Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/12/2023 06h26

Foto: Divulgação 

Mercado Modelo é requalificado

A Prefeitura de Salvador entregará nesta segunda-feira (18) as obras de requalificação e restauração do Mercado Modelo, um dos cartões-postais da cidade. O prefeito Bruno Reis fará solenidade oficial às 16h, na Praça Visconde de Cayru, no Comércio.

As intervenções no Mercado Modelo contemplaram recomposição da cobertura que existia, assim como pintura, revestimentos, nova iluminação e melhorias internas que respeitarem as características originais do edifício.

O espaço também ganhou rampas de acessibilidade para deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção, além de um elevador, enquanto o subsolo foi requalificado para receber a ‘Galeria Mercado’, com peças dos artistas baianos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A.

O Mercado Modelo é um equipamento que faz parte da história de Salvador e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) há mais de 50 anos.

Falta de doações ameaça a Naspec

O Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec) anunciou encerramento de uma parceria de longa data com o telemarketing na captação de doações que ajudava na manutenção dos custos da instituição. 

O Naspec conta com 72 leitos, equipe multidisciplinar de voluntários, refeitório, salas de atendimento e entretenimento, acomodações para os acompanhantes dos pacientes, entre outros.

A queda drástica nas doações desde a pandemia ameaça o núcleo. Agora, com o encerramento das atividades do telemarketing, o Núcleo pede que a população faça doações através da conta Pix: 01428475000146, CNPJ do Naspec.

Localizada no coração do Engenho Velho de Brotas, a instituição não é apenas um lugar; é o lar de esperança para aqueles que lutam contra o câncer. Diariamente, pacientes e seus cuidadores de todos os cantos da Bahia chegam buscando apoio e acolhimento durante o seu tratamento.

Certificação Lixo Zero 

A Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada em Irecê, no Norte da Bahia, foi a primeira do Norte e Nordeste do Brasil a receber a Certificação Lixo Zero por uma ONG internacional em 2023. A conquista aconteceu após a instituição conseguir reaproveitar 96,4% dos resíduos produzidos que iriam para o aterro sanitário.
Na instituição de ensino, que fica na comunidade quilombola Lagoa Nova, quase tudo é reaproveitado. Desde a decoração das paredes até os materiais utilizados no aprendizado didático.

A escola não tem lixeiras na área comum. Dentro das salas, os alunos colocam papéis e as aparas de lápis em caixas de papelão. Os outros resíduos são colocados em uma área que funciona como um "residuário". Nela, há espaço para separação de itens como plásticos, restos de canetas, pedaços de lápis.

Doação de sangue. Um presente para a vida inteira

A Hemoba lança a campanha de Natal, nesta segunda-feira (18), para mobilizar doadores e reforçar o estoque de sangue para as festividades de final de ano. Com o slogan "Doação de sangue. Um presente para a vida inteira", a campanha nas redes sociais destacará desenhos e ilustrações criadas por crianças atendidas pelo Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentin (CERPDF), unidade ambulatorial da Fundação que realiza cerca de 10 mil atendimentos mensalmente. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador contará com a visita especial do Papai Noel dos Correios, que receberá os voluntários à doação de sangue.  

Até dia 31, a Hemoba participará também da campanha da Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), que visa a arrecadação de alimentos não perecíveis para os seus associados. Para facilitar as doações, haverá caixas coletoras disponíveis na sede da Hemoba e no CERPDF, em Salvador.  

Campanha Autista a Bordo

A Prefeitura de Salvador lançou a campanha Autista a Bordo, que vai oferecer adesivos gratuitos para veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e tem o objetivo de sensibilizar motoristas a evitar buzinas, faróis altos e ultrapassagens, promovendo um ambiente mais seguro.

A iniciativa visa fazer com que as pessoas compreendam a importância de respeitar os veículos com crianças, jovens ou adultos autistas. O alerta é para que os motoristas não buzinem, não deem farol alto e não tentem ultrapassar caso esse veículo fique mais lento na via, porque, às vezes, alguém pode estar tendo uma crise.

Os adesivos podem ser obtidos gratuitamente na Sempre, no espaço CIPTEA, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, mediante apresentação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ou laudo de autismo.

Estrangeiros no Brasil

Cerca de 5 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil em 2023. Só entre janeiro e setembro, estes visitantes injetaram em torno de R$ 25 bilhões na economia nacional. A expectativa de autoridades federais e agentes do setor é que o total de turistas internacionais volte a atingir a casa dos 6 milhões, consolidando a tendência de retomada do ritmo pré-pandemia da covid-19. Em 2019, por exemplo, o país recebeu 6,35 milhões de estrangeiros. No ano passado, foram 3,6 milhões.

Leilão da Caixa

A Caixa Econômica Federal prepara um leilão virtual com 265 imóveis em todo o país. O evento acontece no próximo dia 21, com lances por meio do site da Fidalgo Leilões (www.fidalgoleiloes.com.br). Os descontos chegam a até 55% da avaliação e as oportunidades são para quem deseja adquirir casas, apartamentos, terrenos, estabelecimentos comerciais, entre outros. 

Segundo o leiloeiro oficial da Fidalgo Leilões, Douglas Fidalgo, esta é uma das últimas chances com excelentes condições para quem pretende adquirir bens imobiliários ainda em 2023.

Entre as regiões com imóveis disponíveis estão a Norte: Pará (5); Nordeste: Alagoas (2), Bahia (3), Ceará (6), Paraíba (3), Pernambuco (13) e Rio Grande do Norte (38); Sul: Paraná (14), Santa Catarina (6) e Rio Grande do Sul (34); Sudeste: Minas Gerais (23), Rio de Janeiro (48), São Paulo (40); Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul (8) e Goiás (21).

Mulheres médicas

Uma pesquisa da Associação Médica Brasileira e da Associação Paulista de Medicina mostra que seis em cada dez mulheres médicas relataram sofrer algum tipo de assédio, moral ou sexual, no ambiente de trabalho. Além disso, 70% delas relataram sofrer algum tipo de preconceito no exercício de sua profissão.

Outro dado alarmante na pesquisa é que, de 44% das médicas que levaram as denúncias a seus superiores, somente 11% viram resultados em suas queixas. Pouco mais de 10% levaram suas denúncias a autoridades policiais ou ao Judiciário e, dessas, somente 5% tiveram suas queixas investigadas ou viram os responsáveis serem punidos.

A pesquisa foi feita por meio de plataforma online com mais de 1,4 mil médicas de todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

A Associação Médica Brasileira oferece um canal de denúncias para médicas, por meio do qual a vítima recebe orientação jurídica sobre como proceder.