Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

19/08/2023 06h39

Foto: Divulgação 

Veleiro Cisne Branco no Porto de Fortaleza

O majestoso Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, está ancorado até no berço 104, do Porto de Fortaleza. Com uma rica história, o navio representa um marco naval e cultural.

O Veleiro Cisne Branco, construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf em Amsterdã, na Holanda, foi lançado ao mar em 4 de agosto de 1999 e entregue, em 4 de fevereiro de 2000, para a Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, em que percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil.

Sua função é de caráter diplomático e de relações públicas. Com seus mastros e velas elegantes, o navio percorre os mares representando o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais.

No domingo (20), o veleiro estará aberto para visitação pública, das 10h às 15h. O acesso será pelo prédio administrativo da Companhia Docas do Ceará, situado em frente à praça Amigos da Marinha. Uma chance de explorar o interior do navio, apreciar sua grandiosidade e entender a vida a bordo de uma embarcação naval.

Sinfônica Garcia D’Ávila 

Sob a coordenação musical do compositor e maestro Luciano Calazans, a Sinfônica Garcia D’Ávila apresenta um concerto especial neste sábado (19), a partir das 17h, no Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte. 

Na ocasião, cerca de 40 estudantes de escolas públicas de Mata de São João embalarão o público com clássicos da música brasileira, como “Anunciação”, “Beija-flor”, “Ai que Saudade d’Ocê”, “Amado”, “O Caderno”, entre outros.

Quintal du Sanba

Samba de Coco, Samba de Roda, Samba Chulo, Partido Alto, entre outros estilos do ritmo, ganharam um projeto de valorização em Salvador: o Quintal du Samba, iniciativa criada para celebrar estas manifestações culturais e porporcionar experiências a um público eclético e democrático. Sua próxima edição será realizada neste sábado (19), a partir das 17h, na Praça das Artes, Pelourinho. 

Desde sua criação, há mais de um ano, o projeto já contemplou manifestações de Samba de Coco com o Coletivo Jenipapo, grupo originário do Vale do Capão, na Chapada Diamantina; Samba Junino com o Vai Kem Ke e Samba Skorpio; Samba de Roda com Raiala Conceição; Partido Alto/Samba Raiz com  o Grupo Perfil – formado pela velha guarda do samba, representada por Almir do Apaxe – e o Grupo Botequim; Escola de Samba Unidos de Itapuã e a nova geração de artistas, à exemplo de Noug, Katulê, Nêssa, Grupo Ohana, Laio e Aline Souza, entre outros.

A próxima edição, neste sábado, será realizada com os shows de Samba de Última Hora, Laio e Grupo Katulê. Além das participações de Aisha Araujo, Michell Oliveira, vocalista do Sepá Samba, e Luciano Castilho, integrante do antigo Harmonia do Samba. O evento já tem mais uma data confirmada: será em 7 de outubro.

Dia do Folclore

O Shopping Bela Vista, em homenagem ao Dia do Folclore, irá oferecer uma programação infantil especial gratuita nos dias 19 e 20 de agosto, às 15h. No sábado (19), às 15h, acontece a Oficina e o Teatrinho do Sítio do Pica Pau Amarelo, uma oportunidade para as crianças mergulharem no mundo da boneca Emília e de suas aventuras no sítio de Dona Benta.

No domingo (20), também às 15h, a diversão toma conta dos corredores do shopping com a Parada Animada com Tio Paulinho. A parada terá início na entrada principal do shopping e o público está convidado a entrar na brincadeira e irem fantasiados de seu personagem favorito do folclore brasileiro. 

Campanha de Vacinação Antirrábica

Uma ação gratuita de vacinação de animais contra raiva vai acontecer neste fim de semana, no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. No sábado, será das 9h às 16h, e no domingo, das 12h às 17h. A iniciativa é em parceria com a Prefeitura de Salvador e acontecerá no Estacionamento Piso G1, no setor Roxo, do Salvador Shopping e no Pet Park Piso L1, do Salvador Norte. 

Os tutores interessados em garantir a imunização de seus animais devem seguir algumas medidas de segurança: é necessário que os bichos estejam com coleira ou acondicionados em caixas apropriadas. Para cães de grande porte, a utilização de focinheira é obrigatória. Além disso, apenas animais com mais de três meses de idade estão aptos para a vacinação, exceto aqueles que estejam enfrentando problemas de saúde.

No Salvador Shopping, o ponto de vacinação funcionará também no próximo fim de semana, nos dias 26 e 27 de agosto, nos mesmos horários. Para obter a lista completa dos locais onde a vacinação antirrábica está sendo realizada, basta acessar o site oficial da Secretaria Municipal de Saúde: www.saude.salvador.ba.gov.br. 

'A Iluminada'

O espetáculo 'A Iluminada', estrelado por Heloisa Perissé, ganha mais uma sessão em Salvador. A apresentação extra acontece no domingo (20), a partir das 21h, no Teatro Sesc Casa do Comércio. Os ingressos custam entre R$ 45 e R$ 130 e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

Na comédia, Heloisa retrata forma humorada o tema “superação” através da personagem Tia Doro, uma palestrante excêntrica que tira de uma série de fracassos pessoais o repertório para oferecer ao público uma inusitada forma de ver o mundo, vencer seus medos, ter coragem e confiança.

Dia Mundial da Fotografia

O Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, terá uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Fotografia. Neste sábado (19), a partir das 15h, o espaço promove um bate-papo sobre fotografia como documentário histórico, que será conduzido pelo historiador Sávio Roz.

Já no domingo (20), o museu antecipa as comemorações pelo Dia do Folclore, celebrado no dia 22, com atividades lúdicas voltadas para o público infantil. A partir das 15h, os pequenos poderão participar de uma sessão de contação de história especial. Além disso, Elaine Lima comandará uma oficina temática de feltro, que será inspirada no universo das sereias. 

Abandono efetivo

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas referente a 2022 revela que, no Brasil, 11 milhões de mulheres criam sozinhas os filhos. Deixar de dar aos filhos o afeto necessário para construir laços e prover um desenvolvimento emocional adequado tem nome: abandono afetivo. 

Levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) mostra que, em 2022, mais de 164 mil crianças foram abandonadas pelo genitor ainda no útero materno. Em 2023, esse número passou dos 106 mil até julho.

A ausência da figura paterna durante o desenvolvimento das crianças e adolescentes pode ter impacto na saúde física e mental delas. Em muitas situações, causam danos irreparáveis, que podem perdurar por toda uma vida.

Negligenciar a convivência com os filhos, assim como negar afeto é uma violação dos direitos da criança e do adolescente. Para evitar os possíveis danos, o judiciário tem tomado medidas severas para garantir que de alguma forma essas pessoas em desenvolvimento tenham seus vínculos respeitados.

Para provocar reflexões nos pais e mães que passam por conflitos relativos a ruptura da relação conjugal, o Conselho Nacional de Justiça desenvolveu Oficina de Pais e Mãe