Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

11/08/2023 06h28

Foto:José Cruz - Agência Brasil

Cinquentenário do hip hop

A capital paulista terá um ano de atividades comemorativas aos 50 anos do hip hop. Os eventos, que ocorrerão até agosto de 2024, são promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e ocuparão espaços tradicionais do movimento em São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a Casa de Cultura Hip Hop Leste.

Nesta sexta-feira (11), no Pátio Metrô São Bento, ocorrerão palestras com Thaíde, Xis, Nelson Triunfo e Marcelinho Backspin, além de shows de DJ Vodu Vic, Coruja BC1, RPW, Negredo e Meg Pedrozzo. No final de semana, o ZL Trap Festival 2.0 ocupa a Casa de Cultura Hip Hop Leste com shows de Vulgo FK, MC Luanna, Ajuliacosta, Sidoka e BC Raff. A programação vai até o próximo dia 23 e pode ser acessada aqui.

Movimento cultural criado por negros e latinos dos subúrbios de Nova York, o hip hop tem o 11 de agosto como data inaugural, quando foi realizada a primeira festa desta manifestação artística, no bairro do Bronx. O movimento chegou ao Brasil nos anos 1980, e o centro da cidade de São Paulo é um dos berços da manifestação.

Projetos de inclusão socioprodutiva

Uma oportunidade única está aberta para as mulheres indígenas da Bahia que lideram empreendimentos produtivos. O Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), está com edital aberto com investimentos que ultrapassam R$ 2 milhões, destinados à ampliação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) e projetos de inclusão socioprodutiva. 

As inscrições seguem até a próxima terça-feira, dia 15 de agosto. O edital e todas as informações podem ser acessadas nos sites: www.car.ba.gov.br e www.spm.ba.gov.br. 

Esse é um marco histórico nas ações do governo estadual para apoiar os povos originários, especialmente as mulheres indígenas. É a primeira vez que um edital desse tipo é lançado na Bahia, buscando a sustentabilidade dos empreendimentos liderados por elas. 

O edital contempla ações em todos os municípios do estado da Bahia e inclui investimentos para diversas finalidades, como implementos agrícolas, máquinas, equipamentos, insumos produtivos, sistemas de irrigação, bens agrícolas, infraestrutura para turismo rural e muito mais.  

Link do edital: http://www.car.ba.gov.br/node/15398

Programações alternativas da Flipelô

Integrando o circuito das programações alternativas da Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Associação Baiana de Imprensa (ABI) realizará nesta sexta-feira (11), às 10h, uma palestra com o historiador e professor Rafael Dantas sobre os registros iconográficos do Centro Histórico de Salvador. 

Na apresentação, ele discorrerá sobre as transformações urbanas do Centro Antigo da capital baiana, apresentando gravuras, fotografias e pinturas do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), do Museu de Arte da Bahia (MAB), da própria ABI, da Biblioteca Nacional e de sua coleção particular. Após a explanação, será apresentada a região da Sé do terraço da ABI.

Às 14h, acontecerá a mesa-redonda "Ruy Barbosa, Jornalista”, com a presença de Joaci Góes, presidente do IGHB; Luis Guilherme Pontes Tavares, jornalista, escritor e 1° vice-presidente da ABI; e Chico Castro, jornalista responsável por roteirizar a revista em quadrinhos “Ruy - Do Sonho à Realidade”, ilustrada pelo artista visual Gentil. Às 16h30, será realizada uma “Roda de Choro” do Núcleo de Choro da Escola de Música da UFBA.

Cacau Show lança aplicativo

Pensando em estar cada vez mais próximo de seus consumidores, a Cacau Show lança a primeira versão do seu próprio aplicativo, disponível na App Store e Google Store. Agora, além de comprar facilmente todos os produtos da marca, os consumidores conseguem encontrar informações das lojas, parcerias e atendimento para dúvidas. Além de acessar o programa Cacau Lovers, que reúne os clientes fiéis da marca e tudo que o lover precisa saber sobre o programa, incluindo as missões e recompensas disponíveis no período.

