Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/05/2020 06h32

Foto: Divulgação

Ajuda e prevenção em comunidades e áreas carentes

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está apoiando uma iniciativa para ajudar a prevenir e combater o novo coronavírus em comunidades e áreas carentes.

Em parceria com a Central Única de Favelas, Cufa, e com a ONG Ação da Cidadania, a Unesco vai organizar projetos em centros comunitários e urbanos. 

A iniciativa é apoiada também por vários artistas brasileiros incluindo as cantoras e embaixadoras da Boa Vontade Daniela Mercury e Claudia Leite. Uma das ações na parceria, o projeto Mães da Favela assiste famílias lideradas por mulheres que tiveram seu sustento afetado pela pandemia.

O programa já beneficiou cerca de 500 mil famílias em 5 mil comunidades. Ao todo, foram beneficiados 2 milhões de pessoas com 6 milhões de toneladas de alimentos. 

Mais de R$ 60 milhões foram investidos em cupons para compra de alimentos. A Unesco informou que a cooperação inclui a Cátedra Dom Hélder Câmara de Direitos Humanos da Universidade Católica de Recife e a Fundação Renova, que identificam os grupos de maior risco de insegurança alimentar agravada pela Covid-19.

Dia Internacional de Museus

A pandemia  causada pelo novo coronavírus e as regras de isolamento social levaram os museus brasileiros a preparar uma programação virtual, com exposições e atrações pela internet, para marcar o Dia Internacional de Museus, comemorado nesta segunda-feira (18). A data coincide com o início da 18ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo International Council of Museums (Icom).

Esse é o caso, por exemplo, do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, que prepara a exposição virtual e gratuita Native Brazilian Music: 80 anos, que conta como se deu a gravação do LP Native Brazilian Music em 1940, com a apresentação de músicas de Cartola, Pixinguinha e Donga ao maestro britânico Leopold Anthony Stokowsk, fundador da Orquestra Sinfônica Americana e da Hollywood Bowl Symphony Orchestra. O encontro foi promovido pelo maestro Heitor Villa-Lobos.

De acordo com o Mapa dos Museus, existem mais de 3,8 mil museus no Brasil, públicos e privados, comunitários e mantidos por pessoas físicas. O Instituto Brasileiro de Museus mantém na internet plataforma que permite localizar museus em todo o país.

Semana de Museus do Ipac

Diversidade e inclusão: cultura baiana nos museus do Ipac' é o tema da Semana de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que ocorre de 18 a 24 de maio, excepcionalmente nas redes sociais do Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes, Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu/BA) e Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro/BA). 

Space Apps Covid-19 Challenge

A busca de soluções com foco na Covid-19 é o desafio para o hackathon virtual promovido pela A Agência Espacial Americana (NASA), que deve ocorrer nos próximos dias 30 e 31 de maio. O Space Apps Covid-19 Challenge já está com inscrições abertas que podem ser feitas por meio do site www.covid19.spaceappschallenge.org.

Durante o evento que conta ainda com a parceria, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (JAXA), participantes do mundo todo se juntarão em times de cinco pessoas e, durante 48 horas, terão à disposição dados de observação da Terra para se basearem em propor soluções. As categorias dos desafios são: aprender sobre o vírus e sua propagação usando dados espaciais, resposta local e soluções, impactos da Covid-19 no sistema da Terra como planeta, oportunidade econômicas e impacto e recuperação durante e pós Covid-19.

Com duas edições realizadas em Salvador, os baianos já se destacaram no Desafio da Nasa. Em 2019, cinco estudantes membros da Cafeína foram os grandes vencedores da etapa mundial do Nasa Space Apps Challenge com a elaboração de um projeto que atrai e capta resíduos plásticos nos oceanos.

O candidato que tiver dúvida e quiser obter mais informações sobre o evento, pode entrar em contato ou acompanhar o perfil do Instagram @nasa_spaceappssalvador. O canal é atualizado e monitorado por Leka Hattori e sua equipe, que estarão orientando os interessados em participar da competição.

