27/07/2023 06h32
Foto: Secom - PMS
Monumento a Maria Felipa é inaugurado em Salvador
A Prefeitura de Salvador inaugura nesta quinta-feira (27) o monumento em homenagem a Maria Felipa, heroína da Independência do Brasil na Bahia. A entrega será realizada a partir das 9h, na Praça Cairu, no bairro do Comércio, com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, dentre outras autoridades municipais, e contará ainda com performance das Pretas Percussivas (Didá, Filhas de Gandhi e Mulherada) e apresentação do Grupo de Teatro da Casa Maria. A responsável pela obra é a artista soteropolitana Nadia Taquary.
A inauguração do monumento acontece no mês em que é comemorada a Independência do Brasil na Bahia e o Julho das Pretas. A ação visa eternizar a mulher negra, itaparicana, marisqueira e estrategista de guerra, considerada uma das principais protagonistas do 2 de Julho.
Casacor Bahia 2023
A abertura da Casacor Bahia 2023 acontece nesta quarta-feira (26), na Alameda dos Sombreiros, 440, no Caminho das Árvores. Com o tema 'Corpo & Morada', a 27ª edição da mostra vai contar com 38 ambientes, assinados por 37 profissionais, no icônico Casarão da Família Ribeiro Lima.
Este será um dos maiores eventos de arquitetura, design e paisagismo realizados no Nordeste, possibilitando a Bahia retomar a liderança em números de visitantes fora do eixo Rio - São Paulo.
Com uma área de 2.500 m² e 38 ambientes, a extensão da Casacor 2023 é o dobro da edição passada, realizada com 26 ambientes em 1.430 m².
Dentro do tema 'Corpo & Morada', o público vai se conectar às novas tecnologias e conhecer os conceitos orgânicos do mercado em iluminação, acabamentos e mobiliário. Dos amplos aos pequenos espaços, integrados com muito paisagismo, não faltam ideias criativas e sugestões de como morar bem.
Além dos espaços projetados e decorados dentro das tendências contemporâneas, a Casacor promete uma temporada com muita diversão, encontros e celebrações. A gastronomia ganhará espaços com restaurantes e bares criados em ambientes modernos, aconchegantes e confortáveis.
A maior badalação será em torno da boate, projetada dentro da imensa piscina da mansão da Família Ribeiro Lima. Nesta área externa, o paisagismo também promete surpreender o público.
“Plantando Jardins”
Criado durante a permanência provisória do Balé Teatro Castro Alves no Palácio da Aclamação, onde foi apresentado em celebração aos 42 anos da companhia, o espetáculo “Plantando Jardins” se reorganiza para ocupar a Sala do Coro do Teatro Castro Alves. A performance terá quatro sessões entre esta quinta-feira (27) às 20h, e 30 de julho, às 18h. A entrada será trocada no local por 1kg de alimento não perecível, a ser doado ao programa Bahia Sem Fome.
Sob o comando de Daniela Guimarães, diretora artística do BTCA, a obra foi pensada para que pudesse ser ampliada, modificada, redimensionada a cada apresentação e a cada espaço novo a ser habitado. Tem como mote de investigação justamente o caráter itinerante que a companhia tem vivido no momento de transição entre a saída necessária de sua sede no TCA e a sua volta futura. Trata das questões da relação corpo e arquitetura, corpo e adaptabilidade, corpo e acaso.
Cofic e a Damicos Consultoria
Dando continuidade ao ciclo de palestras para profissionais de RH e das demais áreas de interesse das empresas associadas, o Cofic, em parceria com a Damicos Consultoria, realiza a palestra “A Importância da Gestão da Cultura Organizacional na Era da Liderança Digital e Gestão de Equipes Virtuais”, com Fábio Rocha.
A palestra acontece nesta quinta-feira (27), das 14h30 às 15h30, na plataforma Teams, com o objetivo de apresentar, discutir e compartilhar com os participantes a prática de como trabalhar e gerenciar a sua cultura organizacional em tempos de trabalho híbrido, principalmente nas questões diretamente ligadas ao exercício da liderança e a relação com seus times.
