Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/12/2023 06h28

Foto: Divulgação 

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo

O Brasil registrou 59.620 casamentos entre pessoas do mesmo sexo entre 2013 e 2021. Os dados são do Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH), sob gestão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O levantamento tem como base as estatísticas do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número indica aumento de 148,7% em nove anos, com 3,7 mil registros em 2013 e 9.202, em 2021. O maior aumento anual ocorreu entre 2017 e 2018 (61,7%).

Os 59.620 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, nesse período, correspondem a 0,6% do total de casamentos no país. A porcentagem passou de 0,4% em 2013 para 1% em 2021.

Entre as regiões brasileiras, a maior proporção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi na Sudeste (0,8%) e a menor, na Região Norte (0,3%).

Entre os estados, os maiores percentuais de casamentos homoafetivos foram registrados em Santa Catarina (1,1% do total de casamentos) e São Paulo (1%). Já as menores proporções foram do Acre, Maranhão, Rondônia e Tocantins (0,2% em cada).

No que se refere aos municípios brasileiros, em 2021, 738 municípios brasileiros registraram casamentos entre homens e 1.004, casamentos entre mulheres.

Projeto Borboletas

O Projeto Borboletas, que oferece atendimento psicológico gratuito em Salvador, fecha o ano de 2023 de forma especial, com o lançamento da iniciativa 'Borboletas ao Pôr do Sol', que visa levar as atividades de escuta para as praias da capital baiana. Nesta quinta-feira (28), a ação acontece no Porto da Barra, com cinco psicólogos atendendo a população.

Ao longo de 2023, o Projeto Borboletas realizou mais de 2 mil atendimentos gratuitos. A iniciativa realiza escutas gratuitas todos os sábados, das 8h às 13h, na Lagoa dos Pássaros, localizada no bairro do Stiep. As sessões são individuais, com um psicólogo por paciente, e têm duração de 20 a 40 minutos. Em média, 40 pessoas são atendidas durante a manhã, após triagem feita por assistentes sociais que também colaboram com o projeto.

As atividades de escutas no Porto da Barra são abertas ao público e contam com auxílio dos psicólogos Tony Lacerda, Isabella Guadalupe, Fernanda Gavazza, Neidjane e Luiza Rosário, além da presença do advogado Robson Santana Galvão, que realiza orientação jurídica para os atendidos.

Bolsas de pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) iniciou a antecipação do pagamento das bolsas de pós-graduação no país e dos programas de formação de professores da educação básica. Todos os depósitos serão feitos até sexta-feira (29). O prazo normal é o quinto dia útil de cada mês, que neste caso seria em 8 de janeiro.

Estão sendo atendidos com a antecipação todos os bolsistas no Brasil, que somam cerca de 180 mil estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e de programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica e Universidade Aberta do Brasil.

A Capes informou que, desde o início do ano, tem adotado várias medidas para melhorar as condições dos bolsistas ao reajustar os valores das bolsas, o que não ocorria há 10 anos, e ampliar o número de benefícios.

Estoque de sangue seguro

Com a chegada das festividades de Réveillon, a Fundação Hemoba intensifica suas ações para garantir um estoque de sangue seguro durante o período do Ano Novo. Neste momento, a Hemoba enfrenta um estoque crítico, principalmente para os tipos sanguíneos O+, O- A+, B+, B-, necessários para suprir a demanda das unidades hospitalares do estado, e tem realizado coletas externas, campanhas com grupos fidelizados e atendendo em horários diferenciados para reverter esse quadro. 

Além disso, nesta semana, as unidades da Hemoba no interior do Estado manterão seu funcionamento regular de terça a sexta-feira. Na capital, as unidades móveis estarão atendendo no Salvador Shopping e no Shopping da Bahia dia 29 de dezembro, das 8h às 17h, e no sábado (30) das 8h às 16h.

Para atender aos doadores que não podem comparecer ao hemocentro em horário convencional, algumas unidades realizarão o último 'Sabadão Solidário' do ano. Em Feira de Santana, o ponto de coleta estará aberto no próximo dia 30, das 8h às 13h. Na mesma data, o Hemocentro de Barreiras também estará de portas abertas, das 8h às 12h. Em Salvador, a sede da Fundação Hemoba, localizada na ladeira do Hospital Geral do Estado, realizará o 'Sabadão' das 7h30 às 13h.

Registro civil de transexuais e transgêneros

O Brasil fecha o ano de 2023 com a marca de 13 mil alterações de registro civil de transexuais e transgêneros nos últimos cinco anos. De acordo com a Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), neste ano, 3.908 pessoas se dirigiram ao cartório para solicitar a mudança de gênero ou nome até o dia 10 de dezembro.

Conforme os dados divulgados, os pedidos de alteração de nome começaram em 2018, quando o Supremo Tribunal Federa (STF) autorizou a medida. Naquele ano, houve 1.129 alterações de registro. Em 2019, foi registrado aumento para 1.848. Nos anos seguintes, os registros ficaram nos patamares de 1.283 (2020) e 1.863 (2021). As alterações passaram para 3.165 (2022) e 3.908 (2023).

Em relação aos pedidos de mudança de gênero, 2.169 foram do masculino para feminino e 1.512 do feminino para o masculino.

Mortes por dengue

Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online), revelam que foram 1.079 mortes pela doença até a quarta-feira (27).

Na série histórica divulgada pela pasta, também com base no Sinan, o maior número de óbitos no período de um ano completo ocorreu em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.

Questionado sobre o recorde, o Ministério da Saúde informou que, com a previsão de aumento de casos, cerca de 11,7 mil profissionais de saúde foram capacitados em 2023 para manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses, que são infecções causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.

10° edição da Virada Salvador

A Boca do Rio vai ser palco da 10° edição da Virada Salvador, que acontece desta quinta-feira (28) 1° de janeiro. O evento, que conta com mais de 100 horas de música e cerca de 100 atrações, terá quatro espaços para shows na Arena Daniela Mercury para a edição deste ano.

Haverá dois palcos para o público presente: o Palco Virada, com artistas nacionais, e o Palco Brisa Divas, com artistas locais de grande potência, além do Super Trio da Virada, que promete trazer o pagodão e o afoxé. O festival também contará com o espaço Escalada Eletrônica com mais de cinco horas de música eletrônica todos os dias. 

O Virada Salvador terá ainda atrações para garantir a diversão das crianças e dos adultos. Foram montadas a Roda Gigante com 36m de altura, o Tobogã com 34m x 6,5m e o brinquedo chamado de Viking. A Arena terá os portões abertos a partir das 15h.

Confira a grade de atrações do palco principal nos cinco dias de festival:
Quinta-feira (28)
Erik Land, Durval Lelys, Zé Vaqueiro, Anitta, Xand Avião, Nattan e Parangolé. 
Sexta-feira (29)
Olodum, Nadson, O Ferinha, BaianaSystem, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Alok e Léo Santana.
Sábado (30)
Ana Castela, Claudia Leitte, Vintage, Leonardo, Pabllo Vittar, João Gomes  e Xanddy Harmonia.
Domingo (31)
Lincoln Senna, Xamã, Bell Marques, Ivete Sangalo, Simone Mendes, Jorge & Mateus e Thiago Aquino.
Segunda-feira (1º./01)
Daniel Vieira, Família Gil, Daniela Mercury, Saulo, Tuca, Psirico e Timbalada.