Você pelos Outros, Nós por Vocês

A campanha Você pelos Outros, Nós por Vocês, da plataforma VisitNow, reúne hotéis que estão oferecendo hospedagem gratuita ou com preços reduzidos aos profissionais de saúde neste momento de combate à Covid-19. O objetivo é atender aqueles que precisem ficar isolados da família ou evitar que façam longos deslocamentos de casa para o trabalho.

Na capital paulista, há opções de hotéis localizados na região central e nas zonas oeste e sul reunidos na plataforma. Existem opções em outras cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Palmas. Para usar o serviço, o profissional deve fazer o cadastro na plataforma VisitNow no site.

Perto da Avenida Paulista, o Hotel Tryp São Paulo Paraíso cedeu gratuitamente 21 apartamentos para que os profissionais da área da saúde possam descansar e ficar mais próximos do trabalho por todo o período que perdurar a pandemia.

Concurso para soldado da PM e corpo de bombeiros

O resultado do concurso para soldado da Polícia Militar e para o corpo de bombeiros será divulgado no Diário Oficial do Estado de amanhã (19). O concurso foi suspenso devido a um questionamento  judicial da Defensoria Pública do Estado.

Na terça-feira, sairá o resultado da prova objetiva e o calendário das próximas etapas. Os candidatos participantes poderão consultar a classificação no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Ao todo, foram registradas 112.335 inscrições. São 2,5 mil vagas de nível médio para as duas corporações – sendo mil policiais militares e 250 bombeiros militares com ingresso em 2020. Outros 1.250 serão incorporados ao serviço público em 2021.

Volkswagen Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, completa 40 anos

Em maio de 1980, a Volkswagen lançava o Gol, como uma espécie de sucessor do Fusca.

Hoje, 40 anos depois, o Gol não apenas segue sendo produzido e vendido, como quebrou os recordes do próprio Fusca. Ele é o carro mais vendido, produzido e exportado da indústria brasileira.

Até abril, foram exatas 8.342.260 unidades produzidas no Brasil, 6.952.153 exemplares vendidos e outros 1.515.305 exportados, para 69 países.

Dos 40 anos de vida, o Gol foi o carro mais vendido do Brasil em 27 deles, de forma consecutiva, entre 1987 e 2013. Perdeu o reinado para o Palio, em 2014, e jamais conseguiu alcançar o posto novamente.

Ao longo dos anos, o Gol ficou conhecido, porque, além dos números robustos nas vendas, foi responsável por introduzir novas tecnologias. Em 1988, o esportivo Gol GTI foi o primeiro veículo produzido no país a contar com injeção eletrônica.

Em 2003, 15 anos depois, o Gol foi o primeiro automóvel flex do Brasil. Seu motor 1.6 era capaz de beber etanol e gasolina, misturados em qualquer proporção.

Poucos anos antes, se antecipou às tendências atuais do turbo, ao oferecer um motor 1.0 sobrealimentado. No entanto, como a tecnologia ainda não estava tão consolidada, acabou saindo de linha pouco tempo depois.

A última grande novidade do Gol foi a adoção do câmbio automático, em 2018, anos depois de os rivais começarem a oferecer a opção. Em 2019, o Gol foi o quinto carro mais vendido do Brasil, com pouco mais de 80 mil exemplares. Ele não tem uma nova geração desde 2008. De lá pra cá, recebeu diversos "tapas" no visual.

Mas acabou ficando para trás diante de rivais mais modernos. Ainda que careça de novidades, a transmissão ajudou a alavancar as vendas, bem como a força do nome.

A base do Gol também serviu para aumentar a família. Além do hatch, a Volkswagen criou a picape Saveiro, que acompanha o Gol desde a primeira geração, o sedã Voyage, que, após um hiato, retornou em 2008 e a perua Parati, que deixou de existir na última troca de gerações.

O Gol também é famoso pela enorme quantidade de edições especiais, desde as esportivas, GTI, GTS, GT, passando pelas aventureiras Rallye e Track e as comemorativas, Copa, Seleção e Vintage, por exemplo.