicos da música brasileira, além de sucessos do jazz, soul e r&b. A cantora é acompanhada por sua banda e traz como convidado o veterano trompetista Joatan Nascimento, um dos principais representantes do instrumento na Bahia é destaque no cenário nacional.
O sábado, dia 10, começa com a apresentação do baterista e compositor baiano Beto Martins. O músico acumula um vasto currículo, com atuações ao lado de grandes nomes da música brasileira e mundial. Vencedor do Prêmio Caymmi (2015), traz ao palco o show de lançamento de “Tempo Relativo”, seu segundo álbum solo.