Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

19/05/2020 06h57

Foto: Divulgação

Tratamento para câncer de mama

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) provocou queda de atendimentos em hospitais públicos de pacientes em rastreamento e tratamento para câncer de mama, de cerca de 75% em março e abril, em comparação a igual período do ano passado, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

O levantamento abrangeu 11 hospitais públicos de todas as regiões do país, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas principais capitais. O maior comprometimento na assistência a paciente com câncer de mama foi registrado no Maranhão. No Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belorá (Cacon), que concentra a maioria das pacientes em tratamento do câncer de mama, apenas 55 pessoas foram atendidas em abril deste ano, contra 442 atendimentos feitos no mesmo mês de 2019, uma redução de mais de 87%.

O Inca estima para o Brasil um total de 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Segundo a SBM, no Brasil, se a taxa de mortalidade da covid-19 está em torno de 5%, no câncer de mama, com diagnóstico precoce, você oferece 95% de chance de cura.

I Mostra de Música Erudita de Itaparica

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) promoverá uma live, em suas redes sociais, para lançar um clipe produzido como resultado da I Mostra de Música Erudita de Itaparica, realizada em março deste ano. O vídeo será apresentado hoje (19), às 19h, durante a transmissão do programa Osbatalk, no Instagram da Osba.

Para marcar o lançamento, o maestro Carlos Prazeres receberá uma série de convidados envolvidos na I Mostra, conversando sobre o clipe, seus bastidores, o patrimônio histórico envolvido e a produção audiovisual para música de concerto. Após as entrevistas, o vídeo será disponibilizado em todos canais e plataformas digitais do evento - @mostrademusicaeruditaitaparica (no Instagram e Facebook).

285 estabelecimentos interditados

A prefeitura de Salvador interditou 285 estabelecimentos comerciais nos bairros que     estavam sob medidas de restrição regionalizadas nos últimos sete dias. A medida foi consequência das 4.028 vistorias realizadas na Boca do Rio, Plataforma, Centro e Pituba.

Alguns dos estabelecimentos interditados foram bares, salões de beleza, barbearias, barracas de chapa, lanchonetes, lojas de variedades e de materiais de construção.

Além das áreas com restrições regionalizadas, outras regiões da capital baiana foram fiscalizadas pela Sedur em razão dos decretos em vigor desde março. Nesse período, já foram feitas 24 mil vistorias, que levaram à interdição de 1.532 estabelecimentos e 91 cassações de alvará de funcionamento.

Municípios brasileiros

Seis municípios brasileiros alteraram seu nome oficial entre março de 2019 e janeiro de 2020, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mudança mais radical ocorreu com o município de Augusto Severo, no Rio Grande do Norte, que passou a se chamar Campo Grande.

Fortaleza do Tabocão, no Tocantins, passou a ser oficialmente denominada apenas como Tabocão. As outras quatro mudanças envolvem apenas alterações ortográficas: Ererê (CE) passa a ser chamado Ereré; São Thomé das Letras (MG) passa a ser São Tomé das Letras; Xavantes (SP) passa a ser Chavantes, e Dona Eusébia (MG) passa a ser Dona Euzébia.

Segundo o IBGE, desde 1938 já ocorreram 121 alterações de nome de municípios. A última delas havia ocorrido em 2017, quando São Luís do Paraitinga (SP) trocou o “s” pelo “z” e passou a se chamar São Luiz do Paraitinga.

Festival da Rádio MEC 2020

As inscrições gratuitas do Festival da Rádio MEC 2020 vão até 29 de junho. Os candidatos devem preencher online uma ficha, disponível no site http://radiomec.ebc.com.br e fazer o upload do material solicitado no regulamento.

A competição recebe composições originais nas categorias: música clássica, música instrumental, música infantil e canção popular.

Pelo site radiomec.ebc.com.br e redes sociais, os internautas vão poder acompanhar todas as ações durante o período do evento. Serão entrevistas e vídeos com músicos que participaram de outras edições, divulgação dos trabalhos dos candidatos deste ano e lives com os resultados de cada fase da competição. A ideia é que o público não perca nenhum detalhe do festival, que vai mexer com a música brasileira.

Os vencedores de todas as categorias serão anunciados no dia 27 de setembro. Os premiados serão reconhecidos com troféus e a transmissão da música na programação da Rádio MEC, de acordo com o perfil de cada emissora. O regulamento e outras informações do Festival de Música Rádio MEC estão disponíveis no mesmo site, onde os interessados podem obter mais informações sobre o concurso.

A iniciativa é da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão das emissoras públicas Rádio MEC FM (99,3 MHz), no Rio de Janeiro, e Rádio MEC AM (800 kHz), no Rio de Janeiro e em Brasília.

Prefeitura já distribuiu 239.295 mil refeições

Os postos de distribuição de refeições da Prefeitura de Salvador, instalados em pontos estratégicos da capital para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, já entregaram 239.295 mil refeições. O repasse das refeições ao público busca minimizar os efeitos da pandemia neste momento de distanciamento social.

De acordo com dados da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), deste total foram 104 mil quentinhas de almoço e 104 mil de lanches retirados dos pontos de distribuição, além de outras 31.295 refeições entregues no Restaurante Popular de Paripe.

As pessoas em situação de vulnerabilidade social podem ter acesso às refeições comparecendo nos pontos localizados no bairro de Itapuã, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Malê Debalê, nos Barris, no fim de linha da Barroquinha, e no Restaurante Popular de Paripe. De acordo com a Sempre,  mais um ponto de distribuição será entregue no bairro de Pau da Lima para atender à população do miolo da cidade.

Os postos de distribuição de refeições possuem toldos, grades para organização de filas, álcool em gel, pias com torneiras e sabão para higienização. O acesso ao local só pode ser feito com a utilização de máscara, distribuída logo na entrada pela equipe da Sempre. As unidades dos Barris e da Barroquinha possuem, ainda, um contêiner-banheiro com chuveiros para uso exclusivo de pessoas em situação de rua diariamente, das 8h às 17h.

A quentinha entregue contém dois carboidratos (arroz ou macarrão e feijão), além de proteína, salada e suco. O assistido também leva um kit lanche, com fruta, sanduíche, biscoito e suco.

Exposição tóxica por produtos de limpeza

A fim de reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a Nota Técnica (NT) 11/2020, que alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação.

De acordo com a Anvisa, embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da Covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos.

O documento orienta também sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, ou seja, os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção.

O crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018”, informa a Anvisa.

No que se refere às crianças, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em relação a 2019 e 2018, respectivamente. De acordo com a Agência, os números mostram que os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica a substâncias químicas são mais frequentes com o público infantil e, portanto, há necessidade de dispensar mais cuidados às crianças.

Orientações básicas

1- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.

2- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.

3- Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.

4- Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.

5- Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.

6- Evite a mistura de produtos químicos.

7- Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.

8- Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.

9- Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001.