22/05/2020 06h36
Foto: Divulgação
Chuva na capital baiana
Com a forte chuva que atinge a capital baiana, a Defesa Civil da Salvador (Codesal), recebeu cerca de 350 solicitações até às 17 horas desta quinta-feira (21). O maior número de notificações foi o desabamento de terra, com 100 solicitações.
Segundo o órgão foram 23 alagamentos de imóveis, um alagamento de área, 69 ameças de desabamento, duas ameças de desabamento de muro, 64 ameaças de deslizamento, 12 árvores ameaçando cair, quatro árvores caídas, três avaliações de área, 26 avaliações de imóveis alagados, seis desabamentos de imóveis, quatro desabamentos de muro, nove desabamentos parciais, 100 deslizamentos de terra, um destelhamento, 22 infiltrações, três orientações técnicas e um poste ameaçando cair.
O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) informa que as chuvas neste período são em decorrência da frente fria que atinge a capital e região do Recôncavo baiano. A previsão para a sexta-feira (22) é de que o tempo permaneça instável e o risco para alagamentos e deslizamento de terra continuam alto. A Codesal permanece atendendo normalmente a população através de 199.
Enem – inscrições termina hoje
Mesmo com o anúncio do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, as inscrições para a prova não serão prorrogadas. O prazo termina nesta sexta-feira (22), às 23h59. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes já estão inscritos para participar desta edição.
Nos próximos dias, o Inep vai fazer uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame, que estava previsto para os dias 1 e 8 de novembro (impresso) e 11 e 18 de novembro (digital). Eles serão convidados a responder uma enquete na Página do Participante para que possam manifestar sua opinião em relação ao melhor momento para realizar as provas.
As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal.
Dinheiro retido pela Vale
A Justiça de Minas Gerais liberou R$ 1 bilhão, dinheiro retido pela Vale para ser utilizado pelo governo estadual durante o estado de calamidade pública provocado pela pandemia do novo coronavírus.
Pela decisão do juiz Elton Pupo Nogueira, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Belo Horizonte, o valor deve ser empregado prioritariamente na área de saúde, embora ele tenha ressalvado que o governo poderá depois remanejar os recursos para outras finalidades, a depender da realidade a ser enfrentada.
O dinheiro retido diz respeito à condenação da Vale pelo desastre de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019, quando o rompimento de uma barragem de rejeito de minério se rompeu, deixando 259 mortos e 11 desaparecidos.
Bens de informática e telecomunicações
Câmara do Comércio Exterior (Camex) reduziu a zero a alíquota do Imposto de Importação (IPI) sobre bens de informática e telecomunicações. Entre os produtos estão máquinas impressoras digitais, correias de borracha resistentes a alta temperatura e módulos solares fotovoltáicos.
Os produtos foram incluídos na condição de “Ex-tarifários”, regime que consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital, de informática e telecomunicação, quando não houver a produção nacional equivalente.
Irregularidades nos contratos
Após manifestação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) sobre irregularidades nos contratos para a construção de hospitais de campanha para enfrentar a pandemia de Covid-19 pelo governo do estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou hoje (21) um novo cronograma para a abertura das sete unidades que estão sendo construídas pelo Instituto de Atenção Básica e Atenção à Saúde (Iabas).
Segundo a SES, foram impostas datas limites para a entrega das unidades pela Organização Social Iabas, que vão de 27 de maio para o hospital de São Gonçalo até 18 de junho para o de Casimiro de Abreu. As unidades do Leblon e do Parque dos Atletas, construídas e geridas pela Rede D’Or, e a do Maracanã, também a cargo do Iabas, já estão em funcionamento. O outro hospital de campanha na capital, no Riocentro, é gerido pela prefeitura.
Máscaras para todo o Brasil
O Brasil recebeu o sétimo voo com máscaras para auxiliar o trabalho de combate à Covid-19. Foi o primeiro voo trazendo máscaras do tipo N95, mais indicado a profissionais expostos a ambientes contaminados. O carregamento tem 4,5 milhões de unidades do produto.
As 30 toneladas que chegaram integram parte das 960 toneladas de máscaras cirúrgicas desse tipo compradas da China pelo governo federal.
As máscaras serão distribuídas pelo Ministério da Saúde visando o enfrentamento da Covid-19 em todo o país.
