Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/12/2023 06h30

Foto: Divulgação 

Queda da população de 0 a 14 anos

Segundo o último Censo, a queda da população de 0 a 14 anos em municípios de até 50 mil habitantes vem acontecendo em um ritmo de dois dígitos. Em comparação com os resultados do Censo de 2010, a redução é de 21% nas cidades com até 10 mil habitantes; de quase 20% nas que têm de 10 mil a 20 mil; e de 15% em municípios que contam com população de 20 mil a 50 mil habitantes.

Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que 49 pessoas foram vítimas de bala perdida em Salvador e Região Metropolitana de Salvador durante o ano de 2023. O levantamento aponta que, desse total de vítimas, 15 morreram. 

Neste ano, o mês de novembro se apresenta como o mais violento na capital e na RMS. Ainda segundo dados coletados pelo instituto, houve 141 tiroteios, com 121 mortos e 23 feridos. Três casos de chacinas foram apurados em novembro, dois deles durante ações e operações policiais.

Deusa do Ébano 2024 do Ilê Aiyê

Acontece nesta terça-feira (26), a partir das 16h, a seleção das 15 finalistas ao título de Deusa do Ébano 2024 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. Depois de ter a primeira data da seletiva adiada por conta das chuvas em Salvador, enfim chegará o esperado dia das 100 inscritas mostrarem sua performance na dança afro para o júri e, ao fim do dia, 15 delas voltarem para casa com o sonho realizado de serem candidatas ao posto de Rainha do Ilê.

A grande vencedora será revelada no dia 13 de janeiro, quando acontece a 43ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita assumirá o cargo num ano especialíssimo, em que o bloco afro mais antigo do Brasil inicia as comemorações pelos seus 50 anos.

Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e ser ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.

Acervo exclusivo

Ocupante da cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde abril de 2022, Gilberto Gil decidiu, ao lado da esposa, Flora Gil, guardar na instituição papéis e objetos que resgatam sua vida profissional, formando um acervo exclusivo.

Muitos itens foram digitalizados enquanto estiveram sob guarda do Instituto Antonio Carlos Jobim, para a criação do museu virtual de Gil no Google Arts & Culture, em celebração aos 80 anos do artista. Apesar da digitalização, a ideia nunca foi disponibilizar tudo, mas produzir recortes temáticos. 

A previsão exata de quando o material estará disponível para o público ainda não existe.  Além dos cadernos de anotações, o acervo traz figurinos de shows e um traje dos Filhos de Gandhy, livros, teses, premiações, passaportes e fotos.

Emissão da Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) - em parceria com a Rede SAC - informa que, em atendimento à Lei Federal 14.534/2023, a partir desta terça-feira (26), será obrigatória a apresentação de documento com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) para a emissão da Carteira de Identidade.  A nova legislação trata do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número suficiente para identificação do cidadão.

A obrigatoriedade vale tanto para a solicitação de primeira via do RG quanto para as demais, e as certidões (nascimento, casamento, ou casamento com averbação do divórcio) continuarão sendo exigidas normalmente.

A comprovação do CPF pode ser feita mediante a apresentação tanto do cartão CPF (emitido com base na legislação anterior) e do comprovante de situação cadastral ou inscrição no CPF, quanto de outros documentos onde conste o número do Cadastro de Pessoa Física, a exemplo da própria Carteira de Identidade, da Carteira Nacional de Habilitação, Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Passaporte e Carteira de Identidade Militar expedida por órgão oficial, além de carteira de identidade profissional expedida por órgãos fiscalizadores de exercício de profissão regulamentada e carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos válidas como documento de identificação em todo território nacional.

Os documentos podem ser apresentados em suas versões física ou digital. Vale ressaltar que, no caso do formato digital, a conferência do número do CPF será feita exclusivamente por meio de acesso ao documento no aplicativo do órgão emissor, utilizando o meio do dispositivo móvel do solicitante no momento do atendimento.

Vivência na música de orquestra

A partir de janeiro, quem quiser ter uma vivência na música de orquestra terá uma nova oportunidade. Pelo terceiro ano seguido, o Teatro Castro Alves (TCA) promove cursos gratuitos de iniciação à música sinfônica.

Batizados de “Pílulas de Verão”, os treinamentos estão previstos para acontecer entre os dias 3 e 5 de janeiro. Serão três turmas diferentes, que vão abordar temas como a flauta doce, compositores do período romântico e a linguagem musical da orquestra sinfônica.

A carga horária total é de quatro horas e meia e as aulas vão ser ministradas de forma online. Para participar, a pessoa deve entrar na sala virtual nos horários e dias de cada turma. Há um limite de 100 pessoas por turma. Os links ficarão disponíveis no site do teatro (tca.ba.gov.br).

Os professores são vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e, segundo o TCA, os Cursos de Música do teatro oferecem uma experiência didática que não exige conhecimento prévio. Isso porque o objetivo é justamente de introdução à apreciação musical. Ainda de acordo com o TCA, a ideia é comprovar como a música clássica pode ser acessível, agradável e interessante para todas as pessoas.

Curso de Engenharia de Petróleo 

A partir de 2024, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) terá um novo curso de graduação. O curso de Engenharia de Petróleo será pela Escola Politécnica e já estará entre as opções de matrícula no próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre do próximo ano.

A nova graduação foi aprovada pelo Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) em outubro, devido ao desmembramento da habilitação em petróleo do curso de Engenharia de Minas. Este último, por sua vez, é ofertado desde 2005 e já formou 107 engenheiros(as).

Com isso, a Ufba passa a contar com dois cursos de graduação independentes: Engenharia de Minas, que foi reformulado; e Engenharia de Petróleo, com a oferta de 30 vagas anuais. Desse total, 24 vagas ficarão disponíveis no Sisu e as seis restantes serão por meio do processo seletivo para egressos do Bacharelado Interdisciplinar (BI).

Mais informações estão disponíveis no site do curso de engenharia de petróleo da UFBA ou através do e-mail: [email protected].

Autorizações Eletrônicas de Viagens de menores

O período de férias escolares de 2023 registrou um aumento de 121% na emissão de Autorizações Eletrônicas de Viagens de menores (AEV) em comparação a 2022 na Bahia. O documento emitido virtualmente é necessário para menores de idade desacompanhados ou acompanhados por apenas um responsável em viagens aéreas nacionais ou internacionais. Enquanto os meses de julho e dezembro deste ano somaram 75 autorizações emitidas, o mesmo período do ano passado contou com 34 documentos. 

O processo de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem é realizado por meio da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), ambiente digital nacional para realização de atos notariais, onde os responsáveis deverão abrir uma solicitação pela área “cidadão” do site, preenchendo as informações necessárias. 

Com a solicitação completa o cidadão poderá escolher se prefere emitir o documento digital de forma presencial, em balcão de atendimento do cartório mais próximo do CEP de residência, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência. Para a emissão do ato por videoconferência, os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, emitido gratuitamente também pelos Cartórios de Notas.