17/05/2020 06h26
Foto: Divulgação
Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
Em referência ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (17 de maio) será promovido um bate-papo nesta segunda-feira (18), às 17h, transmitido por meio de Live realizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). O bate-papo poderá ser acompanhado através do Instagram @ccpicultura.
O CCPI trará como convidado o líder indígena Jefferson Niotxárú Pataxó, da Aldeia de Coroa Vermelha, localizada no município Santa Cruz de Cabrália, no Sul da Bahia. Na transmissão, ele abordará a questão no universo da etnia indígena, que também compõe o leque de atuações do centro. O tema será “A diversidade de gênero e as etnias indígenas”. Haverá espaço para responder as perguntas dos espectadores a respeito do assunto.
O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secult é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Além disso, o CCPI coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.
Orquestras de Flauta Doce
Vinte e três pequenos músicos flautistas, estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e integrantes das Orquestras de Flauta Doce Rivadávia Corrêa e Carneiro Felipe, gravaram a música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, cujo vídeo foi lançado esta semana pela prefeitura carioca, em nova edição da Orquestra Virtual. O vídeo faz parte do Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação.
A Orquestra Virtual foi criada após a decretação da pandemia pelo Programa Orquestra nas Escolas, com o objetivo de promover apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. A cada semana são lançados novos vídeos, com diferentes formações. Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como Amanhã, de Guilherme Arantes; Aquarela, de Toquinho; Enquanto houver sol, dos Titãs, e Preta Pretinha, de Moraes Moreira, informou a prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa.
Consumo de bebidas alcoólicas
Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto FSB Pesquisa indica que metade dos brasileiros diminuíram ou deve diminuir o consumo de bebidas alcoólicas com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O estudo sinaliza ainda diminuição na aquisição de comidas prontas por parte de 53% da população. A estimativa é que, passada a pandemia, esses hábitos devem continuar.
O estudo mostra, em contrapartida, que haverá um aumento expressivo no consumo de produtos de limpeza. Pelo menos 84% das pessoas consultadas pela CNI devem sustentar ou ampliar os cuidados e consumo com itens de higiene.
Habilidades de escrita
O software brasileiro para habilidades de escrita Letrus https://www.letrus.com.br/ e a ferramenta de detecção de dislexia espanhola Dytective são os dois vencedores do Prêmio Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa, da UNESCO de 2019, pelo Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação.
O tema da edição 2019 foi o uso da Inteligência Artificial (IA) para inovar na educação, ensino e aprendizagem. Por meio desse tema, a UNESCO visa promover aplicações efetivas e éticas da IA na educação que estejam universalmente disponíveis.
O Letrus Writing Skills Program, desenvolvido pela empresa brasileira Letrus, é um programa de IA com retorno automatizado sobre a escrita dos alunos. O objetivo é reduzir o analfabetismo funcional na língua portuguesa, apoiando alunos e professores do Ensino Médio.
Cada um dos vencedores receberá 25 mil dólares em uma cerimônia cuja data será marcada nas próximas semanas.
Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2020 dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas.
A novidade é que o foco são projetos orientados, especialmente, à prevenção e ao combate da pandemia da Covid-19 ou outras endemias e epidemias que atingem o Brasil.
O projeto envolve as áreas de infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia ou correlatas e atende à Ação Emergencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O programa do Instituto Evandro Chagas visa formar professores para o ensino superior e pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisa clínica em doenças infecciosas.
As inscrições vão até 25 de maio. Para o mestrado, que dura dois anos, há quatro vagas. Já para o doutorado, que tem duração máxima de quatro anos, também são quatro vagas. Ambos os cursos terão regime integral.
De acordo com o INI, metade das vagas para mestrado e metade das vagas para doutorado vão contar com bolsa. Os benefícios vão ser ofertados, preferencialmente, aos candidatos com projetos em Covid-19.
Brasil Júnior
Com o cenário da pandemia do coronavírus que se instalou globalmente, a realidade de muitas empresas mudou e uma das mais afetados são as PMEs. Visando auxiliar os pequenos empresários, a Brasil Júnior, instância que representa as Empresas Juniores brasileira, acaba de lançar a nova versão da plataforma "Unidos pelo Brasil", com o objetivo de oferecer ajuda gratuita para este público.
O suporte acontece por meio de uma metodologia desenvolvida pela Brasil Júnior com auxílio de parceiros e mantenedores - que são empresas que fazem doações e que tornam esse projeto viável. O objetivo para 2020 é auxiliar mais de 100 pequenos empreendedores em todo o Brasil.
Para os Pequenos Empreendedores que buscam receber o auxílio, podem se inscrever por meio do link. Para se inscrever os candidatos precisam ser PME e será feito uma triagem, para verificar a existência do CNPJ. Será então realizado um pré-diagnóstico da situação da empresa, para que a mentoria seja melhor direcionada na solução dos problemas que esses empreendedores vêm enfrentando.
Já para realizar uma doação para o projeto é necessário clicar no mesmo link. Pessoas físicas ou jurídicas podem apoiar o "Unidos pelo Brasil". Esse projeto já uniu mais de 600 empresas juniores e 20 mil empresários juniores que auxiliaram, em média, 11 mil projetos de 27 federações no País.
Turma da Mônica TV
A Mauricio de Sousa Produções veio tornar seu isolamento social mais divertido! Por meio do app Turma da Mônica TV, é possível acessar a mais de 288 vídeos da turminha do Bairro do Limoeiro. Durante esse período que ficar em casa, a MSP liberou não apenas 7, mas 30 dias de conteúdo de graça!
Com interface e navegação intuitivas e adequadas aos pequenos, o app Turma da Mônica TV tem conteúdo que não acaba mais! Tem Turma da Mônica, todos os episódios de Mônica Toy, Biduzidos e até os clipes musicais do espetáculo Turma da Mônica "O Show". E não para por aí. O serviço de streaming ainda conta com a função de download dos vídeos para assistir offline e permite que você organize a própria playlist.
O serviço de assinatura dá acesso total e ilimitado aos vídeos e minijogos enquanto a assinatura estiver vigente. O valor semestral é de R$29,90 e R$49,90 o pacote anual. O aplicativo está disponível para download para iOS e Android em smartphones e tablets e conta com o período de teste grátis por 30 dias.