Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/12/2023 06h34

Foto: Divulgação 

Transformação Digital nos Pequenos Negócios

Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros têm perfis nas redes sociais, segundo aponta a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae. Ainda segundo o levantamento, a plataforma mais popular entre os empreendedores é o Instagram (64%), seguida do Facebook (41%). LinkedIn (6%); TikTok (3%); Youtube e X (antigo Twitter), com 2%; e Kwai (1%) completam a lista.

O setor de beleza (83%), seguido pela indústria alimentícia (82%), os negócios ligados à economia criativa (79%), petshops (75%) e artesanato, educação e moda (72%) são os que têm maior presença em redes sociais.

De acordo com a pesquisa, o catálogo de produtos e o “Fale Conosco” – canal para contato com a empresa – são os serviços mais disponibilizados nas páginas dos pequenos negócios. Em muitos desses perfis é possível fazer reclamações (40%), verificar preços (36%), solicitar reservas (34%) ou personalizar os produtos (30%).

Apresentação do Neojiba

Após um ano movimentado de apresentações, recitais, concertos, óperas e turnê que percorreu as regiões Norte e o Nordeste, o Neojiba finaliza com chave de ouro com uma apresentação especial inspirada na “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, Coral", uma das principais obras de Ludwig van Beethoven. O concerto acontece na quinta-feira (21), às 19h, na Igreja Batista Sião, em Salvador, com regência do premiado maestro e violinista Cláudio Cruz. A entrada é gratuita.

Considerada uma das maiores composições da história da música ocidental, a 9ª sinfonia será interpretada pela Orquestra e Coros Juvenil, Infantojuvenil e Comunitário do Neojiba. O concerto terá solos de Irma Ferreira (soprano), Maria Fernanda Cardoso (mezzo-soprano), Carlos Eduardo Santos (tenor) e Andrey Mira (baixo).

Projeto Jazz na Avenida

Com nove anos de intensa programação cultural, a Associação Projeto Jazz Na Avenida, localizada na Boca do Rio, promove na noite desta quinta-feira (21), o show de blues do multi-instrumentista Julio Caldas. O espaço abre às 18h, com acesso liberado mediante doação de um quilo de alimento não perecível ou Pix solidário. A apresentação começa às 19h e, às 21h, o palco será aberto para os demais músicos presentes participarem da tradicional Jam-Session.

As doações arrecadadas pela Associação Jazz na Avenida serão revertidas para a ação social Buzú Solidário e entregues às famílias carentes assistidas pelo projeto.

Roberto Carlos em Salvador

O reencontro de Roberto Carlos com os fãs de Salvador vai acontecer nesta-quinta-feira (21), na Arena Fonte Nova. O cantor e compositor fará uma apresentação única, com ingressos esgotados, para trazer muita música e emoção e celebrar o fim do ano de forma especial. Para entrar ainda mais no clima, a Arena estará iluminada de azul, em homenagem ao artista.

A abertura dos portões será às 19h, com início do show às 21h. Para aproveitar melhor a noite, a orientação é que as pessoas cheguem com antecedência e fiquem atentas aos acessos: Setores Azul e Amarelo (cadeira gramado), a entrada será pela Praça Sul, Dique. Nos Setores Verde (arquibancada inferior) e Branco (arquibancada intermediária), o acesso será pelo Norte (Ladeira da Fonte).

Os estacionamentos estarão abertos a partir das 18h, com a seguinte orientação: Estacionamento EE (Dique), para os Setores Azul e Amarelo (cadeiras). Estacionamento EDG (Ladeira da Fonte), para os Setores Verde e Branco (arquibancadas).

Espaços do MAM

Espaços do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) serão concedidos à iniciativa privada. A informação consta no edital divulgado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). Segundo o órgão, será feita a concessão onerosa de uma área de cerca de 630m² de três áreas: restaurante (425,44m²), píer (74,73m²) e atracadouro do local (130.49m²).

A iniciativa prevê a instalação e administração um restaurante no local, além da operacionalização do atracadouro e serviços complementares. Com a concessão, a empresa habilitada ficará responsável ainda por realizar obras de melhorias no local, além de promover o museu. O valor estimado do contrato é de cerca de R$ 493 mil.

O edital de licitação prevê a modalidade de maior oferta, com previsão de abertura no dia 15 de janeiro de 2024. A concessão será por cinco anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 

Panetones menores

Os panetones, alimento típico das festas de final de ano, registram variação no tamanho médio das unidades com uma queda de 21,1% em relação ao ano passado, conforme mostra um levantamento realizado pela Scanntech, líder em inteligência para o varejo alimentar. O estudo destaca que, além de apresentarem um tamanho reduzido, os produtos estão mais caros nos supermercados e atacarejos, com um aumento de 27% no preço por quilo em comparação com o ano passado. Desta forma, houve uma queda nas vendas do produto.

No levantamento, foram utilizados dados de mais de 40 mil pontos de venda (PDVs), revelando uma média de queda no volume de venda de panetone em relação a 2022 de 13,8%. A menor retração ocorre na região Centro-Oeste, com 27,7%. Em segundo lugar, os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro registram um volume de vendas 21,3% menor.

No estado de São Paulo, o interior apresenta uma diminuição de 12,6%, enquanto a região metropolitana da capital registra 10,7%, o mesmo número da região Sul. No Norte, a pesquisa indica uma redução de 20,9% em relação ao ano anterior. No entanto, o Nordeste foi a única região que apresentou crescimento nas vendas, com 8,2%.

Em todo o Brasil, os dados da Scanntech indicam que o interior do Estado de São Paulo e a Região Sul se destacam como as áreas de maior relevância para a venda de panetone, representando 25,5% e 23,8%, respectivamente.