18/11/2023 06h29
Foto: Divulgação
Negros no ensino superior na Bahia
O número de negros no ensino superior mais do que dobrou entre 2012 e 2022 no estado da Bahia, saltando de 412,2 mil para 845,1 mil — um salto de 105%. O avanço em uma década, no entanto, não foi suficiente para quebrar barreiras impostas pelo racismo, que dificultam a entrada dessa população no mercado de trabalho.
As desigualdades entre os trabalhadores baianos é tema do estudo “Mercado de Trabalho para a População Negra na Bahia”, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com as secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Emprego, Trabalho e Renda (Setre). A pesquisa inédita revela que a adoção do sistema de cotas nas universidades surtiu efeito na escolaridade de negros na Bahia.
Se em 2012 o percentual de negros no ensino superior era de 3,6%, a Lei de Cotas (12.711/2012) contribuiu para que a taxa mais do que dobrasse, atingindo 6,9% no ano passado. Apesar disso, o percentual de pessoas brancas nas universidades ainda é maior: 12%.
Samu fora do ar temporariamente
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 ficará com a central telefônica fora do ar temporariamente neste sábado (18). A suspensão acontecerá entre às 5h e 7h, para reparos na rede elétrica.
Até a normalização do serviço, quem precisar acionar o Samu deve fazer a ligação para Central Telefônica da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nos números 190 ou 193. O serviço reforçará o quantitativo de médicos reguladores na Central de Operações e Inteligência (COI), onde ficam representantes dos bombeiros e da polícia, para garantir o atendimento à população.
Concerto "MOZART & LINDI"
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta, neste sábado (18) e domingo (19), o concerto "MOZART & LINDI", sempre às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). A apresentação foi criada a partir da semelhança da clareza e do brilhantismo que o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e o baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989) trouxeram para a música de concerto em suas épocas.
A regência será do maestro ítalo-brasileiro Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, e terá como solista o violinista e chefe de naipe da OSBA, José Fernandes. Os ingressos estão à venda no Sympla e na bilheteria do TCA.
Seminário discute a competividade do setor químico
A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) realizarão na segunda-feira (20), às 8h30, o seminário “Competitividade da Indústria Química na Bahia e no Brasil”, no auditório da Fieb, em Salvador.
A proposta do encontro é promover a discussão dos impactos do cenário internacional sobre o setor químico brasileiro, com a apresentação dos dados de produção, balança comercial e uso de capacidade instalada, bem como de apresentar propostas de cunho emergencial e estruturante para a retomada do crescimento, em linha com o conceito de “neoindustrialização”.
O evento é gratuito e dirigido a parlamentares estaduais e federais, vereadores, representantes dos governos federal e estadual e das prefeituras da Região Metropolitana de Salvador, além de representantes de empresas químicas, fornecedores, clientes, parceiros de entidades da cadeia e imprensa em geral.
Clique aqui e inscreva-se.
Feira do Homem em Salvador
A Feira do Homem oferece serviços gratuitos de saúde no sábado (18) e no domingo (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A ação é promovida peça Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).
A iniciativa, que prevê atender até 12 mil pessoas entre 18 e 65 anos, terá 100% dos serviços e consultas com agendamento prévio online e faz parte da campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.
O agendamento para os serviços e consultas será exclusivamente online, pelo site da Feira do Homem. A abertura do agendamento segue enquanto houver disponibilidade de vagas.
Para ter acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.
Cada cidadão poderá fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. Alguns deles só estarão disponíveis em um turno.
Espetáculo de palhaçaria e acrobacia "Ítaca"
Um barco, um único valente e pitoresco marinheiro, uma viagem pelo oceano, a tormenta e o encalhar em uma ilha deserta. A luta pela sobrevivência. Esta é uma sucinta sinopse do espetáculo de palhaçaria e acrobacia "Ítaca", um solo do artista Thiago Andreuccetti, em viagem marítima pelo país e que sábado (18) e domingo (19) apresenta-se gratuitamente em Salvador, no Teatro Moliére - Aliança Francesa, às 16h. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões e a de sábado (18) terá tradução em Libras e Audiodescrição.
Na obra, Andreuccetti usa cenicamente o aparelho Mastro Culbuto. A circulação ocorre através da “Diversão em Cena”, com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Uber oferecerá viagens gratuitas
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Uber oferecerá viagens gratuitas para locais que celebram a cultura afro em Salvador. A curadoria dos espaços foi feita pela Diáspora Black, startup de turismo que busca promover o conhecimento de lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra. Ao viajar tendo um dos lugares selecionados como destino, os usuários receberão uma notificação com um resumo da história e importância do local. A ação também será realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Para ter acesso à promoção, o usuário deve inserir o código CulturaNegraEmMovimentoSA no app antes de solicitar a viagem. A promoção será válida para viagens realizadas até dia 26 de novembro para locais indicados pela empresa com valor máximo de R$ 20 por viagem.