O público-alvo é de profissionais de RH, líderes, gestores, SSMA e demais áreas interessadas.
O palestrante Fábio Rocha é diretor-executivo da Damicos Consultoria, certificação internacional em Assessment pela Metodologia da Barret Value Centre – BVC e Crescimentum, consultor há mais de 25 anos atuando com Liderança, Cultura Organizacional e ESG.
Johann Wolfgang von Goethe no Brasil
A Academia de Letras da Bahia, em parceria com a Associação Goethe na Bahia, promoverá uma palestra sobre a recepção do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe no Brasil. A iniciativa será ministrada pelo professor Marcus Vinícius Mazzari nesta quinta-feira (27), no Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré, em Salvador, a partir das 18h. A entrada é gratuita.
O escritor Marcus Vinícius Mazzari é professor, vinculado ao departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP), além de mestre em Literatura Alemã (USP) e doutor em Germanística e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin. Sua trajetória acadêmica e obras têm como foco o estudo aprofundado do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe.
Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), renomado escritor e romancista europeu, foi uma figura influente do movimento literário Sturm und Drang e do romantismo alemão. Sua obra-prima "Fausto" é uma peça teatral emblemática que explora a busca insaciável do conhecimento humano.
Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas
A Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques, organização social que abriga a Orquestra Afrosinfônica e o Núcleo Moderno de Música, dará início ao projeto de formação musical Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas. As inscrições para os oito núcleos estarão abertas por dez dias e poderão ser feitas a partir desta quinta-feira (27), no site da Casa da Ponte e presencialmente nas sedes dos núcleos no Pelourinho, Curuzu, Candeal, Itapuã, Bairro da Paz e Pirajá.
O projeto conta com a parceria de oito organizações afrodescendentes, a Banda Didá, o bloco Cortejo Afro, o Afoxé Filhos de Gandhy, o Grupo Étnico Cultural, os blocos Ilê Aiyê, Malê Debalê e Olodum, além do Pracatum, formando oito polos de ensino de música. A meta é atender gratuitamente mais de 1.500 alunas e alunos na cidade do Salvador.
Observação de baleias
A Prefeitura de Salvador e o Projeto Baleia Jubarte fecharam uma parceria com o objetivo de fomentar o turismo de observação de baleias entre os meses de julho e outubro na cidade, período em que as fêmeas saem da Antártica à procura de águas mais quentes e calmas para ter os seus filhotes, amamentá-los e realizar os seus rituais de acasalamento.
O Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, conta com um ponto fixo de observação com a presença de equipes do Projeto e apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
As equipes permanecerão no Farol da Barra até o dia 15 de outubro, fazendo a observação das baleias do alto da torre do Farol da Barra e oportunizando que os visitantes participem da busca ativa com binóculos cedidos pela equipe, em uma experiência conhecida como ciência cidadã. No local, também serão realizadas atividades como palestras e oficinas, atendimentos especiais para instituições de ensino, produção e distribuição de folhetos educativos, pesquisa e exposição fotográfica “Baleias Urbanas Soteropolitanas”, que mostra a relação entre Salvador e as baleias.
Prêmio Literário 2023
A Biblioteca Nacional está com inscrições abertas para o seu tradicional prêmio literário, realizado pela instituição desde o ano de 1994. De acordo com o edital, as inscrições para o Prêmio Literário 2023 serão recebidos até a próxima sexta-feira (28).
A premiação é exclusiva para escritores brasileiros. O Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no período de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023, no Brasil, em língua portuguesa.
As inscrições devem ser feitas de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Biblioteca Nacional. De acordo com a instituição, o interessado deve clicar no botão “Cadastre-se aqui” para criar um cadastro na plataforma e, em seguida, clicar em “Página do Prêmio Literário” para realizar sua inscrição.
As inscrições são totalmente gratuitas. O regulamento do prêmio indica ainda que podem se inscrever escritores brasileiros que tenham obras inéditas (1ª edição) redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais, entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023.
Autores independentes também podem concorrer, desde que a obra esteja em Depósito Legal e conte com o número do ISBN (International Standard Book Number) impresso.