Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/08/2023 06h29

Foto: Divulgação 

XV Festival de Cultura Japonesa de Salvador

O XV Festival da Cultura Japonesa de Salvador começa nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, no Parque de Exposições de Salvador, localizado na Avenida Paralela. O Festival Bon Odori contempla uma programação diversificada com atrações para todas as idades: oficinas culturais, concursos, jogos, shows de música e dança, artes marciais e workshops fazem a alegria dos visitantes. A expectativa, de acordo com informações do Alô Alô Bahia, é que o evento reúna público superior a 80 mil pessoas nos três dias de programação.

O público vai curtir danças tradicionais japonesas, apresentações de ilusionismo, grupos de percussão, desfile de cosplays, ginástica para saúde, bate-papo com dubladora de anime Carol Valença, apresentações musicais, além de disputas de artes marciais (aikidô, karatê, iaidô, capoeira, judô, kendô e sumô).

Durante a programação, o público ainda pode desfrutar de uma oferta gastronômica variada, com pratos tradicionais da culinária japonesa, com a presença de mais de 20 restaurantes de sushi, tempurá, udon e lamén, entre outros pratos. O público tem a oportunidade de ver e comprar uma infinidade de artigos com temática japonesa, o "maneki neko", o gatinho da sorte, produtos de anime, mangás, flores e muito mais.

Show: Luedji Luna – “BMDA Deluxe”

Luedji Luna estreia a turnê de seu álbum mais recente, “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’agua Deluxe”, nesta sexta-feira (25), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no Campo Grande. Será a primeira vez que a cantora fará uma apresentação solo na Concha, quando apresentará composições inéditas e autorais.

Terceiro disco de estúdio, “BMDA Deluxe” é uma espécie de Lado B do “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água”, seu segundo álbum, lançado em 2021. Para este show, a cantora irá trazer um repertório com a mistura de neo-soul, R&B, além do jazz já presente nos seus trabalhos anteriores.

A baiana de 22 anos tem mais de 50 músicas criadas e lançou em 2021 o seu primeiro EP, “Azul”, que conta com participações de Áttoxxá e Afrocidade.

Distribuição de livros

A Associação Cultural Beneficente Monsenhor Amilcar Marques (ACBMAM), gestora da antiga Igrejinha de Santana, no Rio Vermelho, vai promover nesta sexta-feira (25), às 18h, uma distribuição de livros para a comunidade. A ação acontecerá no Largo de Santana, Rio Vermelho, como parte das comemorações pelo mês de aniversário do escritor Jorge Amado, nascido em 10 de agosto de 1912.

A distribuição de livros, alguns do escritor baiano, é fruto da arrecadação de doações entre os associados feita pela diretoria da ACBMAM, com apoio da Biblioteca Juracy Magalhães, no Rio Vermelho, que doou alguns exemplares de seu acervo através da diretora Elzimar Cerqueira Nascimento Oliveira.

Inovação e incentivos fiscais

A Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG) realiza um seminário online sobre inovação e incentivos fiscais, nesta sexta-feira (25), às 17h30. Os interessados em participar devem se inscrever neste Link.

O seminário trará a discussão e divulgação dos resultados do projeto de pesquisa denominado "Gastos Fiscais (Benefícios e Incentivos Fiscais) no setor de inovação: Intervenção Extrafiscal e sua Repercussão no Desenvolvimento Socioeconômico no Distrito Federal: GAFIS-INOVA", financiado pela FAP-DF.

A abordagem de políticas públicas pela perspectiva da inovação como propulsor de desenvolvimento tomou impulso nas últimas duas décadas. O Projeto estudou essas políticas sob o aspecto específico das renúncias fiscais ou gastos tributários (tax expenditures), em virtude das particularidades das quais tal forma de intervenção estatal se reveste e também das despesas fiscais no financiamento público da inovação.

Operação ‘Choque de Ordem IV’

A Marinha do Brasil (MB) realiza, desde o último dia 17, no litoral e no interior dos estados da Bahia e de Sergipe, a Operação ‘Choque de Ordem IV’, tendo como foco principal a fiscalização das embarcações que realizam o transporte de passageiros e de esporte/recreio.

