Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/07/2023 06h33

Foto: Jefferson Peixoto - Secom - PMS

Vandalismo nos ônibus de Salvador

No primeiro semestre de 2023 houve um aumento de 35% no número de ocorrências de vandalismo nos ônibus de Salvador em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento realizado pela Integra a pedido da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Foram 303 ocorrências contra 224 no ano anterior, o que representa uma média de 1,68 casos por dia. Essa situação impacta diretamente no dia a dia dos usuários, já que os coletivos precisam ser retirados de circulação, com isso o intervalo de viagens e o tempo de espera acabam sendo maiores.

Outro fator que chama a atenção é o tempo que os coletivos ficam fora de operação sendo consertados. O levantamento aponta que entre janeiro e junho de 2023, foi necessário gastar 256 horas para reparar os coletivos, o que equivale a 11 dias. Em 2022, o tempo foi de 201 horas, o que corresponde a um aumento de 31% no tempo para a manutenção dos coletivos.

Entre os tipos de atos de vandalismo praticados contra ônibus está a queima de veículos. Quando coletivos são incendiados eles não retornam para a operação. Com isso, a população passa a ficar com um veículo a menos na linha em questão e consequentemente o tempo de espera se torna maior. Em 2023, dois ônibus foram incendiados.

Liderança Executiva

Estuardo Ortiz, CEO fundador da JetSmart Airlines, recebeu o prêmio de Liderança Executiva na América Latina e no Caribe pelo prestigioso Airline Strategy Awards. Entregue pela famosa publicação FlightGlobal e em parceria com a Airline Business e Korn Ferry, o "Airline Strategy Awards" reconhece a excelência e a inovação na indústria da aviação, destacando companhias aéreas e líderes que demonstraram desempenho excepcional e uma estratégia sólida em suas operações.

Assim, às vésperas do sétimo aniversário da JetSmart, e após processo de indicação e seleção por um painel independente de especialistas, o CEO da companhia aérea destacou-se pela liderança executiva, pilar fundamental para promover o crescimento e o sucesso da empresa na América Latina. Os prêmios são concedidos a líderes de cada uma das cinco regiões do mundo. Este ano, além da JetSmart, receberam o prêmio a Singapore Airlines na Ásia-Pacífico, a Alaska Airlines na América do Norte, a Pegasus na Europa e a Airlink no Oriente Médio e na África.

Emoji 'carinha derretendo'

Pela segunda vez consecutiva, o emoji 'carinha derretendo' conquistou o título de mais popular do ano, de acordo com o World Emoji Awards 2023, divulgado nesta segunda-feira (17). O ícone pode ser usado "para falar sobre calor extremo e metaforicamente para momentos embaraçosos, como vergonha, pavor ou sensação de opressão", explica o Emoji Awards.

O resultado foi definido através de uma enquete no Twitter. Participaram da disputa os 16 ícones mais utilizados nas plataformas. Além do 'carinha derretendo', figuram entre os destaques o 'coração rosa', 'mãos de coração', 'espreita', 'fogo' e mais.

Reconhecimento de paternidade na Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realiza mutirão para reconhecimento de paternidade na Bahia. A ação gratuita é realizada das 9h às 18h e segue até a sexta-feira (21), em Salvador.

Durante o mutirão um ônibus de atendimento dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) receberá atendimentos no estacionamento Shopping da Bahia, ao lado do SAC.

As famílias interessadas em participar devem entrar em contato com a unidade do Cejusc Pai Presente através dos números (71) 3372-5167, 0800 284-2252, (71) 98167-4922, ou através do e-mail [email protected].

A ação ainda conta com atendimentos presenciais na sede do TJBA, localizada no Centro Administrativo da Bahia, onde serão realizados exames de DNA, em casos que sejam necessário o reconhecimento de paternidade, e com audiências de divulgação de testes já realizados.

De acordo com o TJ-BA, o público alvo da ação é a população em situação de vulnerabilidade social, com filhos que não possuem paternidade atribuída na certidão de nascimento. O projeto contempla pessoas de Salvador e também das cidades da região metropolitana.

