Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/06/2023 06h30

Foto: Divulgação

São João no Pelourinho

Um boneco gigante de 3,50 metros de altura representando o forrozeiro Zelito Miranda tocando violão, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, em Salvador, é um dos elementos principais da decoração do São João da Bahia 2023, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sufotur – Superintendência de Fomento ao Turismo.  

Balões, luminárias, bandeirolas, sanfonas, zabumbas, cactos gigantes são alguns dos adereços das ruas e largos do Centro Histórico de Salvador para o maior São João do Mundo e o forró mais temperado do Brasil. A festa acontece desta quinta-feira (22) a domingo (25) no Terreiro de Jesus, nos largos do Pelourinho, do Cruzeiro de São Francisco, Tereza Batista, Pedro Arcanjo, Quincas Berro d’Água e Praça das Artes. 

Zelito Miranda é o homenageado da festa, esse ano, tendo destaque entre as figuras instaladas no Pelourinho, onde também ganham destaque dois bonecos gigantes tocando pandeiro e sanfona, com cabeças e mãos em fibra, vestidos em tecidos nobres com bordões, lenços, botas, chapéu de palha e de cangaceiro.  

Artesanato da Bahia

Na pausa do arrasta-pé, o público do São João da Bahia está convidado para conhecer o espaço do Artesanato da Bahia, no Parque de Exposições de Salvador. Desta quinta-feira (22) a sábado (24) e de 30 de junho a 02 de julho, com produtos originais e de qualidade no grande arraial da cidade. Entre as novidades, destaque para os acessórios, como brincos, colares, pulseiras, bolsas e lenços, que podem ser adquiridos na hora, para compor os looks caipira e country.

O clima de festas de interior também estará na decoração com objetos artesanais no espaço e na interação do público nas selfies que podem ser tiradas no cenário instagramável. Com esta ação, o Artesanato da Bahia marca mais uma vez a presença em um evento representativo da expressão cultural do estado, unindo o artesanato às tradicionais comemorações juninas.

A ação é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O Artesanato da Bahia conta com o apoio da Sufotur.

Queimaduras

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o do Oeste, em Barreiras contam com esquema especial para pacientes com queimaduras durante o período junino. 

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nos últimos 10 anos, o mês de junho já chegou a concentrar 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE).

No ano passado, foram 110 atendimentos por explosão com bomba no HGE, sendo 57 no mês de junho (51,81%). Já em 2023, até o final de maio, foram apenas 12 atendimentos pelo mesmo tipo de ocorrência.

No interior do estado, foram 215 entradas por conta de queimaduras, deste total, 19 foram no período de 20 a 30 de junho. Em média, o período junino registra 14 internações por queimaduras relacionadas a fogos de artifício.

Vagas na segunda loja da Ferreira Costa

A construção da segunda loja da Ferreira Costa, em Salvador, está avançada e a empresa abriu vagas de emprego. Até a abertura da nova unidade, prevista para o início de 2024, mais de 600 empregos serão gerados.

Já estão abertas vagas para cargos de liderança nas áreas de vendas, logística, prevenção de perdas, auditoria, manutenção, limpeza, atendimento, relacionamento e trade Marketing. A pessoa interessada nas vagas pode cadastrar o currículo no site: www.carreiras.ferreiracosta.com.

Entre os requisitos exigidos para ocupar as vagas de supervisão estão: ensino superior completo, experiência na área, habilidades interpessoais, liderança e trabalho em equipe. O processo seletivo inclui testes comportamentais, entrevistas online e/ou presenciais. 

Quadrilhas Juninas

As apresentações das quadrilhas juninas de Salvador ganharam novas datas. Elas acontecem na Arena Arromba Chão, na Praça da Cruz Caída, como parte da programação de São João do Centro Histórico, promovida pela Prefeitura de Salvador. 

Os espetáculos de coreografias e figurinos começam nesta quinta-feira (22), com três apresentações: Germe da Era, às 19h; Forró do Luar, às 19h45; e Asa Branca, às 20h30.

Na sexta-feira (23), véspera do São João, será a vez da quadrilha Arraiá das Marias, às 20h. No sabadão junino (24), às 20h, é a vez da Imperatriz do Forró encantar o público. Já no domingo (25), último dia da programação, a beleza é em dose dupla: Arraiá das Marias, às 19h, e Forró do ABC, às 20h.

A programação completa dos festejos pode ser conferida no site https://saojoaocentrohistorico.com.br.

Camaforró 2023

Um dos eventos mais aguardados de Camaçari e região está chegando: O Camaforró 2023. Para entrar no clima contagiante dos festejos e acessar o local do evento, basta realizar a troca de um quilo de alimento não perecível por um voucher no Boulevard Shopping Camaçari. O público pode fazer a sua doação e garantir o ingresso para a diversão, em um espaço seguro e confortável, localizado em frente à Vila Junina, na praça central.

O posto, que segue o horário de funcionamento do empreendimento, é fruto de uma parceria do BSC com a prefeitura, por meio da Coordenação de Eventos. "Escolhemos o shopping por ser o maior centro de compras da cidade, onde circulam centenas de pessoas por dia", explica Luiz Mário, coordenador de eventos. Promovida pela prefeitura do município, a tradicional festa junina acontecerá de 21 a 24 de junho, no Espaço Camaçari 2000.

Os alimentos arrecadados serão entregues para o Banco de Alimentos do município, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), que fará a doação para as instituições cadastradas no órgão.

Mortes violentas

O estado da Bahia registrou o maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023, segundo levantamento do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1. A pesquisa apontou que entre janeiro e março deste ano, 1.289 pessoas morreram em casos de feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte (latrocínio).

Mesmo com os números elevados, a quantidade de mortes violentas do primeiro trimestre diminuiu quase 3% em relação ao mesmo período de tempo em 2022, quando foram registradas 1.328.

Segundo o monitor, quatro das cinco regiões do Brasil tiveram queda como: Centro-oeste (-5,2%), Nordeste (-3%), Norte (-4,2%) e Sul (-5,7%). Na Bahia, a diminuição foi de quase 3%, mas o estado ainda lidera como o único com mais 1 mil mortes. Depois vem Rio de Janeiro com 924, Pernambuco, com 870, e São Paulo, com 815.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a redução é de 5,3% com números contabilizados desde o dia 1º de janeiro até 19 de junho. Ainda de acordo com o órgão, o número de feminicídios também diminuiu cerca de 13% nos primeiros seis meses do ano: são 39 casos, contra 45 no mesmo período do ano anterior.