Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

29/12/2023 06h29

Foto: Divulgação 

Queimas de fogos no Ano Novo

Salvador se prepara para a transição de 2023 para 2024 com queimas de fogos em 22 pontos da cidade. Somente na orla da Boca do Rio, palco do Festival Virada Salvador de 28 de dezembro a 1º de janeiro, serão três pontos de queima de fogos. Na Arena Daniela Mercury, onde ocorrerão os shows, está programada uma exibição diária de fogos, sempre a partir da meia-noite. O evento promete mais de 100 horas de música e mais de 100 atrações gratuitas.

Além dos três pontos na Boca do Rio, a Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), organizou a queima de fogos em diversas localidades, incluindo Barra, Rio Vermelho, Amaralina, Jardim de Alah, Patamares, Pernambués, Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Paripe, Ribeira, Boa Viagem, Santo Antônio Além do Carmo, Ilha de Paramana, Ilha de Maré (Praia de Santana e Itamoabo), Ilha de Bananeira, Ilha de Santana e Bom Jesus dos Passos.

CCR Metrô Bahia abre vaga

A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para agente de atendimento e orientação, com Ensino Médio completo, conhecimento intermediário em pacote Office e experiência em atendimento ao público.

A vaga afirmativa é exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD). As pessoas interessadas em se candidatar podem se inscrever gratuitamente até a próxima segunda-feira (1º), no site da concessionária.

As informações completas estão disponíveis na plataforma de seleção e o salário é compatível com o mercado e as pessoas selecionadas irão atuar em Salvador.

A CCR Metrô Bahia ressalta que todo o cadastro é feito apenas pelo site oficial e não autoriza nenhum colaborador a solicitar dados pessoais de candidatos.

Esquema especial de segurança

A Polícia Militar da Bahia preparou esquema especial de segurança para os cinco dias do Festival Virada Salvador, que acontece na Arena Daniela Mercury, no bairro da Boca do Rio, na capital baiana.

Mais de 600 agentes estarão escalados diariamente para atuar na Arena Daniela Mercury. Fora do local da festa, a mobilização gera 2.438 policiais militares, que estarão distribuídos em 369 patrulhas de tropas convencionais e especializadas.

O objetivo de reforçar o policiamento também fora do local das apresentações é manter a ordem pública na chegada e na saída do entorno da Arena, na praia da Boca do Rio, em estações rodoviárias, estações de metrô, terminais marítimos e pontos de ônibus.

Estão ativados ainda três portais de abordagem, com mais de 320 policiais da Academia de Polícia Militar (APM), distribuídos em turno de serviços das 14h às 5h.

Os portais de abordagem têm a finalidade de criar uma zona, na qual só é possível ingressar mediante abordagem policial militar; inibir a entrada de objetos proibidos; identificar e capturar pessoas com mandado de prisão em aberto ou em estado de flagrante delito; e promover a segurança para os cidadãos e policiais militares que participam do evento.

Além de detectores de metais, os portais de abordagem contam com câmeras de videomonitoramento, de reconhecimento facial e de contagem de público.

Entre os materiais proibidos, estão facas, garrafas de vidro, tesouras, punhais, canivetes, artefatos pirotécnicos, lâminas de barbear, martelos, agulhas e alicates.

Carteiras Nacional de Habilitação

O prazo para concluir o processo de retirada das Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) iniciado durante o período da pandemia provocada pelo coronavírus foi prorrogado. A medida foi concedida pelo ministro dos Transportes Renan Filho e publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

O novo prazo vale para todos que estão com o processo ativo até 31 de dezembro de 2023. A mudança vai beneficiar dois milhões de brasileiros, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Atualmente, os candidatos têm o prazo de doze meses para retirar a habilitação após o início do processo. Mas aqueles que iniciaram as aulas e exames durante a pandemia tiveram a extensão do prazo por mais de uma vez devido às dificuldades do período.

Tornozeleiras eletrônicas

A Bahia está entre os nove estados escolhidos pelo Governo Federal para receber novas aquisições de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de agressores de mulheres.

Conforme divulgado pelo Ministério das Mulheres, dos estados contemplados, quatro são da Região Nordeste (Bahia, Maranhão, Alagoas e Sergipe), três são da Região Norte (Acre, Amazonas e Tocantins), um é do Sudeste (São Paulo) e um do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul).

Da lista dos estados selecionados, a Bahia aparece em 5º lugar com o recurso de R$ 488.286,40. O Maranhão é o primeiro da relação com 200.000,00 de investimento.

Pé-de-Meia

O Ministério da Fazenda transferiu R$ 6,1 bilhões para o fundo que custeará a Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio público, apelidada de Pé-de-Meia. A autorização para o repasse do montante foi publicada no Diário Oficial da União, de quinta-feira (28).

A poupança do governo federal destinada a esses jovens está prevista na medida provisória nº 1.198, que, além de incentivar a permanência, com a redução da evasão escolar, pretende também aumentar a conclusão do ensino médio por mais jovens; democratizar o acesso deste público ao ensino médio; diminuir os efeitos das desigualdades sociais, raciais e de gênero na sociedade; contribuir para inclusão social pela educação; e estimular a mobilidade social.

O acesso dos estudantes ao benefício depositado na poupança é condicionado ao cumprimento, por parte do aluno, da frequência de, pelo menos, 80% das horas letivas; aprovação ao fim de cada ano; matrícula na série seguinte, quando for estudante do primeiro ou do segundo ano do ensino médio; participação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles matriculados na última série do ensino médio.