Locomotiva - 3ª semana empreendedora da Cafeína

Instituição baiana de cursos práticos para empreendedores, a Escola Cafeína realizará mais de 20 cursos rápidos e gratuitos voltados para pessoas que querem desenvolver habilidades para gestão empresarial. Intitulado Locomotiva, o evento acontece de 24 a 28 de julho, na sede da Escola Cafeína, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. A programação na íntegra e as inscrições estão disponíveis no site e Instagram da escola.

Em cinco dias de evento, serão apresentados conteúdos práticos que dialogam com a realidade dos pequenos e médios empreendedores. A programação contempla questões primordiais da parte administrativa, como vendas, finanças e marketing, além de compartilhar experiências, dicas, habilidades e perfis comportamentais que influenciam diretamente no sucesso do negócio, a exemplo de criatividade, liderança, autoconhecimento e produtividade.

O evento segue o modelo de metodologia da Cafeína, apresentando casos reais, exemplos práticos e próximos do cotidiano dos pequenos empreendedores para que o público se identifique, tenha uma compreensão maior e consiga aplicar os conhecimentos adquiridos.

Parceria que dá certo

A Fundação Oswaldo Cruz, por meio do seu Escritório de Captação de Recursos, promove no dia 25/07, o seminário "Parceria que dá certo. Público e Privado no fortalecimento da saúde, ciência e cultura" no Auditório do Centro de Documentação em História da Saúde - Fiocruz, Manguinhos – RJ.

O evento é gratuito e aberto para profissionais das áreas de ESG, saúde, terceiro setor, universidades, institutos de pesquisa e demais interessados no tema. Para se inscrever, basta acessar a plataforma Sympla até o dia 23/07.

A cultura de doação tem crescido no Brasil. O Brasil está entre os 20 países mais solidários do mundo. É o que diz o relatório anual World Giving Index 2022, produzido pela organização Charities Aid Foundation (CAF), representada no país pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis).

O seminário "Parceria que dá certo" tem o objetivo de ser mais uma contribuição para esta agenda, refletindo sobre os desafios e oportunidades na construção de parcerias entre o setor público, a iniciativa privada e organizações da sociedade civil.

Programa Delta-V

Nove startups da Bahia disputam a premiação do Programa Delta-V, promovido pela Casa Azul Ventures, que esse ano vai dar apoio a 60 startups nordestina, com apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).

As startups foram selecionadas em meio a mais de 160 inscrições que o programa recebeu. Pesquisa da Associação Brasileira de Startups de 2021 mostrava 1.171 startups na região, a maioria concentrada na Bahia, Pernambuco e Ceará.

As selecionadas pela Casa Azul Ventures foram divididas em dois grupos. O primeiro, o módulo de ideação, traz as propostas de negócios em fase inicial.

Já o segundo grupo, o módulo de tração, tem as empresas que já com produto desenvolvido e ofertado no mercado, com expectativa de crescimento.
Até dezembro, eles entram em uma jornada que incluirá uma série de treinamentos e workshops voltados à gestão e à área técnica, conforme o grau de maturidade da startup.

Mulher é vítima de violência

A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil. Em 2022, foram mais de 2.400 casos registrados, sendo que quase 500 foram feminicídios, ou seja, a cada dia ao menos uma mulher morreu apenas por ser mulher. Os dados são da Rede de Observatórios da Segurança.

Formas de salvar as vidas e de acolher essas mulheres estão sendo debatidas no 1° Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira, que termina nesta terça-feira (18), em Brasília.

A Casa presta atendimento humanizado e integrado às mulheres vítimas de violência. São oferecidos, por exemplo, serviços de acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; acesso à Justiça, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

No encontro são trocadas experiências sobre o trabalho realizado na Casa da Mulher e também atualizadas as diretrizes e protocolos de atendimento.

O governo federal anunciou em março a construção de 40 novas Casas da Mulher. Na Bahia, serão quatro, com investimento de R$ 47 milhões, nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Irecê e Salvador, com previsão de serem inauguradas em outubro.

Já na Paraíba, serão construídas outras duas, uma em João Pessoa e outra em Patos, com investimentos de R$ 30 milhões.

As sete unidades em funcionamento estão localizadas em Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Boa Vista, São Luís e na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal.