Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

01/08/2023 06h34

Foto: Divulgação

Campanha inusitada da Subway

A Subway, rede mundial de fast food, anunciou nesta semana uma promoção bastante inusitada. Quem mudar seu primeiro nome legalmente para “Subway” irá ganhar lanches de graça por toda a vida. Esse tipo de promoção não é novidade para a marca de sanduíches. Em 2022, um superfã fez uma tatuagem do logotipo da rede em troca de lanches grátis para sempre. 

A promoção acontece desta terça-feira (1º) até sexta-feira (4) no site SubwayNameChange.com e faz parte da campanha para apresentar a coleção “Deli Hero”, uma reformulação que levou mais de dois anos para ser concluída. 

O concurso com a troca de nome só vale para o território americano e qualquer adulto do país poderá se inscrever. O vencedor será selecionado aleatoriamente, e irá precisar concordar e comprovar a mudança de nome legalmente, que terá os custos pagos pela empresa. Após a mudança, será concedido um cartão presente no valor de US$ 50.000 (R$ 236 mil) para ser gasto nas redes da marca.  

Palestra “Torre de controle e ESG no transporte de cargas”

O Conselho Regional de Administração da Bahia, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Profissional, promove a palestra “Torre de controle e ESG no transporte de cargas”, com Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog); Sérgio Maia, CEO da Vila do Conde Consultoria Logística; e o consultor Antônio Rocha. O debate será moderado por Vanderlei Conceição, coordenador do Núcleo de Estudos Administração da Produção e Logística do CRA-BA.

O evento é online e acontece na quarta-feira, dia 2 de agosto, às 16 horas. Mais informações e inscrições em https://www.even3.com.br/torre-de-controle-e-esg-no-transporte-de-cargas-367475/ 

TCE/BA aprecia contas do Poder Executivo - 2022

A sessão do plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), desta terça-feira (1º), será dedicada à apreciação das contas do Poder Executivo, referente ao exercício de 2022, último período do governador Rui Costa à frente da administração estadual, quando será emitido o parecer prévio a ser encaminhado para julgamento da Assembleia Legislativa da Bahia. A sessão, que começa às 14h30min, terá um ingrediente inédito este ano, pois, pela primeira vez, foram convidados todos os secretários da administração estadual e gestores para que possam assistir, no plenário do TCE, a todo o desenrolar do processo de apreciação das contas.

O relator do processo é o conselheiro Gildásio Penedo Filho que, além do relatório das contas, apresentará seu voto, que poderá ser ou não seguido pelos demais conselheiros que integram a Corte de Contas da Bahia. A sessão será conduzida pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, que atribuiu a decisão do convite formal aos secretários e gestores ao desejo de ampliar a participação dos jurisdicionados no processo de discussão e formulação do parecer prévio sobre as contas e também dar mais transparência ainda às decisões da Corte de Contas.

A sessão terá transmissão online, por meio do canal do TCE/BA no Youtube, mas será aberta à participação do público e dos veículos de comunicação que desejem estar presentes ao evento.

Rara lua azul

No mês de agosto poderá ser vista a rara lua azul no céu. O evento no cosmos poderá ser observado em decorrência de duas superluas. A primeira está prevista para ocorrer na noite desta terça-feira (1). 

Durante a superlua, o satélite natural fica mais próximo da terra, cerca de 357.530 quilômetros de distância, e mais brilhante que o normal. Em 30 de agosto, ele estará ainda mais perto do planeta, com 357.344 quilômetros. O fenômeno será a segunda superlua do mês, levando o nome de lua azul. 

A última vez em que ocorreram duas superluas completas em um mês foi em 2018. De acordo com o fundador do Virtual Telescope Project, o evento só voltará a se repetir em 2037.

Programa Tempero Sustentável

A busca por negócios alinhados com os princípios de ESG tem se tornado frequente entre consumidores em todo o mundo. Um estudo realizado em 2020 pela International Business Machines Corporation (IBM) mostrou que 87% dos clientes preferem comprar de empresas sustentáveis, enquanto mais da metade está disposta a pagar um preço mais alto por produtos que não comprometam o meio ambiente. A partir disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Coca-Cola Brasil, lançou em maio deste ano o programa Tempero Sustentável, capacitação gratuita e online em ESG.

O curso faz parte da plataforma ‘Coca-Cola dá um gás no seu negócio’, criada para reunir informações que contribuam para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios.

As aulas estão disponíveis neste link e todos os participantes que concluírem o curso receberão um certificado assinado pela Abrasel e pela Coca-Cola Brasil.

Importação de produtos à base de cannabis

Levantamento feito pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostrou que a importação de produtos à base de cannabis subiu 93% no Brasil nos últimos 12 meses. Entre as compras mais comuns, estão óleos, pomadas, extratos e medicamentos.

Entre julho de 2021 e junho de 2022, foram 58.292 pedidos atendidos. Desde julho de 2022, foram 112.731 autorizações das autoridades. Só em junho de 2023, foram 13,5 mil pedidos de importação.

Vale lembrar que medicamentos com cannabis são usados em tratamentos de epilepsia, Parkinson, ansiedade e depressão. Desde 2015, a Anvisa libera a importação de produtos com essas características. O uso recreativo da planta é ilegal no Brasil.

Projeto musical "Ponte Para a Comunidade"

As inscrições para o projeto musical "Ponte Para a Comunidade" que pretende formar oito Orquestras Afrobaianas em Salvador, estão abertas até o dia seis de agosto. As aulas são gratuitas e serão oferecidas para cerca de 1.300 alunos de várias faixas etárias.

O objetivo é compor oito grupos orquestrais, ligados às seguintes entidades: Banda Didá, bloco Cortejo Afro, Afoxé Filhos de Gandhy, Grupo Étnico Cultural, blocos afro Ilê Aiyê, Malê Debalê e Olodum, Escola Pracatum.

As inscrições podem ser feitas através deste link. O projeto prevê a capacitação dos mestres e mestras de percussão das oitos instituições parceiras para regência, além do processo de introdução à música por meio dos instrumentos de cordas, sopros, percussão sinfônica e popular, de banda base, e de canto e coral.

Nova loja do Habib's em formato 100% fast

O mais novo modelo de franquia do Habib's, uma loja em formato 100% fast, terá sua primeira unidade no Brasil em Salvador. O espaço gastronômico, criado para a venda rápida em praças de alimentação de centros de compras, será inaugurado nesta terça-feira (1º), no Shopping Bela Vista.

O local contará com totens de autoatendimento, grande oferta de combos e cardápio estratégico para o público de shoppings. 

Suicídio no Brasil

O suicídio é um fenômeno multifatorial, ou seja, são vários elementos envolvidos que levam à decisão de uma pessoa tirar a própria vida. Por isso, é preciso uma articulação de setores e saberes para que ações de prevenção sejam bem sucedidas. Além disso, o tema não pode ser tratado como tabu já que o Brasil enfrenta alta no número de pessoas que tiram a própria vida. 

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho. Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um dos principais serviços de aconselhamento no país de pessoas que enfrentam pensamentos suicidas. De acordo com o último relatório de atividades do CVV, por meio do número de telefone 188 (ligação gratuita), 3,5 mil voluntários atendem uma média de 8 mil ligações por dia.