Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

12/07/2023 06h36

Foto: Divulgação 

Codecon fiscaliza instituições bancárias

Com o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores e promover a melhoria dos serviços bancários, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou fiscalizações nas instituições bancárias. A ação tem como foco principal verificar o cumprimento da Lei dos 15 minutos, bem como a acessibilidade e o atendimento prioritário. Até o momento, foram vistoriadas 6 agências, e 2 delas foram consideradas irregulares. Um auto de infração foi emitido devido à ausência de atendimento prioritário por parte da gerência, bem como o descumprimento da lei dos 15 minutos em suas três modalidades de atendimento: convencional, prioritário e prioritário 80+. A operação continuará até o dia 18 de julho em agências bancárias selecionadas com base em denúncias recebidas.

A Lei Municipal dos 15 minutos, Nº 5978 de 2001, determina que o consumidor tem o direito de ser atendido em um prazo máximo de 15 minutos nos caixas em dias normais e de 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados.

Após o período de intensificação das fiscalizações nas instituições bancárias, a Codecon continuará recebendo denúncias por meio de seus canais oficiais, tais como o aplicativo Codecon Mobile, o site www.codecon.salvador.ba.gov.br e a Central Disque Salvador 156.

Lei Paulo Gustavo

Os 417 municípios da Bahia completaram a etapa de envio dos documentos para garantir o envio dos valores da Lei Paulo Gustavo. Para alcançar este resultado, uma série de formações para dirigentes municipais e fazedoras e fazedores de cultura da Bahia foram realizadas, que contaram com a força tarefa da Secretaria de Cultura do Estado, com o apoio do Ministério da Cultura, do Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura e da União dos Municípios da Bahia. 

Ao todo, foram mais de 4.495 agentes culturais capacitados em 64 atividades que chegaram a 17 territórios de identidade e 189 municípios. Cada formação contou com parceiros locais que iam desde as Prefeituras e as Câmaras Municipais dos municípios, as associações de fazedoras e fazedores de cultura, além das colegiadas culturais.

Os recursos da LPG para a cultura baiana destinam R$ 148 milhões a serem geridos pelo estado e outros R$ 138 milhões para administração dos 417 municípios. As propostas de editais para o estado já estão em elaboração e o conjunto de editais do Programa Paulo Gustavo Bahia será lançado pela Secult-BA ainda no mês de julho.

5 mil bolsas de estudo

O iFood, em parceria com a startup DIO, oferecem 5 mil bolsas de estudo para todo o Brasil. O foco é para pessoas que desejam entrar no mercado de tecnologia. As aulas são ministradas na Potência Tech, plataforma de cursos online que foi desenvolvida em 2021 pela empresa de entregas. As inscrições do programa vão até o dia 23 de julho.

O curso tem 5 módulos: Princípios de Desenvolvimento de Software, Dominando o Python para ciência de dados, Lógica com Desafios de Códigos em Python, Modelagem de Dados e Projetos lógicos na prática com SQL, Fundamentos e Técnicas de Machine Learning

O programa tem como objetivo alcançar pessoas que buscam pela primeira oportunidade de se inserir no mercado da tecnologia, com foco principal para pessoas de baixa renda ou minorias, como uma iniciativa de inclusão no mercado.

Concurso de Ilustração Solisluna

Estão abertas as inscrições para o 'Concurso de Ilustração Solisluna - Encontro do Sol com a Lua', do qual podem participar artistas visuais brasileiros e estrangeiros. 

Os trabalhos selecionados serão exibidos em uma exposição presencial - a ser realizada em Salvador -, bem como em formato virtual. Além disso, haverá premiação para os três primeiros colocados e os artistas selecionados vão poder colaborar com futuras publicações da editora baiana, que este ano completa 30 anos de fundação.

O interessado deverá ilustrar, em qualquer técnica física ou digital, um desenho inspirado no tema ‘Encontro do sol com a lua’, uma alusão à marca e ao conceito da Solisluna. A criação deve ser inspirada no tema, mas o artista é livre para fazer a sua própria leitura. 

Para participar do Concurso de Ilustração Solisluna - Encontro do Sol com a Lua, é necessário seguir os critérios e preencher a ficha de inscrição em concurso.solisluna.com.br. As inscrições vão até o próximo dia 03 de agosto. Dúvidas podem ser tiradas no e-mail [email protected]

Exposição "Nasce o Sol a 2 de Julho"

Em parceria com o Instituto CCR, a Fundação Casa de Jorge Amado promove a exposição "Nasce o Sol a 2 de Julho", em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A mostra conta com 10 painéis e estará disponível para visitação até o dia 28 de julho, na Estação Campo da Pólvora de Metrô, em Salvador.

O primeiro dos painéis conta com o texto “A Festa da Independência”, da historiadora Socorro Targino Martinez; o segundo, é interativo e tem a letra do Hino ao Dois de Julho. Há também quatro textos de Jorge Amado sobre a data e a festa, publicados no livro Bahia de Todos os Santos, e outro especialmente escrito para o jornal O Imparcial.

Myriam Fraga assina o texto do painel sobre a Fundação Casa de Jorge Amado, que foi inaugurada em 1986 e ganhou outro painel com fotos. Por fim, no último painel, Zélia Gattai, que nasceu no dia 2 de julho, revela, num trecho do seu discurso de quando recebeu o título de Cidadã Baiana, como Jorge Amado “roubou” o pipocar de fogos da alvorada da independência da Bahia e o dedicou a ela.

Todas as imagens fazem parte do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado. “Nesta exposição, procuramos trazer algumas referências emblemáticas e curiosas. São textos e fotografias que registram a importância do marco para a Fundação, de uma forma bem particular, além da tradição da forte participação popular”, revela Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.