Bolsas de estudos em tecnologia
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024 estima-se que serão geradas no Brasil mais de 400 mil oportunidades de trabalho na área de tecnologia. Pensando nisso e no fortalecimento do setor produtivo da região, a Prefeitura de Serrinha (BA) fechou parceria com a Digital Innovation One, maior ecossistema open education do Brasil para desenvolvedores de software, e irá disponibilizar 5 mil bolsas de estudos em tecnologia para os moradores da cidade.
Os cursos são online e envolvem a criação de soluções e sites com o uso de HTML, CSS, JavaScript, ReactJS, Node.js, Java, .NET, Python e bancos de dados. Serão trabalhados ainda o desenvolvimento de soft skills e debates a respeito de aspectos fundamentais dessa carreira no mercado de trabalho. As aulas são tanto gravadas quanto ao vivo, todas ministradas por profissionais do setor.
Parque eólico em Umburanas
A Justiça baiana negou à empresa CLWP Participações S/A, a retomada das obras de um parque eólico em Umburanas, município localizado a 440 km de Salvador. Em razão da pandemia de coronavírus, a decisão do juiz Maurício Barra é fundamentada em recomendação do Ministério Público estadual (MP-BA), que sugestionou um decreto municipal para evitar aglomerações.
De acordo com a sentença, havia cerca de 1.100 funcionários trabalhando no local, o equivalente a mais de 5% da população do município, de 19.222 habitantes. Além disso, há registros de pelo menos dois trabalhadores confirmados para a Covid-19.
Primeira carteira de habilitação
A pandemia do coronavírus provocou mudanças também no processo de obtenção da primeira carteira de habilitação no país, com o surgimento de novas regras para o funcionamento das autoescolas. Na Bahia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) publicou a portaria que regulamenta o sistema remoto para as aulas teóricas em Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados ao órgão, enquanto durar a crise sanitária.
Os interessados no modelo virtual devem agendar na autoescola a coleta dos dados biométricos, seguindo medidas de prevenção à Covid-19, para que eles tenham acesso ao monitorando em tempo real. Em casa, o aluno vai precisar usar dispositivos eletrônicos compatíveis com o sistema da autoescola, equipamentos exigidos pelo Contran para a aplicação da aula remota.
Para garantir a segurança no procedimento, o Detran-BA determinou que os CFCs façam um relatório das atividades, que deverá ser enviado ao órgão em até 72 horas, após o término da aula.
Delivery saudável
Pedir comida em casa é um hábito que os brasileiros vêm adotando há um tempo. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as encomendas via aplicativo movimentaram cerca de R$11 bilhões somente no ano passado. E a quarentena imposta pela pandemia aparentemente está contribuindo ainda mais para esse cenário: muita gente aposta nas entregas de refeições para facilitar o dia a dia ou ter um momento especial com a família. Mas dentre tantas opções disponíveis, é possível optar por um delivery saudável?
A nutricionista Gabriela Cilla explica que uma comfort food não precisa, necessariamente, ser maléfica para o corpo. Um delivery saudável, por exemplo, pode suprir algumas necessidades do dia a dia e ainda promover a sensação de bem-estar.
Contudo, se a vontade for de algo mais calórico, evite os fast-foods e preze sempre por lugares que usam ingredientes produzidos por eles. Afinal, um hambúrguer artesanal é muito mais delicioso que o industrial. Gabriela ainda dá dicas sobre o que optar em cada situação:
Restaurante japonês: Troque os itens fritos (tempurá, harumaki e hot rolls) por sashimi e sushis feitos com peixe cru. Peça um temaki sem cream cheese e vá de legumes assados.
Restaurante tex-mex: Pratos com guacamole [mistura de abacate com limão, tomate, cebola e ervas] e bases assadas (tortillas e quesadillas) são ótimas opções. Em alguns lugares, os nachos não são fritos, então pergunte para o estabelecimento antes.
Prato-feito: Escolha uma proteína menos gordurosa, como o peito de frango. E evite acompanhamentos como a batata frita – troque por legumes cozidos.
Pizzaria: Recheios com pouca gordura e muita proteína são os melhores. Atum, frango, vegetais e legumes ficam ótimos na pizza. E evite o catupiry na borda, assim como os condimentos.
Hamburgueria: Certifique-se de que a carne usada é a mais natural possível. Evite condimentos se você fizer questão de bacon.