O desenvolvimento do aplicativo envolveu o trabalho conjunto de 4 times: Kobe Apps, Salesforce, OSF e Cacau Show. A Kobe Apps é a plataforma responsável por criar a base do aplicativo de vendas e a inteligência do front a ser customizado, utilizando a estrutura da Salesforce como backend, dando mais segurança e escalabilidade ao projeto. A plataforma permitiu o lançamento de um aplicativo robusto, conectado a todo o ecossistema da marca, gerando uma experiência única ao usuário e integrando todas as soluções de cloud, pagamentos, ferramentas de engajamento e CMS.

Brasileiros morando em outro país

Dados do Ministério das Relações Exteriores apontam que o número de brasileiros morando em outro país chegou a 4,59 milhões em 2022. O resultado é o maior desde 2009, quando o número de brasileiros no exterior chegou a 3,18 milhões, e representa um crescimento de 4% em relação a 2021, quando a comunidade brasileira no exterior era de aproximadamente 4,4 milhões.

De acordo com o levantamento, desse total, apenas 1 mora na Coreia do Norte. Entre os países com a maior comunidade de brasileiros, estão Estados Unidos, com 1,9 milhão; Portugal, com 360 mil; Paraguai, com 254 mil; Reino Unido, com 220 mil; e Japão, com 207 mil. Já o Afeganistão, Líbia e São Vicente e Granadinas são os locais onde não há registro de moradores brasileiros.

“Luiz Caldas cantando Bossa Nova”

O multi-instrumentista, cantor e compositor Luiz Caldas se prepara para apresentar ao público da capital baiana o seu mais novo projeto “Luiz Caldas cantando Bossa Nova”. Em uma versão intimista, no formato voz e violão, o show acontece nesta sexta-feira (11), a partir das 21h30, na Pupileira. 

Músicas como “Desafinado”, “Garota de Ipanema”, além de canções autorais como “Linda e Descabelada” e “Cara de Boneca”, farão parte do repertório. "A Bossa Nova é uma das músicas mais importantes no mundo, assim como o jazz é para os EUA. É um estilo muito rico harmonicamente e melodicamente falando, de forma que todo ano eu gravo pelo menos um disco de Bossa Nova”, avalia o músico.

Também serão incluídas músicas do seu mais recente álbum “Na Bossa”, disponibilizado em março deste ano, dentro de um projeto de lançamento de um álbum por mês, desde 2013. Com 10 faixas autorais, Luiz Caldas não deixou de homenagear a amiga e baiana Gal Costa, com a canção “FenomeGal”. 

Neste show, serão arrecadados alimentos não perecíveis para os Centros de Educação Infantil da Santa Casa da Bahia, mantidos pelo Cerimonial Rainha Leonor. Levando 2kg de alimento, o ingresso tem desconto de até 25%, a depender do setor escolhido.

Debate sobre infraestrutura sustentável e resiliente

O MoveInfra, movimento que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país, vai reunir nesta sexta-feira (11), a partir das 16h, grandes nomes do setor público e privado para debater sobre infraestrutura sustentável e resiliente na Flipelô, a Festa Literária Internacional do Pelourinho. Num ambiente de cultura e arte, as discussões vão abordar os desafios para ampliar investimentos em projetos verdes e mostrar as perspectivas de empresas públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos capazes de se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.

Fazem parte do MoveInfra os grupos EcoRodovias, CCR, Hidrovias do Brasil, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo, companhias com capital aberto na B3, integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e/ou do Novo Mercado. O valor de mercado dos associados na B3 ultrapassa R$ 80 bilhões, gerando 36 mil empregos diretos.

Formalizar negócio na Bahia

A Bahia registra o tempo médio de nove horas para se formalizar um negócio, o menor tempo já registrado pelo Estado desde o início da medição, em 2019, segundo a Receita Federal do Brasil, que divulgou os dados e o ranking referentes ao tempo médio de abertura de empresas. Assim, a Bahia registra uma nova marca histórica para a classe empresarial baiana, ficando atrás apenas de Sergipe.

Das nove horas contabilizadas, pouco mais de oito horas é o tempo necessário para as prefeituras analisarem se a empresa pode funcionar no endereço desejado. Já à Junta Comercial da Bahia, leva aproximadamente uma hora, para realizar o registro do contrato social e emitir o CNPJ através de integração com a Receita Federal.

O ranking avalia o tempo médio que os órgãos públicos levam para registrar uma empresa. São levados em conta, desde as consultas da viabilidade do endereço de instalação do estabelecimento até a emissão do CNPJ.