Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/12/2023 06h25

Foto: Divulgação 

Selo da Diversidade LGBT+ 2023

Representantes de 51 instituições públicas e privadas localizadas em Salvador receberam o Selo da Diversidade LGBT+ 2023, iniciativa da Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). 

Do total, 41 instituições foram agraciadas na categoria “Compromisso”, voltada para organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade de Salvador. Outras dez foram reconhecidas no segmento “Reconhecimento”, que foca essencialmente em micro e pequenas empresas com gestão exclusiva de pessoas LGBT+, com no mínimo cinco funcionários, na sua maioria trans – além de entidades sem fins lucrativos, que lutem pela valorização desse público. 

Após a certificação, as organizações assumem a responsabilidade de combater práticas LGBTfóbicas no ambiente de trabalho, apresentando propostas que são analisadas por um comitê gestor, formado por entes da sociedade civil e representantes dos órgãos públicos.

Dentre as empresas agraciadas pela premiação estão Bracell Bahia, Aeroporto de Salvador, Tv Bahia.

Concurso do Ipea

As inscrições para o concurso público do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, começam nesta terça-feira (5) e vão até 10 de janeiro. O processo selecionará 80 novos servidores federais que terão remuneração inicial de R$ 20.924,80.

É o primeiro concurso que obedece à Lei de Cotas (nº 12.711/2012), porque o último certame foi realizado em 2008, antes, portanto, da legislação que trata do tema.

Os candidatos às 80 vagas do concurso do Ipea devem ter nível superior completo em qualquer área de formação, em instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, independentemente da especialidade escolhida.

Como forma de ampliar a participação no concurso, o Ipea aplicará a prova nas capitais das 27 unidades da federação, em um único dia, pois, na edição do concurso anterior, as provas foram aplicadas em cinco capitais, somente.

O edital do concurso do Ipea pode ser consultado no site do Diário Oficial da União.

Desafios e Avanços da COP28

A FGV Educação Executiva promove, nesta terça-feira (5), o webinar "Desafios e Avanços da COP28 - As discussões dos bastidores em Dubai". No encontro, serão abordados os principais temas a serem tratados na COP28, bem como a repercussão das expectativas de acordos e negociações nos corredores da principal conferência de clima do mundo.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a COP28, que é realizada em Dubai, tem a expectativa de que resultará em ações mais concretas do que as observadas na COP 27Na preparação para a 28ª Conferência das Partes (COP28), três temas emergiram como fundamentais para a agenda: a Avaliação Global (Global Stocktake) sobre o progresso dos países membros na implementação do Acordo de Paris; a formulação de estratégias de adaptação climática; e a elaboração de um Programa de Trabalho voltado à mitigação dos impactos climáticos.

O webinar será transmitido ao vivo, às 18h, pelo canal da FGV no YouTube. Ao final, a audiência poderá enviar perguntas para os palestrantes. As inscrições são gratuitas.

Inscrições e informações: Link

Festival de Livros e Autores

Em sua 47ª edição, o tradicional Festival de Livros e Autores promovido pela Editora da Universidade Federal da Bahia é realizada nesta terça (5) e quarta-feira (6), a partir das 17h, na Biblioteca Reitor Macedo Costa da UFBA, no bairro de Ondina, em Salvador. Além do lançamento de 13 obras, o evento promoverá a comercialização de livros com 30% de desconto.

Entre as novidades que serão apresentadas ao público, estão “Antropologia jurídica: caminhos entre pluralismo jurídico, confluências e contracolonialidade”, com Julio Rocha; “Constituição e contrato de trabalho: legalização da violência e desenhos discriminatórios”, com Lawrence Estivalet de Mello; "Cidade para todas as idades: pensar o urbano para o bom envelhecimento”, com Any Brito Leal Ivo e Patrícia Marins Farias; e “Tecelãs da liberdade: mulheres que mudam sua história”, com Leila Rocha Medrado Santos.

Assistente virtual

O Ministério da Saúde anunciou a operação do assistente virtual que ajudará, por meio do Whatsapp, na divulgação de informações oficiais sobre vacinação. Por meio dessa ferramenta, a pasta pretende, também, fazer alertas sobre notícias falsas (fake news).

“O chatbot vai disponibilizar conteúdos diversos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes e informações complementares na área da saúde”, informou, em nota, o ministério, ao explicar que a ferramenta faz parte do programa Saúde com Ciência, que tem foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis, além de ações educativas e voltadas a responsabilização.

Por meio da plataforma será possível acessar diversos tipos de conteúdo, como horário de funcionamento de Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS.

Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito

A exposição ‘Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito’ entra em cartaz nesta terça-feira (5), no Museu de Arte Moderna (MAM Bahia), com abertura às 17h. 

Em seguida, às 18h30, o público terá a oportunidade de participar de uma roda de conversa com o fotógrafo e os curadores da mostra, Janaína Damaceno e Sergio Burgi. O encontro será no Cine MAM, com acesso gratuito (sujeito à lotação da sala).
A programação inclui ainda uma visita do artista à exposição. A previsão é de que a mostra fique aberta até final de março de 024.

A mostra é uma iniciativa do Instituto Moreira Salles (IMS), com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult-BA), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e MAM Bahia. A visitação é gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos - Nordeste

A Sudene promove, nesta quarta-feira (6), a partir das 8h, o Seminário Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos - Nordeste. Com o objetivo de discutir a promoção dos direitos humanos como tema integrante do desenvolvimento regional, tendo por foco a estratégia do Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

O evento será realizado durante todo o dia. Pela manhã, além da abertura, serão realizadas duas mesas de discussão. A primeira tratará sobre o PRDNE e a proteção social e direitos humanos. A segunda sobre o desenvolvimento regional e a promoção dos direitos humanos, perspectivas para o Nordeste.

À tarde, será apresentada a Rede de Governança de Políticas pela Promoção dos Direitos Humanos e Fortalecimento da Proteção Social. Também serão realizados dois painéis - o primeiro terá como tema “Desmistificar a inovação em territórios vulneráveis: um olhar para a diversidade e para a promoção dos direitos humanos”. Já o segundo painel abordará “Juventudes no Nordeste, promoção de direitos e cidadania”. 

Vacina contra bronquiolite 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma vacina indicada para a prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Trata-se do principal vírus causador de bronquiolite. O imunizante aprovado é registrado como Arexvy, produzido pela empresa GlaxoSmith Kline.

A vacina foi aprovada pela Anvisa para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. Ela é aplicada de forma intramuscular, em dose única. Ainda de acordo com a agência, a tecnologia utilizada para a vacina é de proteína recombinante, quando uma substância semelhante à presente na superfície do vírus é fabricada na indústria e utilizada para estimular a geração de anticorpos, responsáveis pela imunidade.