Até o fim do dia 23, foram inspecionadas mil embarcações, com 62 notificações emitidas, 10 embarcações apreendidas, cinco Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) instaurados e 156 testes de alcoolemia realizados.

Durante o período, está sendo intensificada a fiscalização marítima e fluvial, por meio da realização de abordagens a embarcações, visando a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana e o combate aos delitos transfronteiriços e ambientais.

Club Luminous

Salvador ganhou, nas últimas semanas, uma casa noturna que promete ser palco de noites agitadas na cidade. Trata-se do Club Luminous, que chega com um conceito que une conforto e serviço diferenciado em um ambiente super tecnológico, com movies de alta performance, painel de LED e efeitos especiais.

A casa noturna abre apenas uma vez por mês, sempre trazendo DJs de fora da capital baiana, para um público limitado a 150 pessoas. O espaço, localizado no Caminho das Árvores, também recebe eventos corporativos e conta com projeto acústico assinado pela Audium, referência no mercado para o segmento.

Nesta sexta-feira (25), a segunda dessa temporada, o Club Luminous recebe, a partir das 23h59, o DJ Lucas Borchardt, músico residente dos restaurantes Bagatelle e Fasano Itaim e da disputada festa Oscar, todos em São Paulo. Para esta noite, que contará ainda com set do DJ Felipe Pondé e assinatura das marcas Dom Pérignon e Beck's, todas as mesas já estão reservadas.

Um lote extra limitado estará disponível, a partir da 0h, no acesso do evento. Para mais informações: (71) 99700-1110 (WhatsApp).

Festival de Mulheres Instrumentistas

O Festival de Mulheres Instrumentistas, criado pela Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, vai movimentar a capital baiana. A segunda edição do evento acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 18h, no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, em Salvador. A entrada é gratuita.

Com o objetivo de enaltecer a trajetória de mulheres instrumentistas na Bahia, o Femin contará com apresentações de Yáyá Muxima, Grupo Floreando, Nai Kiese e Thamara Ferreira, DJ Preta, Carine Nascimento e Lua Paz, Mulheres Sinfônicas, além de uma roda de conversa mediada pela DJ Preta. A programação tem curadoria assinada pelo Instituto de Mulheres Negras Luiza Mahin.

"Viva O Povo Brasileiro" virou musical

O romance "Viva O Povo Brasileiro", publicado em 1984 pelo baiano João Ubaldo Ribeiro, virou musical e terá estreia, nesta sexta-feira (25), no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. A produção é uma adaptação do diretor carioca André Paes Leme, cujo doutorado, em 2015, foi sobre a obra do escritor de Itaparica, e conta com 30 composições de Chico César.

Na peça, 10 atores recontam a trama, que começa na invasão holandesa do século XVII e segue até meados de 1970, período da ditadura militar. No texto, é descrita a jornada de uma alma que quer encarnar no Brasil, mas que vai se envolvendo em tramas entre cômicas e trágicas, numa mistura de ficção com episódios reais da história do país.

"'Viva O Povo Brasileiro' tem participação ativa do elenco completo ao longo de praticamente três horas de apresentação, divididas em dois atos.

Ranking de Competitividade dos Municípios

Três cidades do interior do Nordeste - Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Sobral (CE) - se destacam no ranking das cidades mais competitivas do Brasil. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios. O estudo revelou que os municípios entraram no seleto grupo das 200 cidades mais competitivas do país.

O ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) analisa 410 municípios com mais de 80 mil habitantes nas cinco regiões do Brasil, a partir de 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.

Garanhuns se destacou no estudo por ser o município que mais avançou no Nordeste entre os 200 mais competitivos e ganhou 59 posições de 2022 para 2023, ocupando a posição 195 no ranking deste ano. A cidade se destacou nos pilares de segurança pública, sustentabilidade social e inovação.

Sobral também subiu no top 200 neste ano, na posição 136. A cidade é reconhecida pela qualidade da educação pública e também se sobressaiu nos pilares de eficiência da máquina pública, capital humano e mobilidade urbana.

Já Caruaru, que ocupa o número 181 no ranking, é a maior cidade do agreste pernambucano e tem uma economia diversificada, baseada no comércio, na indústria e na agricultura. A cidade se destacou nos pilares de dinamismo econômico, solidez fiscal e saneamento.