Programação de Natal em Salvador
Para valorizar o Centro Histórico soteropolitano, a Prefeitura de Salvador anunciou que a programação de Natal da cidade vai acontecer no Pelourinho entre os dias 5 de dezembro e 6 de janeiro. O tema deste ano é “Salvador Brilha com Você”. As informações são da Diretoria de Serviços de Iluminação (DSIP/Semop).
Em parceria com a Coca-Cola, a programação oficial, que será gratuita, trará shows de nomes da música brasileira como Thiago Arancam, Fat Family, Simone, Mateus Aleluia, Orquestra Afro Sinfônica, Rumpilezz e Carlinhos Brown, com o espetáculo Especial de Natal.
A montagem do circuito natalino já começou e inclui espaços como a Rua Chile, Praça da Sé, Praça da Cruz Caída e Terreiro de Jesus. A Praça do Campo Grande, onde tradicionalmente acontece a programação, passa por obras de requalificação e, por isso, está fora do circuito esse ano.
Além das atrações musicais, a programação inclui uma parada natalina inédita, com produção de Eliana Pedroso, que levará mais de 700 personagens para as ruas do Centro Histórico.
Este ano, a capital terá o maior túnel iluminado do país, com 400 metros lineares, projeção mapeada, iluminação cênica, árvore iluminada, casa do Papai Noel e janelas dos casarões decoradas, o Natal de Salvador promete encantar soteropolitanos e turistas. Mais de 25 milhões de microlâmpadas serão utilizadas.
Além do grande circuito no Centro Histórico, com o objetivo de descentralizar o Natal, espaços públicos em Cajazeiras, Paripe, São Caetano e Vale das Pedrinhas também terão festas natalinas.
3° Pedal do Bem - Novembro Azul
As ruas da capital baiana recebem centenas de ciclistas em um pedal solidário em apoio à Campanha Novembro Azul, neste domingo (19). O 3° Pedal do Bem - Novembro Azul terá concentração no Farol de Itapuã, às 7h, com destino ao Farol da Barra.
O passeio tem ponto de parada para hidratação marcado na AMO, no Rio Vermelho. O pedal ainda conta com distribuição de brindes e suporte para segurança no trânsito durante todo o percurso. A ação tem realização da AMO e do Hospital da Bahia, ambas pertencentes a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, e da Prefeitura de Salvador, através do Movimento Salvador Vai de Bike e da Empresa Salvador Turismo - Saltur, além do apoio do Ética Pesquisa e Ensino e da S2 Bike Shop.
A ação chama a atenção para a campanha nacional dedicada à conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina e a importância da realização de exames preventivos para detecção precoce do câncer de próstata. Para participar, basta contribuir com a doação de 1kg de alimento e um pacote de leite em pó, ou 2kg de alimentos, e fazer a inscrição neste link.
28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio
O amor, a cidadania e a luta LGBTI+ jamais vão recuar" é o tema da 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, que será realizada no domingo (19), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A marcha pretende reunir milhares de lésbicas, gays, bissexuais, mulheres transexuais, homens trans, pessoas intersexo e aliados. O objetivo é celebrar os direitos conquistados e lutar para que não haja retrocessos.
A parada no Rio é organizada há 28 anos pela organização não governamental (ONG) Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e é considerada o terceiro maior evento da cidade. Trata-se da primeira parada do Brasil. A marcha marca a luta por direitos iguais, combate a intolerância, ao preconceito e ao ódio.
No Brasil, de acordo com o primeiro levantamento oficial feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há, no Brasil, pelo menos 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais que se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Ainda não foram feitos levantamentos nacionais oficiais do restante da população LGBTQIAP+.
Dia Mundial do Banheiro
O Dia Mundial do Banheiro acontece no domingo (19) e muitos países não terão motivos para celebrar a data – inclusive o Brasil, onde quase metade da população não conta com coleta e tratamento de esgoto, e 34 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água nas torneiras.
A ausência de saneamento básico para grande parte da população mundial fez com que a ONU estabelecesse uma data de conscientização para esse grave problema ambiental e de saúde pública
De acordo com dados atualizados do anuário da associação, o Brasil pouco avançou no saneamento nos últimos dez anos. Em 2013, a população sem acesso à água tratada no país era praticamente a mesma de hoje. O índice de atendimento total de esgotamento sanitário, que estava em 48,6% em 2013, chegou a 55,8% em 2021.
O avanço é lento e não supre nem ao menos o crescimento demográfico do país, em que pesem os investimentos já realizados a partir do novo marco legal do saneamento, de 2020, que trouxe diretrizes para ampliar a concorrência, promover a regionalização e garantir segurança jurídica ao setor.
Mesmo com a inclusão de 1,1 milhão de pessoas no sistema de esgotamento sanitário entre 2019 e 2021, o déficit de atendimento é enorme: 96 milhões não têm acesso ao esgotamento sanitário. Além disso, a cobertura existente sofre com enormes desigualdades regionais e a necessidade de modernização e manutenção dos sistemas. Sem uma robusta expansão dos investimentos no setor, o brasileiro corre o risco de permanecer em situação precária nos próximos dez anos