Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/05/2020 06h59

Foto: Agência Brasil

Desmatamento da Amazônia

O desmatamento da Amazônia no mês de abril foi o maior dos últimos 10 anos, com 529 quilômetros quadrados de área destruída, informou o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Usando os dados do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), o estudo mostrou que houve um aumento de 171% na área desmatada na comparação com o mês de abril de 2019, sendo que 32% dos casos estão localizados no estado do Pará.

Na sequência, Mato Grosso respondeu por 26% do desmatamento registrado no mês, Rondônia por 19% e Amazonas por 18%.

O avanço na destruição da floresta ocorre, justamente, no momento em que a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) atinge seus números mais altos no país e que há o temor que a doença dizime comunidades indígenas que vivem por todo o norte do país.

Desde o início do ano, já foram desmatados 1.073km2 de mata nativa.

Diálogos da Rio Oil & Gas

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, é um dos nomes confirmados no próximo Diálogos da Rio Oil & Gas, que ocorre hoje, dia 20, às 17h. Sob o tema “A geopolítica da crise e os impactos do coronavírus no setor de energia no Brasil”, a transmissão online também contará com a participação de Carlos Pascual, vice-presidente sênior, Global Energy da IHS Markit. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Mediado por Clarissa Lins, presidente do IBP, o encontro virtual vai trazer uma análise do atual cenário mundial de pandemia, focando nos impactos da Covid-19 no setor de energia do país. Ao final, os participantes responderão as perguntas do público.

TVE inaugura novas estações

A TVE inaugura novas estações de retransmissão digital no interior do Estado da Bahia. As cidades de Irecê, Lapão, Presidente Dultra e Central vão operar através do canal 5.1. Já na cidade de Xique-Xique, a programação da emissora estará disponível através do canal 4.1. A participação de qualquer cidadão será permitida através do link http://encurtador.com.br/dfkB1.

A programação da TV pública da Bahia que traz conteúdos diversificados de educação, jornalismo, esporte, cultura, saúde, música e programação infantil. A TVE é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

Curso para profissionais de saúde

A Fundação José Silveira (FJS), por meio do Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação, iniciou a formação continuada em serviço para profissionais de saúde no combate à Covid-19, com a participação de 40 novos técnicos de enfermagem da instituição. A iniciativa é destinada à capacitação dos profissionais para atuar nas unidades de saúde de referência, especialmente nas áreas de UTI e Emergência. 

A formação está sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre a FJS e a Unime de Lauro de Freitas, na modalidade de ensino à distância. De forma solidária e com compromisso social, a Unime mobilizou as Coordenações Acadêmica, do curso de Medicina, Pedagógica e docentes para ministrarem as aulas teóricas. 

O treinamento prático será desenvolvido nas unidades de saúde onde os profissionais estão lotados, sob a supervisão de profissionais da FJS especialistas nas áreas de UTI e Emergência. 

Médicos pressionados

Médicos da rede pública em algumas regiões do país se dizem pressionados pela crescente recomendação para que prescrevam a cloroquina a pacientes infectados pela Covid-19.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) divulgou um documento afirmando que a cloroquina não tem eficácia comprovada contra o coronavírus, além de reforçar com seus profissionais o fato de que eles não são obrigados a prescrever a droga. A entidade representa os médicos que atuam em 47,7 mil equipes de atenção básica no Brasil, sendo 80% delas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A recomendação para uso do medicamento cresce mesmo sem estudos completos que corroborem sua eficácia e minimizem os efeitos colaterais, a exemplo de arritmias que já levaram pacientes à morte.

Museus podem desaparecer

Segundo a Unesco, 13% dos museus do globo podem desaparecer com as consequências da crise global de saúde. O risco de contaminação levou ao fechamento de 90% dos museus ou mais de 85 mil instituições.

Os serviços online usados por alguns museus ainda são um desafio para a África e os pequenos Estados-ilha em desenvolvimento, onde apenas 5% dos estabelecimentos têm esta capacidade. 

A falta de visitantes e de receita para os museus afeta também os trabalhadores dessas instituições e os artistas. Muitos são autônomos ou dependem de contratos precários.

Operações suspeitas

Os cartórios de todo o país superaram os bancos no número de operações suspeitas repassadas à Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Banco Central, órgão responsável pelo rastreamento de atividades ilícitas. 

De acordo com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), nos três primeiros meses deste ano, os cartórios remeteram 132 mil atividades suspeitas à UIF. Durante todo o ano passado, os bancos enviaram ao órgão 118 mil comunicações. 

As informações financeiras são usadas para investigar casos de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e movimentações de organizações criminosas.

Em fevereiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) incluiu os cartórios no sistema de combate à corrupção e definiu que os tabeliães são obrigados a informar todas as movimentações suspeitas de pessoas que comparecerem às serventias. Pelo Provimento nº 88, os cartórios devem monitorar as condições da movimentação de registro de imóveis, de empresas e identificar o beneficiário final da operação. 

Olimpíada Brasileira de Matemática

Adiada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) já tem suas novas datas definidas. A primeira prova será em 22 de setembro e, a segunda, em 27 de março de 2021. A organização da maior competição científica do país precisou alterar o calendário para que todas as escolas, professores e estudantes possam participar em segurança.

Com a alteração, a divulgação dos estudantes classificados para a segunda fase será em 4 de novembro, e os locais de prova da segunda etapa serão definidos em 24 de fevereiro de 2021. Os premiados serão anunciados em 15 de junho do ano que vem.

A OBMEP 2020 registrou recorde de municípios nas inscrições este ano, com 5.561 inscritos, seis a mais do que em 2019, e alcança 99,84% das cidades brasileiras. Ao todo, 17.729.451 alunos de 51.932 escolas municipais, estaduais, federais e privadas vão participar da competição.

Agente de Empreendedorismo

O programa Agente de Empreendedorismo encontrou nos meios virtuais alternativas para dar suporte e atendimento a pequenos e microempreendedores ligados à iniciativa. 

Os empreendedores vão receber informações através de linguagem simples, alinhadas a sua realidade e com medidas de fácil implementação e controle. Para melhor entendimento, os assuntos serão divididos em 7C, isto é, sete formas de entender o negócio antes, durante e após a pandemia: Covid, Custos, Condições, Concorrentes, Clientes, Cuidados e Caminhos.

Lives no Instagram de parceiros, grupos de WhatsApp e até uso plataforma de videochamadas online, a exemplo do Google Meet, têm sido usados para oferecer dicas e capacitação com temas variados sobre negócios e oportunidades de venda de produtos. Quem quiser saber como participar das atividades online ofertadas pelo Agente de Empreendedorismo pode entrar em contato pelo número (71) 98781-0972.